A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ETAPA AO AMPLO DESENVOLVIMENTO GLOBAL

Autores

  • Thaís Estrella Scherer

Palavras-chave:

Educação Infantil, Desenvolvimento Global, Formação

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância de um ambiente favorável ao crescimento e desenvolvimento global e pleno da criança. Como objetivos específicos o trabalho pretende: Reconhecer a Educação Infantil como ponto de partida essencial ao desenvolvimento global da criança; Considerar que a pré-escola vai além do cuidar, mas inserir o aluno em atividades espontâneas, para evoluir de forma livre e satisfatória; Pensar o ambiente como espaço educativo especializado que favorecerá seu futuro escolar. Pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, levantamento teórico visando à formação essencial ao futuro escolar, considerando saberes e experiências para subsidiar a pesquisa guiando processos de formação humana. 

Referências

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. A questão do Eu e do Outro na psicogenética walloniana. Estudos de Psicologia, Campinas, outubro-dezembro, 2014.

ANSARI, Daniel. Entender o cérebro para ensinar melhor. Revista Pedagógica Pátio. Porto Alegre: Artmed, ano XVI, nº 61, p.18-21, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, Brasília, 1996.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei Federal 8069/90.

BOCK, Ana Mercês Bahia, GONÇALVES, Maria da Graça Marchinaet al. (Orgs.). A dimensão subjetiva da realidade: uma leitura sócio-histórica. São Paulo: Cortez, 1989a.

BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca dos fundamentos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação musical: bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

DAVIS, Claudia. OLIVEIRA, Zilma. Psicologia na educação. São Paulo: Cortez, 1993.

FREINET, Célestin. A educação pelo trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998. Publicada originalmente em 1947.

FREIRE, Paulo. Medo e ousadia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2008.

GARDNER, Howard. A Criança Pré-Escolar: Como pensa e como a escola pode ensiná-la. Porto Alegre: Artmed, 1994, 258p.

GOERGEN, Pedro. Educação Moral Hoje: cenários perspectivas e perplexidades. Educação e Sociedade. Campinas, vol.28, outubro. 2001

GUARÁ, Isa Maria Rosa. É imprescindível educar integralmente. In: CENPEC. Educação integral. São Paulo, 2006. p. 15-24. (Cadernos Cenpec, n. 2).

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, Sônia. Com a pré-escola nas mãos. São Paulo: Ática, 2000.

KLIEMANN, Marciana Pelin; DAMKE, Anderléia Sotoriva; GONÇALVES, Josiane Peres; SZYMANSKY, Maria Lígia. Desenvolvimento do juízo moral em criança de 3 a 10 anos através da interação com o grupo escolar. In: VIII Congresso Nacional de Educação. 2008. Disponível em: < http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/877_737.pdf>. Acesso em: 01 mai. 2021.

LA TAILLE, Yves. Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992.

LEME, Maria Isabel da Silva. Moral e ética: dimensão intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed: 2006.

LIMA, Elvira de Souza. Como a criança pequena se desenvolve. São Paulo: Sobradinho, 2001.

MELLO, Suely Amaral de. A escola de Vygotsky. In CARRARA, Kester. Introdução à Psicologia da Educação. São Paulo: Avercamp, 2004.

MONTESSORI, Maria. Mente Absorvente. Rio de Janeiro: Nórdica, 1987, 316 p.

MOREIRA, Wagner Wey. (Org.). Corpo presente. Campinas: Papirus, 1995.

NETO, Elydio dos Santos. SILVA, Marta Regina Paulo da. Quebrando as armadilhas da adultez: o papel da infância na formação das educadoras e educadores. UMESP:2007. p.1.

PIAGET, Jean; INHELDER, Bärbel. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

PIAGET, Jean. Seis estudos de Piaget. Tradução: Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. Tradução de Elzon Lenardon. São Paulo: Summus, 1994.

SAITO, Heloisa Toshie Irie. História, Filosofia e Educação: Friedrich Froebel. 2004. 100f Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2004.

SILVA, Eurides Brito. A educação básica Pós-LDB. São Paulo: Guazeeli, 1999.

VYGOTSKI, Lev Semionovitch. A formação social da mente. 4ª. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. 5ª ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. 2 ed. Lisboa: Edições 70, 1995.

Downloads

Publicado

2024-09-22

Como Citar

ESTRELLA SCHERER, Thaís. A EDUCAÇÃO INFANTIL COMO ETAPA AO AMPLO DESENVOLVIMENTO GLOBAL . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 8, n. 1, 2024. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/19655. Acesso em: 23 nov. 2024.