AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR SEGUNDO OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM ARRAIAS (TO)
Palavras-chave:
Avaliação, Formação de professores, Avaliação da aprendizagem no ensino superiorResumo
Este artigo é resultado da pesquisa “Avaliação da aprendizagem sob a ótica dos alunos do 8.º período do curso de Pedagogia do campus da UFT em Arraias-TO”, cujo objetivo foi identificar e analisar o significado atribuído à avaliação da aprendizagem pelos estudantes/alunos prestes a concluir a graduação. A pesquisa desenvolvida segundo os princípios do enfoque qualitativo utilizou para a coleta de dados, questionário direcionado aos estudantes. Dentre os autores que subsidiaram a pesquisa destacamos Brown(2008), Brown; Hirschfeld(2008), Brown et al.,(2009), Freitas (2009), Gil (2008), Hadji (2001), Libâneo (1994), Luckesi(2005), Matos et al(2013), Perrenoud (1993), Vasconcellos (2002), Villas Boas (2005) . Detectou-se que a concepção de avaliação expressa pelos alunos está fortemente relacionada à mensuração da aprendizagem. Os resultados apontam que prevalece a compreensão de avaliação como medida, classificatória, descontextualizada e reduzida a prestação de contas.
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