A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL
Palavras-chave:
Educação Infantil, Corporeidade, Infantil, Cultura escolarResumo
Este trabalho é resultante de pesquisa de Doutorado realizada na UNESP/Araraquara. O recorte que se apresenta aqui tem por objetivos problematizar a construção da motricidade e da corporeidade de crianças que frequentam a Educação Infantil e refletir sobre a influência que a cultura escolar, exerce em tal processo à luz das novas orientações legais que lteram a duração do ensino fundamental de oito para nove anos transformando o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Os dados corespondentes ao referido recorte da pesquisa foram coletados por aplicações de entrevistas semiestruturadas e derivaram da participação de duas professoras da Educação Infantil, uma da ‘Quarta Etapa’ e a outra da ‘Quinta Etapa’ (últimas etapas da Educação Infantil no Município). Acredita-se aqui, que os padrões dos espaços e dos tempos escolares podem afirmar ou negar saberes e culturas e estimular ou restringir as diferentes formas de linguagens, expressividades, habilidades motoras e interações das quais o corpo humano é dotado. Observou-se que a cultura escolar identificada no primeiro nível da Educação Básica serve de instrumento para a construção de uma corporeidade infantil voltada para a submissão e para a passividade. Com as mudanças decorrentes do ensino fundamental de nove anos, esse contexto ritualístico é cobrado antecipadamente. Considera-se aqui que o respeito pela infância e por uma corporeidade infantil construída em bases como a imaginação, a arte e a ludicidade é imperativo para podermos compreender melhor nossas crianças e sermos compatíveis com o esperado em nosso tempo histórico e nossa sociedade.
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