UMA ANÁLISE DO MODELO DE GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA DE ARRAIAS – TO
Palavras-chave:
Participação, Gestão, FormaçãoResumo
Nas últimas décadas, estudiosos da educação e professores em geral têm se preocupado com os processos de gestão, haja vista a demanda dos serviços prestados à comunidade estudantil e local. Considerando tal importância do tema abordado nasce então um questionamento: qual o modelo de gestão adotado nas escolas estaduais aqui denominadas de JBC, SD e AAT e quais as práticas de liderança que nelas acontecem e que podem ser consideradas democráticas e autônomas? Essa questão foi pesquisada a partir dos objetivos: analisar o modelo de gestão adotado pelos gestores das escolas estaduais supracitadas; identificar como se dá o processo de escolha dos gestores; verificar se há mecanismos de participação tais como Grêmio Estudantil, associações e como estes contribuem para uma gestão escolar democrática. A pesquisa tem um enfoque qualitativo, descritivo e analítico. Assim foram tratados conceitos de gestão democrática na escola pública, o tema da formação de gestores escolares no estado do Tocantins através de programas de formação, a gestão escolar, a partir da legislação e os resultados mais relevantes os quais apontam uma gestão ainda autoritária, com escolha dos gestores através de indicação, pouca participação da família e da comunidade.
Referências
BASTOS, J. B. (org.). 2002. Gestão democrática. Rio de Janeiro: DP&A: SEPE.
BRASIL. 2002. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas.
______. 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Ministério da Educação.
DAVIS, C. (org.). 2002. Gestão da Escola: desafios a enfrentar. Rio de Janeiro: DP&A.
FERREIRA, N. S. C. 2003. A gestão da educação na sociedade mundializada: por uma nova cidadania. Rio de Janeiro: DP&A.
HORA, D. Leal. 2002. Gestão Democrática da Escola. Campinas: São Paulo, Papiros.
LIBÂNEO, J. C. 2001. Organização e Gestão da Escola. Teoria e Prática. Goiânia, Alternativa.
LÜCK, E. 2006. A Gestão Participativa na Escola. Petrópolis, RJ: Vozes.
PARO, V. H. 2002. Gestão Democrática da Escola Pública. São Paulo, Ática.
_________ . 2003. Eleição de Diretores: a escola pública experimenta a democracia. São Paulo: Xamã.
VASCONCELLOS, C. S. 2000. Planejamento: Projeto de Ensino-Aprendizagem e Projeto Político-Pedagógico - elementos metodológicos para elaboração e realização. 7 ed. São Paulo: Libertad.