FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Viviane Drumond

Palavras-chave:

Educação Infantil, Formação de Professores(as), Estágio

Resumo

Este artigo discute a formação de professores(as) de Educação Infantil no curso de Pedagogia. O estudo elegeu o estágio como campo de pesquisa e evidenciou a importância deste na formação de professores(as), como espaço de produção de conhecimentos e saberes pedagógicos. A obrigatoriedade do estágio na Educação Infantil, com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, destacou a necessidade da construção de referências para fundamentar a docência com crianças pequenas. O trabalho com os estágios na Educação Infantil mostra a importância da construção de uma pedagogia centrada na criança e nos convida a uma revisão da formação de professores (as) de crianças de 0 a 5 anos. O estudo aborda os saberes e os fazeres nas creches e préescolas e aprofunda e destaca a especificidade da docência com crianças pequenas, à medida que guarda distanciamentos com relação ao ensino escolar. As crianças são compreendidas a partir do olhar das ciências sociais, vistas como atores sociais, como protagonistas do próprio processo de formação. Destaca a observação como principal ferramenta metodológica, pois permitiu aos(às) estagiários(as) conhecer mais sobre as crianças, descrever e analisar as práticas educativas observadas no cotidiano das creches e das pré-escolas. Para o registro das observações, foi utilizado o caderno de campo. As análises evidenciam as lacunas presentes no curso de Pedagogia e permitem propor outras referências teórico-metodológicas para a formação de professores (as) de crianças pequenas. 

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

DRUMOND, Viviane. FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 52–69, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13507. Acesso em: 22 dez. 2024.