PESQUISAS EM SEXUALIDADE INFANTIL E AS TENDÊNCIAS DO MÉTODO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Claudionor Renato da Silva
  • Ana Claudia Bortolozzi Maia

Palavras-chave:

Método, Sexualidade infantil, Pesquisa educacional

Resumo

A questão do método nas pesquisas educacionais é tema recorrente, embora não haja um movimento nacional ou um destaque de debates em eventos científicos, como nos aponta Marli André. Algumas poucas obras dão destaque à temática. Preocupados com esta problemática e tendo em vista a fragilidade de muitos trabalhos científicos em relação à metodologia, seja nos trabalhos de conclusão de cursos na graduação, nas monografias de especialização e , principalmente, nas dissertações e teses, o presente artigo coloca a discussão sobre o método e os instrumentos de coleta e análise de dados aos estudantes e pesquisadores na área da educação e da educação sexual, postulando que o rigor do método configura um trabalho científico que atende à especificidade da produção de conhecimento na academia. Espera-se que o artigo contribua para reflexões amplas, da iniciação científica à pesquisa de doutorado e pós-doutorado destacando a necessária e emergente atenção à metodologia da pesquisa científica em educação, em educação sexual.

Referências

ANDRADE, E. B. F. 2012. O professor na educação infantil: concepções e desenvolvimento profissional no ensino da arte. 2012. Araraquara, SP. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP/FCLar, 214p.

ANDRÉ, M. 2001. Pesquisa em educação: buscando rigor e qualidade. Cadernos de Pesquisa, n.º 113, jul., p. 51-64.

BECK, D. Q. 2012. Com que roupa eu vou? Embelezamento e consumo na composição dos uniformes escolares infantis. 2012. Porto Alegre, RS. Tese de Doutorado. Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul - UFRGS, 280p.

BITTENCOURT, R. M. S. 2012. Meninos e meninas: uma análise do menino maluquinho, o filme, sob o olhar do gênero. 2012. Criciúma, SC. Dissertação de Mestrado. Universidade Do

Extremo Sul Catarinense – UNESC, 149p.

CHARMAZ, K. 2009. A construção da teoria fundamentada. Guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed.

CAMPOS, M. I. 2010. Memórias de infância de professoras da educação infantil: gênero e sexualidade. 2010. Dourados. 3f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Grande

Dourados. UFGD, 123p.

CARVALHAR, D. L. 2009. Relações de gênero no currículo da educação infantil: a produção das identidades de princesas, heróis e sapos. 2009. Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado.

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 170p.

CASAROTTI, M. H. B. 2009. Sexualidade na educação infantil: impasses dos professores diante das questões das crianças. Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 143p.

CHAVES, G.B. 2010. A educação sexual e seus avessos. Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, 156p.

ESTEBAN, M. P. S. 2010. Pesquisa qualitativa em educação. Fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH.

FEITOSA, A. G. S. 2011. A infância abrigada: impressões das crianças na Casa Abrigo. 2011. Porto Alegre. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFMG, 158p.

FIGUEIRÓ, M.N.D. 2010. Educação Sexual. Retomando uma proposta, um desafio. 3ª ed. Londrina: EDUEL.

FONSECA, C. 1999. Quando cada caso não é um caso: pesquisa etnográfica e educação. Revista Brasileira de Educação, n.10, p.58-78, jan-abr.

FREITAS, S.M. 2002. História Oral: possibilidades e procedimentos. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP: Imprensa Oficial do Estado.

GAGLIOTTO, G. M. 2009. A educação sexual na escola e a pedagogia da infância: matrizes institucionais, disposições culturais, potencialidades e perspectivas emancipatórias. Campinas.

Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, 157p.

GATTI, B. ANDRÉ, M.A.M.D. 2010. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, W. PFAFF, N. (orgs.). Metodologias da Pesquisa

Qualitativa em Educação. Teoria e prática. Petrópolis: Vozes, p. 29-38.

GHEDIN, E. FRANCO, M. A. S. 2011. Questões de método na construção da pesquisa em educação. 2ª. ed. São Paulo: Cortez.

GREEN, J. et al. 2005. A etnografia como lógica de investigação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n.42, p.13-79, dez.

KAUARK, F. MANHÃES, F.C. MEDEIROS, C.H. 2010. Metodologia da Pesquisa: guia prático. Itabuna, BA: Via Litterarum.

LAPERRIÈRE, A. 2008. A teorização enraizada (grounded theory): procedimento analítico e comparação com outras abordagens similares. In: POUPART, Jean et al. A pesquisa qualitativa. Enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, p.353-385.

LÖSER, N. M. 2009. Crianças na tela: formas de abuso da infância no cinema nacional contemporâneo. 2009. Itajaí, SC. Dissertação de Mestrado. Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI, 105p.

LÜDKE, M. ANDRÉ, M.E.D.A. 1986. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.

LUNA, S. V. 2009. Planejamento de pesquisa. Uma introdução. São Paulo: EDUC. MARCONI, M.A. LAKATOS, E.M. 2003. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas.

MILLER, J. La experiencia de lo real en la cura psicoanalítica. 2003. Buenos Aires: Paidós.

NUNES, M. R. 2009. Pedofilização e mercado: o corpo-produto de crianças e adolescentes na era de direitos no Brasil. 2009. Porto Alegre. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal

do Rio Grande do Sul – UFRGS, 151p.

PINHEIRO, G. S. 2011. Psicanálise e Educação: da sustentação do enigma à construção do saber. 2011. Juiz de Fora, MG. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, 125f.

PORTUGAL, F. T. 2008. A pesquisa-intervenção e o diálogo com os agentes sociais In Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Lucia Rabelo de Castro, Vera Lucia Besset (org.). Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ.

PROUT, A. 2010. Participação, políticas e as condições da infância em mudança. In: MÜLLER, F. (org.). Infância em perspectiva: políticas, pesquisa e instituições. São Paulo: Cortês.

REBOLHO, A. C. F. 2011. Se essa rua fosse minha: concepções de gestores e professores de instituições escolares estaduais que convivem com a exploração sexual de menores. 2011. Ribeirão Preto (SP). Dissertação de Mestrado. Centro Universitário Moura Lacerda - CUML,195p.

SANTIAGO, A. L. 2008. O mal-estar na educação e a Conversação como metodologia de pesquisa-intervenção em Psicanálise e Educação In: Pesquisa-intervenção na infância e juventude. Lucia Rabelo de Castro, Vera Lucia Besset (org.). Rio de Janeiro: Trarepa/FAPERJ, p. 113-131.

SILVA, C.R. 2015. Proposta teórico-interpretativa em sexualidade infantil: contribuições à educação sexual a partir da Grounded Theory. 2015. Araraquara, SP. Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP/FCLar, 345f.

SILVA, C.R. MAIA, A.C.B. 2013. Estudo bibliográfico sobre método de pesquisa em sexualidade infantil nos programas de pós-graduação em educação. In. III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SEXUAL - Corpos, identidade de gênero e heteronormatividade No Espaço Educativo, Maringá, PR, 2013. Anais. Maringá, PR. P. 1-10.

SILVEIRA, J. M. 2010. Manifestações da sexualidade da criança na educação infantil: estranhamentos e desafios. Goiânia. Dissertação de Mestrado. Universidade Católica de Goiás - UCG, 149p.

STOLFI, P. F. 2009. Concepções de professores sobre agressão e violência em crianças no inicio da escolarização. Araraquara (SP). Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP/FCLar, 88p.

TAVARES, E. C. C. 2009. Gênero e sexualidade na Literatura Infantil: mapeando resistências. Curitiba. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Paraná – UFPA, 143p.

TAROZZI, M. 2011. O que é a Grounded Theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis, RJ: Vozes.

VOLLET, M. R. 2012. O saber e o não revelar da violência sexual doméstica infantil na dinâmica do profissional escolar. Araraquara (SP). Tese de Doutorado. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara – UNESP/FCLar, 160p.

WELLER, W. PFAFF, N. (orgs.). 2010. Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. Teoria e prática. Petrópolis: Vozes.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

SILVA, Claudionor Renato da; BORTOLOZZI MAIA, Ana Claudia. PESQUISAS EM SEXUALIDADE INFANTIL E AS TENDÊNCIAS DO MÉTODO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 48–66, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13512. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)