A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Suselaine Aparecida Zaniolo Mascioli

Palavras-chave:

Educação Infantil, Corporeidade, Infantil, Cultura escolar

Resumo

Este trabalho é resultante de pesquisa de Doutorado realizada na UNESP/Araraquara. O recorte que se apresenta aqui tem por objetivos problematizar a construção da motricidade e da corporeidade de crianças que frequentam a Educação Infantil e refletir sobre a influência que a cultura escolar, exerce em tal processo à luz das novas orientações legais que  lteram a duração do ensino fundamental de oito para nove anos transformando o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental. Os dados corespondentes ao referido recorte da pesquisa foram coletados por aplicações de entrevistas semiestruturadas e derivaram da participação de duas professoras da Educação Infantil, uma da ‘Quarta Etapa’ e a outra da ‘Quinta Etapa’ (últimas etapas da Educação Infantil no Município). Acredita-se aqui, que os padrões dos espaços e dos tempos escolares podem afirmar ou negar saberes e culturas e estimular ou restringir as diferentes formas de linguagens, expressividades, habilidades motoras e interações das quais o corpo humano é dotado. Observou-se que a cultura escolar identificada no primeiro nível da Educação Básica serve de instrumento para a construção de uma corporeidade infantil voltada para a submissão e para a passividade. Com as mudanças decorrentes do ensino fundamental de nove anos, esse contexto ritualístico é cobrado antecipadamente. Considera-se aqui que o respeito pela infância e por uma corporeidade infantil construída em bases como a imaginação, a arte e a ludicidade é imperativo para podermos compreender melhor nossas crianças e sermos compatíveis com o esperado em nosso tempo histórico e nossa sociedade. 

Referências

ALBERTO, Á. A. D. Concepção de Educação Física dos professores do Ensino público de Macapá. Fiep Bulletin, v. 75, p. 107, Edição Especial, 2005.

ANGELI, E. N. A sistematização dos conteúdos nas aulas de Educação Física Escolar: a teoria na prática.In: 7º Encontro Fluminense de Educação Física Escolar, Niterói. Agosto,2003.

AZANHA, J. M. Cultura escolar brasileira: um programa de pesquisa. Educação: Temas polêmicos, São Paulo, Martins Fontes, p. 67-78, 1995.

BOTO, C. A. Civilização escolar como projeto político e pedagógico da modernidade: cultura em classes, por escrito. In: LAUAND, J. (Org.). Filosofia e Educação: Estudos 1. São Paulo:

Factash Editora, 2007, p.19-41.

__________. A educação escolar como direito humano de três gerações: identidades e universalismos. Revista Educação e Sociologia, Campinas, v. 26,nº 92, 2005.

__________. O desencantamento da criança: entre a Renascença e o Século das Luzes. In: FREITAS, M. C.; KUHLMANN JÚNIOR. (orgs.).Os intelectuais na história da infância. SP: Cortez, 2002, p. 11- 60.

CANDAU, V. M. Cotidiano escolar e Cultura(s): encontro e desencontros. In: CANDAU, V. M.(org.). Reinventar a Escola. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 61 - 78.

DARIDO, S. C. Ação pedagógica do professor de Educação Física: estudo de um tipo de formação profissional científica. (Tese de Doutorado). São Paulo: Instituto de Psicologia da

Universidade de São Paulo, 1996.

DEMO, P. Escola: instrução ou formação. Revista de educação ANEC – Associação Nacional de Educação Católica do Brasil, Brasília, nº 149, ano 37, out/dez.,p. 33– 51,2008.

DORNELES, C. I. R. O ensino da Educação Física: uma questão teórica e prática no ensino fundamental – um estudo de caso. Revista Kinein, v. 1. n.º 1, 2000.

FARIA FILHO, L. M. ; VIDAL, D. G. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Campinas, SP, n. 14, p. 20-34, maio/jun./jul./ago. 2000.

Downloads

Publicado

2017-09-15

Como Citar

ZANIOLO MASCIOLI, Suselaine Aparecida. A CONSTRUÇÃO DA CORPOREIDADE DE CRIANÇAS QUE FREQUENTAM A EDUCAÇÃO INFANTIL. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 64–76, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13480. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos