A ÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: ENSINANDO VALORES E DESENVOLVENDO A CIDADANIA

Autores

  • Nívia Rodrigues de Queiroz

Palavras-chave:

Ética, Escola, Cidadania

Resumo

A pesquisa aborda uma reflexão sobre a ética e sua importância no processo de formação do educador. A ética deve estar presente no processo de formação do educador, para que possa trazer para a prática pedagógica um ensino a favor da democracia e cidadania, desenvolvendo competências básicas que contribuíram para o seu crescimento pessoal e a formação de seus alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho foi feita uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. É desejável que a questão da ética seja mais destacada no espaço das escolas públicas, seja no dia a dia dos alunos, nas diversas disciplinas e também na formação continuada, nos cursos e especializações que as escolas oferecem para os seus professores, para que eles possam entender melhor sobre este tema e trazer ética para o seu fazer pedagógico, para a sua prática em sala de aula.

Referências

ARAÚJO, U.F. ; AQUINO, J. G. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal.São Paulo: Moderna, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Apresentação dos temas transversais - Ética. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. 3. ed. Brasília: MEC, 2001.

CUNHA, M. I. O bom professor e sua prática. 2 ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2003.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

CAYGILL, H. Dicionário de Kant. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KRAMER, S. Por entre as Pedras: armas e sonhos na escola. São Paulo: Ática, 1993.

PEGORARO, O. A ética é justiça. Petrópolis (RJ): Vozes, 1995.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul,2000.

RIOS, T. A. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2006.

RODRIGUES, M. F. A ética na relação professor-aluno.55f. Trabalho de Conclusão de Curso.Graduação em Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins. Arraias-TO, 2002.

VALLS, A. L. M. O que é a ética. São Paulo: Brasiliense, 2003.

VÁSQUEZ, A. S. Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1992.

THENDAT, E. Lições sobre ética. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

RODRIGUES DE QUEIROZ, Nívia. A ÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR: ENSINANDO VALORES E DESENVOLVENDO A CIDADANIA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 25–41, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13477. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos