A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS POBRES DE 0 A 3 ANOS NO AMAZONAS

Autores

  • Ivanilde dos Santos Mafra
  • Vanderlete Pereira da Silva

Palavras-chave:

Crianças pequenas, Pobreza, Exclusão, Direito à educação

Resumo

Este artigo é parte de um estudo que tem como foco central da discussão, a exclusão de crianças pequenas a partir de seu direito à educação no estado do Amazonas. Origina-se a partir de observações construídos pelos autores durante o seu trabalho como professores de Educação Infantil e por seu trabalho desde a instalação do Fórum Amazonense de Educação Infantil / Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), discutindo com diversos segmentos da sociedade sobre o problemas relacionados da infância no Estado do Amazonas. A perspectiva deste trabalho é mostrar alguns aspectos característicos da constituição da cidade de Manaus, capital do Estado, para a análise do processo educacional das crianças. Neste sentido, a formulação de perguntas, a pesquisa e a compreensão dos problemas enfrentados pela educação infantil na cidade de Manaus, implica a olhar atento aos elementos constituídos a partir da trajetória histórica desta cidade. O principal objetivo do estudo foi conhecer as diferentes dimensões que constituem a política local e, desta forma, compreender os determinantes da exclusão de crianças do direito à educação, principalmente a partir de 0 a 3 anos, numa fase muito enfraquecida, presentemente, em termos de serviço por parte das instituições públicas. A metodologia utilizada na pesquisa cai na categoria de dialeto materialista, recorrentes especificamente para este estudo, a análise documentada. Como mostrado pelo estudo, encontramos uma história de crianças pobres que estão sendo excluídos na Amazônia, que ultrapassa o início da República e que não altera com o avanço do processo de urbanização ocorrer, mesmo na capital do estado.

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Publicado

2016-12-22

Como Citar

DOS SANTOS MAFRA, Ivanilde; PEREIRA DA SILVA, Vanderlete. A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS POBRES DE 0 A 3 ANOS NO AMAZONAS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 101–118, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13506. Acesso em: 29 abr. 2024.