TEORIAS DO CURRICULO E IDENTIDADE NEGRA SILENCIADA NAS PRÁTICAS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

  • Rosana Nobre de Souza

Palavras-chave:

Currículo escolar, Teoria crítica do currículo, Educação étnico-racial, Preconceito racial, Identidades negadas

Resumo

O presente artigo visa destacar a importância do currículo escolar e seu real poder de mudança nas ações escolares, trazendo como foco a identidade negra e o povo afro-brasileiro com sua cultura rica e cheia de desafios na busca de seu real espaço na sociedade, no país e nos ambientes escolares. O estudo fundamenta-se numa metodologia de pesquisa qualitativa, com o uso das fontes de procedimento: bibliográfico e documental. E mesmo com a lei 10.639/2003, ainda nos dias atuais é silenciada e tratada com descaso, apresentada apenas em um currículo turístico e sem mais aprofundamento, onde verifica-se a falta de conhecimento da maioria dos docentes, realçando assim o preconceito e racismo ainda mais nas escolas de ensino fundamental I. A falta de valorização e comprometimento de maior parte do corpo docente é clara e visível, mas há esperança de mudança e busca de novos caminhos que vise uma política de promoção da igualdade racial nas escolas.

Referências

ARAÚJO, J. R. 2010. A liga pela paz: cultura de paz, v. 3. Ribeirão Preto, SP: Inteligência Relacional.

BACKS, J. L. 2013. Os estudos Étnico-raciais e a ressignificação do currículo da educação básica. Minas Gerais: Contrapontos.

BARBOSA, A. M. 1998. Tópicos Utópicos. Belo Horizonte: Com Arte, 1998.

BRASIL. 1998. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF.

_____.2008. Currículo e diversidade. Brasília: MEC/SEF.

_____. 2005. Indagações sobre currículo. Brasília: MEC/SEF.

CICONELLO, A. 2007. O desafio de eliminar o racismo no Brasil: a nova institucionalidade no combate à desigualdade racial. São Paulo: Oxfam.

CURY, A. J. 2004. Nunca desista de seus sonhos. Rio de Janeiro: Sextante.

IDENTIDADE, Negra e racismo. s/d. Revista Nova Escola, São Paulo. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/consciencia-negra/africa-brasil/identidade negra.shtml>.

Acesso em: 20 abril 2015.

FOGAÇA, J. s/d. Currículo no contexto escolar. Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/orientacao-escolar/curriculo-no-context -escolar.htm>. Acesso em: 20 abril 2015.

MACHADO, M. C. 2007. Lei obriga ensino de história e cultura Afro. Brasília: Ministério da Educação.

MINAYO, M. C. S. (Org.). 2010. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

MOREIRA, A. F. B. (Org.). 1999. Currículo: políticas e práticas. Campinas: Papirus. LIMA, I. C. ROMÂO; J. (Org.). 1997. Negros e currículo. Florianópolis, n. 2, Núcleo de estudos Negros/NEN.

LIMA, I. C.; ROMÃO; J. SILVEIRA, S. M.(Org.). 1998. Os negros, os conteúdos escolares e a diversidade cultural II. Florianópolis, n. 4, Núcleo de estudos Negros/NEN. SANTIAGO, E. 2012. Raciocínio dedutivo. Infoescola. Disponível em:< http://antoniogarcianeto.wordpress.com/2012/10/29/raciocinio-indutivo-metodo-indutivo-ededutivo/ >. Acesso em: 04 jul. 2015.

SILVA, T. T. 2011. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

SILVA, F. D. 2013. Teoria curricular crítica. Infoescola. Disponível em: <http://www.infoescola.com/educacao/teorias-do-curriculo/>. Acesso dia: 20 abril 2015.

OLIVA, A. R. 2003. A História da África nos bancos escolares: representações e imprecisões na literatura didática. Estudos Afro-Asiáticos, Rio de Janeiro, v. 25, n. 3, 2003. Disponível

em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttex&pid=S0101-546X2003000300003>. Acesso em: 20 abril 2015.

Downloads

Publicado

2017-03-01

Como Citar

NOBRE DE SOUZA, Rosana. TEORIAS DO CURRICULO E IDENTIDADE NEGRA SILENCIADA NAS PRÁTICAS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 55–64, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13492. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos