AVALIAÇÃO ENTRE A LÓGICA DA ESCOLA E A LÓGICA DOS PAIS

Autores

  • Magda Suely Pereira Costa
  • Sonia Maria de Sousa Fabricio Neiva

Palavras-chave:

Avaliação, Aprendizagem, Relação família-escola

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o processo de avaliação trabalhada pela lógica das intituições escolares, que, possuem uma proposição e orientação legal com os resultados de um estudo qualitativo sobre Avaliação da aprendizagem escolar na lógica dos pais de alunos do municipio de Arraias- TO. O objetivo verifica a leitura dos pais acerca do papel da escola no processo de aprendizagem dos seus filhos. O aporte metodológico se sustentou em dados do grupo focal que teve como amostra dez sujeitos: mães de alunos. Dos teóricos que subsidiaram o estudo destacamos: D’Ávila (1998), Demo (1999), Perrenoud (1995,1999), Portes (2007) Villas Boas (1993). Os resultados demonstraram que ao contrário do que a escola preconiza os pais, avaliam sim o trabalho realizado pela escola. Reconhecem seu papel social e a sua maneira, identificam o que a escola faz e o que precisa ser melhorado. Apontam a avaliação da aprendizagem como um indicador de melhoria da qualidade de vida para seus filhos e compreendem a função diagnóstica da avaliação que demonstra aprendizagem e comportamento dos alunos. Afirmam que a escola precisa buscar a participação dos pais nos processos de avaliação e em seu fazer pedagógico. Os pais têm como modelo as práticas por eles vivenciadas durante seu processo de escolarização. Existe contradição entre a lógica que orienta as práticas das famílias populares e a lógica escolar naquilo que se refere à avaliação. 

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Publicado

2015-11-12

Como Citar

PEREIRA COSTA, Magda Suely; SOUSA FABRICIO NEIVA, Sonia Maria de. AVALIAÇÃO ENTRE A LÓGICA DA ESCOLA E A LÓGICA DOS PAIS. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 3–13, 2015. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13464. Acesso em: 29 abr. 2024.