ESTUDOS COM BEBÊS EM QUATRO FRENTES: PROPOSTAS DE PESQUISA PARA O NORTE DO BRASIL

Autores

  • Claudionor Renato da Silva

Palavras-chave:

Estudos com bebês, Pesquisa, Região Norte do Brasil

Resumo

Estudos com bebês assumem na atualidade um interesse de muitos especialistas da área educacional, sobretudo com os avanços alcançados com as neurociências. Pensando sobre o salto quantitativo das pesquisas sobre o tema no campo da educação, particularmente, a pedagogia, o GEPGSEX organizou uma linha de estudos sobre infância e criança para focar estudos com bebês no contexto do norte do Brasil. São apresentadas quatro propostas de pesquisa envolvendo os bebês e três motivações a docentes-pesquisadores e discentes-pesquisadores para elevação do quantitativo de pesquisas com bebês aqui no norte: motivações políticas e de militância, assegurando os direitos da criança; motivações visando a produção de conhecimento e motivações para transformação da realidade com foco em uma educação de bebês com qualidade de atendimento e profissionalidade multidisciplinar.

Referências

ASCHCROFT, B.; GRIFFTHS, G.; TIFFIN, H. 1989. The empire writes back: Theory and practice in post-colonial literatures. London: New Fetter Lane.

BHABHA, H.K. 1998. O local da cultura. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG.

CATANI, A.M. 2011. As possibilidades analíticas da noção de campo social. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32,, n. 114, p. 189-202, jan,-mar.

MATA, I. Estudos pós-colonias: desconstruindo genealogias eurocêntricas, Civitas, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 27-42, jan./abr., 2014.

QUIJANO. A. 2005. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: CLACSO – Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. A Colonialidade do saber: eurocentrismo e

ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires, Argentina: CLACSO, p. 117- 142.

RODRIGUES, A.S.C. 2016. Afetividade e berçário: espaço pedagógico na formação da criança na educação infantil. 52f. Monografia. Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias.

SANTOS. B.S. 2004. Do pós-moderno ao pós-colonial. E para além de um e outro. In: VII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 16 a 18 de setembro, Coimbra, Portugal.

___________ . 2011. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. (Volume 1). 8ª ed. São Paulo: Cortez.

SILVA, V.B. 2016. A organização do espaço e mobílias no processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil no Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Lucília (CEMEI) em Arraias – TO. 36f. Monografia. Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias.

STAMBAK, M. et al. (orgs.). 2011. Os bebês entre eles. Campinas, SP: Autores Associados. Campinas.

TAVARES, C.B. 2016. A música e o desenvolvimento da linguagem na aprendizagem de bebês: um estudo no espaço escolar e familiar. 30f. Monografia. Curso de Pedagogia. Universidade Federal do Tocantins, Arraias.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

SILVA, Claudionor Renato da. ESTUDOS COM BEBÊS EM QUATRO FRENTES: PROPOSTAS DE PESQUISA PARA O NORTE DO BRASIL. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 119–138, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13504. Acesso em: 28 abr. 2024.