Atendimento Educacional Especializado: Apontamentos de pesquisa a partir da análise dos trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2019-2021)

Autores

  • Carolline Septimio Limeira UFPA
  • Bruno Lima Silva
  • Lucas Stefano da Costa Amorim
  • Danilo Corrêa Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202310

Palavras-chave:

AEE. ANPEd. Educação inclusiva. Docente. Políticas públicas.

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo discutir o Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir da análise dos textos apresentados no Grupo de Trabalho- (GT) em Educação Especial nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e e Pesquisa em Educação- (ANPEd) em 2019 e 2021. Do escopo inicial dos 56 trabalhos apresentados, sete foram selecionados para fins deste artigo. Para a interlocução com essas produções, valemo-nos de referencial teóricoembasado em Sawaia (2001), Wanderley (2001), Rodrigues (2017) e Goffman (1988). Os resultados nos permitiram verificar uma concordância quanto à importância da legislação bem como da discussão acadêmica nas últimasdécadas para a construção de políticas públicas que garantissem a efetivação do direito à Educação mediante o AEE. Concluiu-setambém que embora o papel desempenhado pelo docente no funcionamento das salas de AEE seja fundamental, ele não pode ser o único responsávelpor essa tarefa.

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

LIMEIRA, Carolline Septimio; LIMA SILVA, Bruno; STEFANO DA COSTA AMORIM, Lucas; CORRÊA OLIVEIRA, Danilo. Atendimento Educacional Especializado: Apontamentos de pesquisa a partir da análise dos trabalhos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2019-2021). RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202310, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202310. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/15546. Acesso em: 29 abr. 2024.