FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Educação Infantil, Formação de Professores(as), EstágioResumo
Este artigo discute a formação de professores(as) de Educação Infantil no curso de Pedagogia. O estudo elegeu o estágio como campo de pesquisa e evidenciou a importância deste na formação de professores(as), como espaço de produção de conhecimentos e saberes pedagógicos. A obrigatoriedade do estágio na Educação Infantil, com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Pedagogia, destacou a necessidade da construção de referências para fundamentar a docência com crianças pequenas. O trabalho com os estágios na Educação Infantil mostra a importância da construção de uma pedagogia centrada na criança e nos convida a uma revisão da formação de professores (as) de crianças de 0 a 5 anos. O estudo aborda os saberes e os fazeres nas creches e préescolas e aprofunda e destaca a especificidade da docência com crianças pequenas, à medida que guarda distanciamentos com relação ao ensino escolar. As crianças são compreendidas a partir do olhar das ciências sociais, vistas como atores sociais, como protagonistas do próprio processo de formação. Destaca a observação como principal ferramenta metodológica, pois permitiu aos(às) estagiários(as) conhecer mais sobre as crianças, descrever e analisar as práticas educativas observadas no cotidiano das creches e das pré-escolas. Para o registro das observações, foi utilizado o caderno de campo. As análises evidenciam as lacunas presentes no curso de Pedagogia e permitem propor outras referências teórico-metodológicas para a formação de professores (as) de crianças pequenas.
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