A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS POBRES DE 0 A 3 ANOS NO AMAZONAS

Autores

  • Ivanilde dos Santos Mafra
  • Vanderlete Pereira da Silva

Palavras-chave:

Crianças pequenas, Pobreza, Exclusão, Direito à educação

Resumo

Este artigo é parte de um estudo que tem como foco central da discussão, a exclusão de crianças pequenas a partir de seu direito à educação no estado do Amazonas. Origina-se a partir de observações construídos pelos autores durante o seu trabalho como professores de Educação Infantil e por seu trabalho desde a instalação do Fórum Amazonense de Educação Infantil / Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), discutindo com diversos segmentos da sociedade sobre o problemas relacionados da infância no Estado do Amazonas. A perspectiva deste trabalho é mostrar alguns aspectos característicos da constituição da cidade de Manaus, capital do Estado, para a análise do processo educacional das crianças. Neste sentido, a formulação de perguntas, a pesquisa e a compreensão dos problemas enfrentados pela educação infantil na cidade de Manaus, implica a olhar atento aos elementos constituídos a partir da trajetória histórica desta cidade. O principal objetivo do estudo foi conhecer as diferentes dimensões que constituem a política local e, desta forma, compreender os determinantes da exclusão de crianças do direito à educação, principalmente a partir de 0 a 3 anos, numa fase muito enfraquecida, presentemente, em termos de serviço por parte das instituições públicas. A metodologia utilizada na pesquisa cai na categoria de dialeto materialista, recorrentes especificamente para este estudo, a análise documentada. Como mostrado pelo estudo, encontramos uma história de crianças pobres que estão sendo excluídos na Amazônia, que ultrapassa o início da República e que não altera com o avanço do processo de urbanização ocorrer, mesmo na capital do estado.

Referências

AMAZONAS. 2011. O Amazonas e a Revolução: O Ex-Presidente Ephigenio de Salles perante a junta de sancções. Rio de janeiro: Imprensa Nacional, 1931. Disponível em: < www.bv.am.gov.br/ >. Acesso em 21 set. 2011.

ARAÚJO, André. 2004. A Prol da Infância: Apelo do Juiz de Menores de Manaus, Doutor André Vidal de Araújo, ao Presidente Getúlio Vargas. Biblioteca Virtual do Amazonas. Manaus.

BRASIL. 1990. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 1990.

BRASIL. 2013. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: síntese de indicadores 2013. Disponível em: . Acesso em: 14 jul. 2015.

BRASIL. 2010. Síntese de Indicadores Sociais: uma análise das condições da vida da população brasileira. Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 jul. 2011.

BRASIL. 2001. Lei n. 10.172 de 9 de janeiro de 2001. Plano Nacional de Educação. Brasília, DF, 2001.

BRASIL. 2009. Orientações sobre convênios entre secretarias municipais de educação e instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos para oferta de educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2009.

CAMPOS, M. M. 1999. A Mulher, a criança e seus direitos. Cadernos de Pesquisa, N° 106, p. 117-127, março/1999.

CAMPOS, R. F. 2012. Política pequena” para as crianças pequenas? Experiências e desafios no atendimento das crianças de 0 a 3 anos na América Latina. . Revista Brasileira de

Educação , v. 17 n. 49, jan./abr.

CURY, C.R.J. 2002. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. Cadernos de Pesquisa, n. 116, 245-262, julho.

KISHIMOTO, T. M. 1990. A Pré-escola na República. Pro-posições, Campinas, SP, n° 3, dezembro.

KRAMER, S. 2006. As Crianças de 0 a 6 anos nas Políticas Educacionais no Brasil: Educação Infantil e/é Fundamental. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 797-818, outubro.

KUHLMANN JÚNIOR, M. 1996. As Exposições Internacionais e a Difusão das Creches e Jardins de Infância (1867-1922). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 7, n° 3 [21], p. 24-35, novembro.

KUHLMANN JÚNIOR, M. ; ROCHA, J. F. T. 2006. Educação no asilo dos expostos da santa casa em São Paulo: 1896-1950. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 597-617, set./dez.

PINHEIRO, U. M. L. 2011. Vivências Urbanas: O cotidiano de trabalhadores na contramão dos processos de modernização em Manaus. Fronteiras do Tempo: Revista de Estudos Amazônicos, v. 1, n.º 2, p. 05-19, dezembro.

PESSOA, A. B. 2011. Juízo de órfãos e o trabalho infantil na cidade de Manaus (1890-1920). Fronteiras do Tempo: Revista de Estudos Amazônicos, v. 1, nº 2, p. 23-42, dezembro.

RPAM, AMAZONAS. s/d. Relatórios dos presidentes de província e dos diretores da Instrução Pública, 1830-1930. Disponível em: < http://www.crl.edu/content/brazil/AMA.htm >. Acesso em: 10 jul. 2015.

RIZZINI, I. 2006. O movimento de salvação da criança no Brasil ideias e práticas correntes de assistência à infância pobre na passagem do século XIX para o XX. In: CONGRESSO BRASA, 8, Nashville. Anais... Nashville, USA: Vanderbilt University, 13 a 16 out.

RIZZINI, I. 2004. O cidadão polido e o selvagem bruto: a educação dos meninos desvalidos na Amazônia Imperial. Tese (Doutorado em História). Rio de Janeiro: UFRJ/IFCS/PPGHIS.

________. 2011. A expansão da instrução pública pelas fronteiras remotas da amazônia (1870-1880). Revista Ver a Educação, v. 12, n. 1, p. 9-28, jan./jun.

ROSEMBERG, F. 1984. O Movimento de Mulheres e a Abertura Política no Brasil: O caso da Creche. Caderno de Pesquisa, São Paulo (51): 73-79, novembro.

ROSEMBERG, F. 2002. Organizações Multilaterais, Estado e Políticas de Educação Infantil. Cadernos de Pesquisa, n. 115, p. 25-63, março.

SARMENTO, M. J. 2002. Infância, exclusão social e educação como utopia realizável. Revista Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 78, p. 265-283, abril.

Downloads

Publicado

2016-12-22

Como Citar

DOS SANTOS MAFRA, Ivanilde; PEREIRA DA SILVA, Vanderlete. A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS POBRES DE 0 A 3 ANOS NO AMAZONAS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101–118, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13506. Acesso em: 22 dez. 2024.