RASTROS DA INFÂNCIA: MOVIMENTO INFINITO DE COMPOSIÇÃO
Palavras-chave:
Infância, Criança, Pesquisa, ExperiênciaResumo
Este artigo apresenta como possibilidade de pensar a criança, a infância, a educação e a pesquisa, com imagens produzidas por crianças de instituições de educação infantil. Apresenta e discute resultados de pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos Pedagógicos, da Universidade Federal de Rondônia, inseridas na linha de pesquisa sobre Infâncias e Culturas Infantis. As produções imagéticas infantis fazem-nos refletir sobre o próprio ato de pesquisar. Dessa maneira, referenciadas em Deleuze e Guattari (1995, 1996), Kohan (2005, 2007), Agamben (2005), Masschelein (2008), Schérer (2009), Leite (2011) e outros, a pesquisa com crianças e imagens tem se apresentado como um convite a refletir sobre a pesquisa como experiencia, e não como experimento, levando-nos a focar no que surge, aparece, emerge das experiências vividas e dos modos de afecções destas experiências no espaço da educação infantil, dos caminhos percorridos.
Referências
AGAMBEN, G. 2005. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG.
ARIÈS, P. 1981. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BARROS, M. 2013. Poesia Completa. São Paulo: Leya.
BENJAMIN, W. 1994. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas I. São Paulo: Editora Brasiliense.
CORAZZA, S. M. TADEU, T. 2003. Composições. Belo Horizonte: Autêntica.
DELEUZE, G. GUATTARI, F. 1995. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34.
_________________________. 1996. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Volume 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.
DELEUZE, G. PARNET, C. 1998. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta.
FILORDI, A. 2014. Governo da infância e ontologia política do devir deficiente: implicações para a educação. Disponível em: < http://www.filoeduc.org/viicife/anais.asp# > . Acesso em:
maio 2016.
FOUCAULT, M. 1985. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal.
GAGNEBIN, J. M. 2005. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: IMAGO.
________________. 2011. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.
GHIRALDELLI JR, P. 1997. (Org.). Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez.
KOHAN, W. O. 2005. Infância. Entre educação e filosofia. 1ª. Edição. Belo Horizonte. Editora Autêntica.
KOHAN, W. O. 2007. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
LARROSA, J. 2010. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascaradas. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica.
LARROSA, J. KOHAN, W.O. 2014. Apresentação. In: LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica.
LARROSA, J. 2014. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica.