Figurinhas do Whatsapp e o ensino de português para surdos: Um relato de experiência

Autores

  • Andrea Guimarães de Carvalho Universidade Federal de Goiás
  • Aliffer Valtuir Cardoso Centro de Formação e Capacitação dos Profissionais da Surdez e Centro de Apoio ao Surdo CAS/GO
  • Kelly Francisca da Silva Brito Centro de Capacitação e Formação de Profissionais da Surdez e Centro de Apoio ao Surdo CAS/GO

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202308

Palavras-chave:

Ferramentas tecnológicas, Whatsapp., Português por escrito., Surdos.

Resumo

O artigo é um relato de experiência que aborda uma ferramenta tecnológica e móvel, no ensino de língua portuguesa para surdos. Tem como referencial teórico: Bakthin, Vygotsky e Lima que abordam aspectos do dialogismo, teoria histórico-cultural, translinguajamento e transemiótica. Tem como objetivo relatar o uso dessa ferramenta no ensino de língua portuguesa para esse público com o auxílio intérpretes. A metodologia utilizada é um realizado em uma instituição pública estadual que trabalha com adolescentes e adultos surdos. Os resultados enfatizaram a importância dessa ferramenta como auxílio aos professores para promoverem um ensino significativo e efetivo e que é possível fazer com que os alunos produzam e diminuíam os estereótipos de que o português escrito é uma língua difícil e chata.

Biografia do Autor

Aliffer Valtuir Cardoso, Centro de Formação e Capacitação dos Profissionais da Surdez e Centro de Apoio ao Surdo CAS/GO

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG/CEPAE) e professor na Rede Estadual do Centro de Formação e Capacitação dos Profissionais da Surdez e Centro de Apoio ao Surdo CAS/GO.

Kelly Francisca da Silva Brito, Centro de Capacitação e Formação de Profissionais da Surdez e Centro de Apoio ao Surdo CAS/GO

Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Professora na Rede Estadual de Educação Epecial no Centro de Capacitação e Formação de Profissionais da Surdez e Centro de Apoio ao Surdo CAS/GO., e-mail: kellyletraslibras@gmail.com

Referências

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

GUIMARÃES DE CARVALHO, Andrea; VALTUIR CARDOSO, Aliffer; BRITO, Kelly Francisca da Silva. Figurinhas do Whatsapp e o ensino de português para surdos: Um relato de experiência. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202308, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202308. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14821. Acesso em: 29 abr. 2024.