AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR SEGUNDO OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM ARRAIAS (TO)

Autores

  • Sônia Maria de Sousa Fabrício Neiva
  • Advanira de MeloVidal

Palavras-chave:

Avaliação, Formação de professores, Avaliação da aprendizagem no ensino superior

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa “Avaliação da aprendizagem sob a ótica dos alunos do 8.º período do curso de Pedagogia do campus da UFT em Arraias-TO”, cujo objetivo foi identificar e analisar o significado atribuído à avaliação da aprendizagem pelos estudantes/alunos prestes a concluir a graduação. A pesquisa desenvolvida segundo os princípios do enfoque qualitativo utilizou para a coleta de dados, questionário direcionado aos estudantes. Dentre os autores que subsidiaram a pesquisa destacamos Brown(2008), Brown; Hirschfeld(2008), Brown et al.,(2009), Freitas (2009), Gil (2008), Hadji (2001), Libâneo (1994), Luckesi(2005), Matos et al(2013), Perrenoud (1993), Vasconcellos (2002), Villas Boas (2005) . Detectou-se que a concepção de avaliação expressa pelos alunos está fortemente relacionada à mensuração da aprendizagem. Os resultados apontam que prevalece a compreensão de avaliação como medida, classificatória, descontextualizada e reduzida a prestação de contas.

Referências

BRASIL. 1996. Congresso Nacional, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9. 394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BOFF, L. 2000. Depois de 500 anos: que Brasil queremos? Petrópolis, RJ: Vozes.

BONNIAL, J. J. ; VIAL, M. 2001. Modelos de avaliação: textos fundamentais. Trad. Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora.

BLOOM, B. S.; HASTINGS, J. T.; MADAUS, G. 1971. Manual de avaliação formativa e somativa do aprendizado escolar. São Paulo: Pioneira.

BROWN, G.T.L. 2008. Conceptions of assessment: understanding what assessment means to teachers and students. New York: New science.

BROWN, G.T.L.; HIRSCHFELD, G. H. F. 2005. Secondary y school students’ conceptions of assessment. Conceptions of Assessment and Feedback Project Report #4.Auckland: University of Auckland.

BROWN, G.T.L.; HIRSCHFELD, G. H.F. 2008. Students’ conceptions of assessment: links to outcomes. Assessment in Education: principles, policy and practice, v.15, nº1,p.3-17.

BROWN, G.T.L.; IRVING,S.E.; PETERSON,E.R.; HIRSCHFELD,G.H.F. 2009. Use of interactive-informal assessement practices: New Zealand secondary students’ conceptions of assessment. Learning & Instruction,v.19,n.2,p.97-111.

DEMO, P. 1999. Avaliação qualitativa. 6. ed. Campinas, SP: Autores Associados.

DE SORDI, M. R. L. 2000. Avaliação da aprendizagem universitária em tempos de mudança: a inovação ao alcance do educador comprometido. In: VEIGA, I. P. A. ; CASTANHO, M. E. L.M. Pedagogia universitária a aula em foco. Campinas, SP: Papirus.

ESTEBAN, M. T. 2003. Escola, Currículo e Avaliação. Série Cultura, Memória e Currículo. Vol. 5, São Paulo: Cortez.

FREITAS, L. C. et al. 2009. Avaliação educacional: caminhando pela contramão. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

GI L, A. C. 2008 . M ét o do s e t écnic as de pesqu is a so c ia l. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas.

__________. 2006. Didática do ensino superior. São Paulo: Atlas.

HADJI, C. 2001. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed.

HAYDT, R. C. 1995. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática.

HOFFMANN, J. M. 2007. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. 27.ª ed. Porto Alegre. Editora Mediação.

LIBÂNEO, J. C. 1994. Didática. São Paulo: Cortez.

_____________. 2004. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa.

LUCKESI, C.C. 2005. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22. ed. São Paulo: São Paulo: Cortez.

MATOS, D. A. S. ; CIRINO, S. D. ; BROWN, G. T. L. ; LEITE, W. L. 2003. Avaliação no ensino superior: concepções múltiplas de estudantes brasileiros. Revista Est. Aval. Educ. São Paulo, v.24, n.54, p.172-193, jan/abr.2003.

PERRENOUD, P. 1993. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Publicação Dom Quixote.

Downloads

Publicado

2016-08-16

Como Citar

DE SOUSA FABRÍCIO NEIVA, Sônia Maria; MELOVIDAL, Advanira de. AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO SUPERIOR SEGUNDO OS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA EM ARRAIAS (TO). RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 21–37, 2016. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13510. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos