UMA ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE ARRAIAS – TO

Autores

  • Manoel Soares de Aragão

Palavras-chave:

Participação, Gestão, Formação

Resumo

Nas últimas décadas, estudiosos da educação e professores em geral têm se preocupado com os processos de gestão, haja vista a demanda dos serviços prestados à comunidade estudantil e local. Considerando tal importância do tema abordado nasce então um questionamento: qual o modelo de gestão adotado nas escolas estaduais aqui denominadas de JBC, SD e AAT e quais as práticas de liderança que nelas acontecem e que podem ser consideradas democráticas e autônomas? Essa questão foi pesquisada a partir dos objetivos: analisar o modelo de gestão adotado pelos gestores das escolas estaduais supracitadas; identificar como se dá o processo de escolha dos gestores; verificar se há mecanismos de participação tais como Grêmio Estudantil, associações e como estes contribuem para uma gestão escolar democrática. A pesquisa tem um enfoque qualitativo, descritivo e analítico. Assim foram tratados conceitos de gestão democrática na escola pública, o tema da formação de gestores escolares no estado do Tocantins através de programas de formação, a gestão escolar, a partir da legislação e os resultados mais relevantes os quais apontam uma gestão ainda autoritária, com escolha dos gestores através de indicação, pouca participação da família e da comunidade.

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

SOARES DE ARAGÃO, Manoel. UMA ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE ARRAIAS – TO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 117–132, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13493. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos