Participação e protagonismo Infantil em um bloco de carnaval de rua na cidade de Belo Horizonte

Autores

  • João Paulo Mariano Domingues Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lucas Ramos Martins

Palavras-chave:

Participação Infantil; Protagonismo infantil; Movimento sociais e infância; Carnaval e infância

Resumo

O objetivo deste artigo é colocar em evidência a participação de crianças e suas infâncias em um bloco de carnaval de rua da cidade de Belo Horizonte. Buscamos explorar como a participação das crianças produz saberes e conhecimentos que deslocam as ações e concepções de outras gerações. Este tema se apresenta como desdobramento de uma pesquisa de mestrado acadêmico intitulada “Insurgências juvenis no carnaval de rua em Belo Horizonte: o bloco Seu Vizinho e a luta pela afirmação do território”. Nessa pesquisa, a partir do plano metodológico de abordagem qualitativa, utilizou-se para coleta de dados a observação participante durante doze meses e a realização de entrevistas com seis jovens idealizadores e organizadores da ação. A partir deste processo de imersão no campo de pesquisa, foi possível identificar a importância da participação das crianças nesta ação coletiva e a necessidade de ampliar as discussões sobre esta temática. A partir das práticas no Seu Vizinho e os olhares sobre a infância, é possível dizer que as crianças não são meras receptoras de informações vindas dos adultos, pelo contrário, se apropriam das informações acumuladas a partir das experiências vividas com seus pares e adultos de forma a atenderem seus próprios interesses.

Biografia do Autor

João Paulo Mariano Domingues, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901 Lattes: http://lattes.cnpq.br/1844671729704598. E-mail: marianodomingues@gmail.com

Lucas Ramos Martins

Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutorando em Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Av. Pres. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG, 31270-901 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6420154461622584. E-mail: lucasramosmartins@yahoo.com.br

Referências

ARROYO, Miguel G. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis, Rio de Janeiro, editora Vozes, 2012.

BRASIL. Lei 8069/1990 Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Senado Federal: Coordenação de Edições Técnicas, 1990. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1990/lei-8069-13-julho-1990-372211-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso. 4 de abril de 2022.

CORSARO, W. Sociologia da infância. Trad. L. G. R. Reis. Porto Alegre: Artmed, 2011

DIAS, Paola Lisboa Codo. Sob a lente do espaço vivido: a apropriação das ruas pelos blocos de carnaval na Belo Horizonte contemporânea. Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Escola de Arquitetura, 2015.

FREITAS, Fábio Accardo de. Educação infantil popular: possibilidades a partir da Ciranda Infantil do MST. 2015. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2015.

GIDDENS, A. A constituição da sociedade; tradução Álvaro Cabral. – 3ª.ed.- São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

GOUVEA, M. C. S. ; CARVALHO, Levindo Diniz ; FREITAS, F. A. ; BIZZOTTO, L. M. . O protagonismo infantil no interior de movimentos sociais contemporâneos no Brasil. Sociedad e Infancias, v. 3, p. 21-63, 2019.

GOUVEA, M. C. S. ; CARVALHO, Levindo Diniz ; SILVA, Isabel. O. E. . Movimentos sociais, participação infantil e direitos da criança no Brasil. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 47, p. 1-18, 2021.

HUTCHBY, I., MORAN-ELLIS, J. Children and Social Competence: arenas of action. London: Falmer Press, 1998.

JAMES, Allison; PROUT, Alan. Constructing and reconstructing childhood. London: Routledge, 2015.

LIEBEL, Manfred (org.). Children’s Rights from Below: cross-cultural perspectives. London; New York: Palgrave Macmillan, 2012.

NOGUERA, RENATO. denúncias e pronúncias: estudos afroperspectivistas sobre infâncias e educação das relações étnico-raciais. CHILDHOOD & PHILOSPHY, v. 16, p. 01-22, 2020.

ROSEMBERG, F; MARIANO, C. L. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. Caderno de Pesquisa. São Paulo, v .40, n. 141, p. 693-728, set./dez. 2010.

ROSSETO, Edna R. A. A organização do trabalho pedagógico nas cirandas infantis do MST: lutar e brincar faz parte da escola de vida dos Sem Terrinha. 2016. 270 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016.

TOURAINE, A. Em Defesa da Sociologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1976.

ZIBECHI, Raul. Descolonizar el pensamiento crítico y las prácticas emancipatorias, Bajo Tierra Ediciones, Quimantú y Zambra-Baladre, 2014; Desdeabajo, Quimantú, 2015.

ZIBECHI, Raul. Territórios em resistência: cartogarfia política das periferias urbanas latino-americanas, Lavaca, Buenos Aires, 2008 y Zambra-Baladre, Málaga, 2012.

ZIBECHI. Raul. Movimientos sociales en América Latina. El mundo otro en movimiento, Desdeabajo, Bogotá, 2017.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

DOMINGUES, João Paulo Mariano; MARTINS, Lucas Ramos. Participação e protagonismo Infantil em um bloco de carnaval de rua na cidade de Belo Horizonte. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 81–96, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14790. Acesso em: 22 nov. 2024.