TEORIAS DO CURRICULO E IDENTIDADE NEGRA SILENCIADA NAS PRÁTICAS ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Palavras-chave:
Currículo escolar, Teoria crítica do currículo, Educação étnico-racial, Preconceito racial, Identidades negadasResumo
O presente artigo visa destacar a importância do currículo escolar e seu real poder de mudança nas ações escolares, trazendo como foco a identidade negra e o povo afro-brasileiro com sua cultura rica e cheia de desafios na busca de seu real espaço na sociedade, no país e nos ambientes escolares. O estudo fundamenta-se numa metodologia de pesquisa qualitativa, com o uso das fontes de procedimento: bibliográfico e documental. E mesmo com a lei 10.639/2003, ainda nos dias atuais é silenciada e tratada com descaso, apresentada apenas em um currículo turístico e sem mais aprofundamento, onde verifica-se a falta de conhecimento da maioria dos docentes, realçando assim o preconceito e racismo ainda mais nas escolas de ensino fundamental I. A falta de valorização e comprometimento de maior parte do corpo docente é clara e visível, mas há esperança de mudança e busca de novos caminhos que vise uma política de promoção da igualdade racial nas escolas.
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