Mídias digitais: os impactos no ensino nas escolas da rede estadual do tocantins durante a pandemia do coronavírus

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Isolamento Social, Educação, Tecnologias Digitais, Ensino

Resumo

Este artigo abordará sobre como as mídias digitais tornaram-se ferramentas importantes para a educação - o ensino - no município de Porto Nacional/Tocantins durante a pandemia de Coronavírus no ano de 2020. Para tanto, analisaremos os impactos do novo conceito de ensino e mídias digitais por meio das leituras de Andrew Feenberg. Os procedimentos metodológicos qualitativos estão embasados no levantamento de informações a partir de pesquisas bibliográficas em publicações on-line como revistas, jornais e legislação. O contexto educacional teve que se adaptar e buscar novas estratégias de ensino ao utilizar as mídias digitais para dar continuidade às atividades escolares. Foi possível constatar os inúmeros desafios que alunos, professores e comunidade escolar perpassaram para garantir o cumprimento do calendário escolar, o qual foi concebível por meio de aulas não presenciais. Há também a análise das políticas públicas do governo do Estado e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte na elaboração de um plano de ação diante do novo contexto de ensino.

Biografia do Autor

Andréa Siqueira de Melo , Universidade Federal do Tocantins

Graduada em História (UNITINS). Mestranda em História das Populações Amazônicas (PPGHispam-UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 06 quadra 07 lote 15, número 912, Setor Porto Real, Porto Nacional, Tocantins, Brasil, CEP: 77500-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0729-8669 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0843267508399938. E-mail: drea.siqueira@gmail.com.

Maria de Jesus Pereira dos Santos , Universidade Federal do Tocantins

Graduada em História (UNITINS). Mestranda em História das Populações Amazônicas (PPGHispam-UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dom Alano número 2350 casa A, Centro , Porto Nacional, Tocantins, Brasil, CEP: 775000-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4787-2407 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3844177433786232 .E-mail: mariadejesussantos@mail.uft.edu.br

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História (UFG). Professor do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/N - Jardim do Ipês I, Porto Nacional - TO, 77500-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3166-4008 Lattes: http://lattes.cnpq.br/8547171534862098 .E-mail: george.coelho@hotmail.com.

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

MELO , Andréa Siqueira de; SANTOS , Maria de Jesus Pereira dos; COELHO, George Leonardo Seabra. Mídias digitais: os impactos no ensino nas escolas da rede estadual do tocantins durante a pandemia do coronavírus. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 109–123, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14961. Acesso em: 22 jul. 2024.