Mídias digitais: os impactos no ensino nas escolas da rede estadual do tocantins durante a pandemia do coronavírus

Autores

Palavras-chave:

Covid-19, Isolamento Social, Educação, Tecnologias Digitais, Ensino

Resumo

Este artigo abordará sobre como as mídias digitais tornaram-se ferramentas importantes para a educação - o ensino - no município de Porto Nacional/Tocantins durante a pandemia de Coronavírus no ano de 2020. Para tanto, analisaremos os impactos do novo conceito de ensino e mídias digitais por meio das leituras de Andrew Feenberg. Os procedimentos metodológicos qualitativos estão embasados no levantamento de informações a partir de pesquisas bibliográficas em publicações on-line como revistas, jornais e legislação. O contexto educacional teve que se adaptar e buscar novas estratégias de ensino ao utilizar as mídias digitais para dar continuidade às atividades escolares. Foi possível constatar os inúmeros desafios que alunos, professores e comunidade escolar perpassaram para garantir o cumprimento do calendário escolar, o qual foi concebível por meio de aulas não presenciais. Há também a análise das políticas públicas do governo do Estado e da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte na elaboração de um plano de ação diante do novo contexto de ensino.

Biografia do Autor

Andréa Siqueira de Melo , Universidade Federal do Tocantins

Graduada em História (UNITINS). Mestranda em História das Populações Amazônicas (PPGHispam-UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 06 quadra 07 lote 15, número 912, Setor Porto Real, Porto Nacional, Tocantins, Brasil, CEP: 77500-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0729-8669 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0843267508399938. E-mail: drea.siqueira@gmail.com.

Maria de Jesus Pereira dos Santos , Universidade Federal do Tocantins

Graduada em História (UNITINS). Mestranda em História das Populações Amazônicas (PPGHispam-UFT). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua Dom Alano número 2350 casa A, Centro , Porto Nacional, Tocantins, Brasil, CEP: 775000-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4787-2407 Lattes: http://lattes.cnpq.br/3844177433786232 .E-mail: mariadejesussantos@mail.uft.edu.br

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História (UFG). Professor do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/N - Jardim do Ipês I, Porto Nacional - TO, 77500-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3166-4008 Lattes: http://lattes.cnpq.br/8547171534862098 .E-mail: george.coelho@hotmail.com.

Referências

BBC NEWS BRASIL. Coronavírus em Wuhan: como 1º epicentro da pandemia foi de ruas desertas a raves em piscinas lotadas. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/internacional-53833393 Acesso em: 26 de setembro de 2020.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Departamento de governança Institucional. Relatório de monitoramento – PDA 2020 / Departamento de Governança Institucional. -- Brasília: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, 2021.

BUSCA ATIVA ESCOLAR. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/busca-ativa-escolar acesso em 08 de junho de 2020.

CORDEIRO, Karolina Maria de Araújo. O impacto da pandemia na Educação: a utilização da tecnologia como ferramenta de ensino. Universidade Federal do Amazonas, 2020.

CRISTIANO HABOWSKI, Adilson; CONTE, Elaine. A teoria crítica da tecnologia em Andrew Feenberg. CIET:EnPED, [S.l.], maio 2018. ISSN 2316-8722. Disponível em: Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/131. Acesso em: 26 de setembro. 2020.

CUNHA, Paulo Arms. A pandemia e os impactos irreversíveis na educação. Disponível em: https://revistaeducacao.com.br/2020/04/15/pandemia-educacao-impactos/ Acesso em 08 de junho de 2020.

FEENBERG, Andrew. O que é Filosofia da Tecnologia? In. NEDER, Ricardo T. (org.) – Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina/Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS. Ciclo de Conferências Andrew Feenberg. _ série Cadernos PRIMEIRA VERSÃO: CCTS - Construção Crítica da Tecnologia & Sustentabilidade. Vol. 1. Número 3. 2010. ISSN 2175.2478.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Educação Escolar em tempos de pandemia. //https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1

GOHN, Maria Da Glória. Educação Não Formal: Direitos E Aprendizagens Dos Cidadãos (ãs) Em Tempos Do Coronavírus Disponível em: https://orcid.org/0000-0001-5791-6114 Acesso em 08 de junho de 2020.

GOVERNO DO TOCANTINS. Busca ativa garante que estudantes mantenham o vínculo com escola e concluam estudos com o ensino não presencial. Acesso em 08 de junho de 2020.

GOVERNO DO TOCANTINS. Governo do Tocantins aposta no uso de ferramentas tecnológicas para realizar formações durante a pandemia. Disponível em: https://www.to.gov.br/seduc/noticias/governo-do-tocantins-aposta-no-uso-de-ferramentas-tecnologicas-para-realizar-formacoes-durante-a-pandemia/71k6a35aqbtw

GRANDISOLI, Edson; Pedro Roberto Jacobi; Silvio Marchini, Docência e a COVID-19 p 01. Disponível em: https://jornal.usp.br/artigos/educacao-e-pandemia-desafios-e-perspectivas/) acesso em 10 de novembro de 2020.

JORNAL DO TOCANTINS. Confira quais serviços estão suspensos no Tocantins por medida de prevenção ao novo coronavírus. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/vida-urbana/confira-quais-servi%C3%A7os-est%C3%A3o-suspensos-no-tocantins-por-medida-de-preven%C3%A7%C3%A3o-ao-novo-coronav%C3%ADrus-1.2016334 Acesso em 10 de outubro de 2020.

JORNAL DO TOCANTINS. MP recomenda retorno das aulas presenciais na rede estadual com medidas específicas para cada escola. acesso em 11 de novembro de 2020 Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/vida-urbana/mp-recomenda-retorno-das-aulas-presenciais-na-rede-estadual-com-medidas-espec%C3%ADficas-para-cada-escola-1.2147649 Acesso em 10 de outubro de 2020.

JORNAL DO TOCANTINS. Rede Estadual de Ensino volta com atividades não presenciais para alunos do ensino fundamental - Jornal do Tocantins. Acesso em 11 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.jornaldotocantins.com.br/editorias/vida-urbana/rede-estadual-de-ensino-volta-com-atividades-n%C3%A3o-presenciais-para-alunos-do-ensino-fundamental-1.2117102 Acesso em 10 de outubro de 2020.

LOPES, Wendell Evangelista Soares. Andrew Feenberg e a bidimensionalidade da tecnologia. Rev. Filos., Aurora, Curitiba, v. 27, n. 40, p. 111-142, jan./abr. 2015

MARICONDA, Pablo Rubén; MOLINA, Fernando Tula. Entrevista com Andrew Feenberg. Scientiæ zudia, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 165-71, 2009. Disponível: Disponível em: https://www.scielo.br/j/ss/a/gyKGFbbrNCpcyP97T6S77NL/?lang=pt. Acesso em 10 de outubro de 2020.

MEC. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da covid-19 Acesso em 12 de novembro de 2020 Disponível em: http://educacao.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2020/09/PARECER-64.2020-Regime-Especial-completa.pdf Acesso em 10 de outubro de 2020.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Reunião Global de Educação da UNESCO definirá prioridades para a recuperação da aprendizagem pós-pandemia. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/96908-reuniao-global-de-educacao-da-unesco-definira-prioridades-para-recuperacao-da-aprendizagem Acesso em 10 de outubro de 2020.

NEDER, Ricardo Toledo. (Org.). Andrew Feenberg: racionalização democrática, poder e tecnologia. v. 1, n. 3. Brasília: Observatório do Movimento pela Tecnologia Social na América Latina, Centro de Desenvolvimento Sustentável - CDS, 2010.

PORTAL G1. Da descoberta de uma nova doença até a pandemia a evolução da COVID-19 nos twites da OMS. Acesso em 10de outubro de 2020 Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/04/03/da-descoberta-de-uma-nova-doenca-ate-a-pandemia-a-evolucao-da-covid-19-registrada-nos-tuites-da-oms.ghtml Acesso em 10 de outubro de 2020.

SEDUC (Secretaria de Educação, Cultura e Esportes). Governo do Tocantins apresenta proposta de retomada do ano letivo e avanço no novo modelo de educação durante e pós-Covid 19. Cláudio Paixão e Patrícia Saturno/Governo do Tocantins. Disponível em: https://seduc.to.gov.br/noticia/2020/6/4/governo-do-tocantins-apresenta-proposta-de-retomada-do-ano-letivo-e-avanco-no-novo-modelo-de-educacao-durante-e-pos-covid-19/ Acesso em 10 de outubro de 2020

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

MELO , Andréa Siqueira de; SANTOS , Maria de Jesus Pereira dos; COELHO, George Leonardo Seabra. Mídias digitais: os impactos no ensino nas escolas da rede estadual do tocantins durante a pandemia do coronavírus. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 109–123, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14961. Acesso em: 23 dez. 2024.