Atendimento Educacional Especializado: Apontamentos de pesquisa a partir da análise dos trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2019-2021)
DOI:
https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202310Palavras-chave:
AEE. ANPEd. Educação inclusiva. Docente. Políticas públicas.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo discutir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir da análise dos textos apresentados no Grupo de Trabalho- (GT) em Educação Especial nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e e Pesquisa em Educação- (ANPEd) em 2019 e 2021. Do escopo inicial dos 56 trabalhos apresentados, sete foram selecionados para fins deste artigo. Para a interlocução com essas produções, valemo-nos de referencial teóricoembasado em Sawaia (2001), Wanderley (2001), Rodrigues (2017) e Goffman (1988). Os resultados nos permitiram verificar uma concordância quanto à importância da legislação bem como da discussão acadêmica nas últimasdécadas para a construção de políticas públicas que garantissem a efetivação do direito à Educação mediante o AEE. Concluiu-setambém que embora o papel desempenhado pelo docente no funcionamento das salas de AEE seja fundamental, ele não pode ser o único responsávelpor essa tarefa.
Referências
AZEVEDO, Tereza Hortência da Silva; NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz; LOPES. Jusila Batista da Cruz. Ensino colaborativo, inclusão escolar e práxis: a perspectiva das produções científicas. REUNIÃO NACIONAL ANPED. 39. 2019. Niterói. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 1-3p.
BRANDSTATTER, Renata Montrezol. Avaliação de elegibilidade de Educação Especial no município de Franco da Rocha. REUNIÃO NACIONAL ANPED. 39. 2019. Niterói. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 1-3p.
BRASIL. Decreto Nº 7611 de 17 de Novembro de 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> acesso em 03 de dez. de 2022.
DINIZ, Débora. O que é deficiência. São Paulo: Brasiliense, 2007.
DOMINGOS, Cícero Meireles Florêncio da Silva; ARAÚJO, Clarissa Martins. Ainterface entre Educação do Campo e Educação inclusiva em escolas do município de Cruraru-PE: significados que emergem das salas de recurso multifuncionais. REUNIÃO NACIONAL ANPED 40. 2021. Belém. Pará: Universidade Federal do Pará. 1-5p.
FREITAS, Cláudio Rodrigues de Freitas; PEREIRA, Renata da Rosa. Trabalho Colaborativo: um outro (con)viver na escola inclusiva. REUNIÃO NACIONAL ANPED 40. 2021. Belém. Pará: Universidade Federal do Pará. 1-5p
GOFFMAN, Erving . Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: LTC,1988.
GUTHIERREZ, Carla Cordeiro Marçaly. Efeitos do uso da comunicação alternativa em uma aluna com autismo. REUNIÃO NACIONAL ANPED. 39. 2019. Niterói. Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense. 1-6 p.
PESTANA, Mônica Mendes da Cunha; KASSAR, Môica de Carvalho; TROVO, Kariny Araújo Delgado. A construção do “Educacional” do atendimento especializado dentro da legislação brasileira. REUNIÃO NACIONAL ANPED 40. 2021. Belém. Pará: Universidade Federal do Pará. 1-4p
.
RODRIGUES, David. Dez ideias (mal)feitas sobre educação inclusiva. Campinas: Summus, 2006.
SAWAIA, Bader Buritan. O sofrimento ético-político como categoria de análise da dialética inclusão/exclusão. In: As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Org: Bader Sawaia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes. p. 97 – 118
SOUSA, Ângela Costa de; MESQUITA, Améia Maria. A Sala de recursos como estratégia de apoio á inclusão escolar na rede regular: análise da oferta de AEE-SEM na Rede Municipal de ensino de Belém. REUNIÃO NACIONAL ANPED 40. 2021. Belém. Pará: Universidade Federal do Pará. 1-5p.
WANDERLEY, Mariangela Belfiore. Refletindo sobre a noção de exclusão. In: As artimanhas da exclusão: análise psicossocial e ética da desigualdade social. Org: Bader Sawaia. 2ª ed. Rio de Janeiro: Vozes.