RASTROS DA INFÂNCIA: MOVIMENTO INFINITO DE COMPOSIÇÃO

Autores

  • Bianca Santos Chisté
  • Luana Priscila de Oliveira

Palavras-chave:

Infância, Criança, Pesquisa, Experiência

Resumo

Este artigo apresenta como possibilidade de pensar a criança, a infância, a educação e a pesquisa, com imagens produzidas por crianças de instituições de educação infantil. Apresenta e discute resultados de pesquisas vinculadas ao Grupo de Estudos Pedagógicos, da Universidade Federal de Rondônia, inseridas na linha de pesquisa sobre Infâncias e Culturas Infantis. As produções imagéticas infantis fazem-nos refletir sobre o próprio ato de pesquisar. Dessa maneira, referenciadas em Deleuze e Guattari (1995, 1996), Kohan (2005, 2007), Agamben (2005), Masschelein (2008), Schérer (2009), Leite (2011) e outros, a pesquisa com crianças e imagens tem se apresentado como um convite a refletir sobre a pesquisa como experiencia, e não como experimento, levando-nos a focar no que surge, aparece, emerge das experiências vividas e dos modos de afecções destas experiências no espaço da educação infantil, dos caminhos percorridos.

Referências

AGAMBEN, G. 2005. Infância e história. Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG.

ARIÈS, P. 1981. História Social da Criança e da Família. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BARROS, M. 2013. Poesia Completa. São Paulo: Leya.

BENJAMIN, W. 1994. Magia e técnica, arte e política. Obras Escolhidas I. São Paulo: Editora Brasiliense.

CORAZZA, S. M. TADEU, T. 2003. Composições. Belo Horizonte: Autêntica.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. 1995. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Volume 1. Rio de Janeiro: Editora 34.

_________________________. 1996. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Volume 3. Rio de Janeiro: Editora 34, 1996.

DELEUZE, G. PARNET, C. 1998. Diálogos. São Paulo: Editora Escuta.

FILORDI, A. 2014. Governo da infância e ontologia política do devir deficiente: implicações para a educação. Disponível em: < http://www.filoeduc.org/viicife/anais.asp# > . Acesso em:

maio 2016.

FOUCAULT, M. 1985. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal.

GAGNEBIN, J. M. 2005. Sete aulas sobre linguagem, memória e história. Rio de Janeiro: IMAGO.

________________. 2011. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva.

GHIRALDELLI JR, P. 1997. (Org.). Infância, escola e modernidade. São Paulo: Cortez.

KOHAN, W. O. 2005. Infância. Entre educação e filosofia. 1ª. Edição. Belo Horizonte. Editora Autêntica.

KOHAN, W. O. 2007. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

LARROSA, J. 2010. Pedagogia Profana. Danças, piruetas e mascaradas. 5 ed. Belo Horizonte: Autêntica.

LARROSA, J. KOHAN, W.O. 2014. Apresentação. In: LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica.

LARROSA, J. 2014. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

SANTOS CHISTÉ, Bianca; PRISCILA DE OLIVEIRA, Luana. RASTROS DA INFÂNCIA: MOVIMENTO INFINITO DE COMPOSIÇÃO. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 7–22, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13501. Acesso em: 29 abr. 2024.