Ensino remoto em tempos de isolamento social: uma análise da produção acadêmica no ensino das ciências da natureza (2020-2021)

Autores

  • Luciene Ferreira da Cunha Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Goiano (IF Goiano)
  • Darsilvio Rodrigue Melatti Junior Instituto Federal Goiano ( IF Goiano)

Palavras-chave:

Metodologias de aprendizagem, Tecnologias digitais, COVID-19

Resumo

O presente estudo realizou uma análise acerca dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos durante o período de pandemia, especificamente ao ensino de ciências da natureza, na modalidade remota. Verificou-se a quantidade de produções sobre o tema de modo a analisar qualitativamente essas produções. Utilizou-se a seleção de artigos científicos como metodologia para realizar uma pesquisa bibliográfica, levando em conta não só o número de trabalhos, mas também propondo uma análise sobre o material coletado, buscando o entendimento de como esse período de pandemia influenciou a produção acadêmica. As buscas por artigos foram realizadas em diversos repositórios científicos com a intenção de encontrar uma variedade de trabalhos que fizessem menção sobre o ensino remoto de ciências da natureza, exclusivamente no período da pandemia de COVID-19. O período escolhido para a pesquisa foi de março de 2020 a julho de 2021. Durante as buscas foram encontrados 241 artigos e, após definição do escopo da pesquisa, selecionamos 6 artigos para uma análise mais específica. Os resultados demonstram relatos sobre as dificuldades no ensino e na aprendizagem do ensino de ciências da natureza bem como a construção de novas metodologias de aprendizagem, principalmente com o advento das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Luciene Ferreira da Cunha, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Goiano (IF Goiano)

Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Goiano (IF Goiano) em que foi obtida a titulação DE Pós-graduanda em Ensino de Ciências e Matemática. Belos, Goiás , Brasil. Rodovia GO-118, Q 1-A, Lt 1, Novo Horizonte | Campos Belos - GO | CEP: 73.840-000. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1976554476938585 .E-mail: lucienecunha@mail.uft.edu.br.

Darsilvio Rodrigue Melatti Junior, Instituto Federal Goiano ( IF Goiano)

Mestre em Ensino História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC), licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Atuação como professor no curso de bacharelado em zootecnia e no curso de pós-graduação "Práticas de Ensino em Ciências". Orientação de projetos de PIBIC no Instituto Federal Goiano ( IF Goiano). Campos Belos, Goiás , Brasil. Rodovia GO-118, Q 1-A, Lt 1, Novo Horizonte | Campos Belos - GO | CEP: 73.840-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3572-6242 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6699879470235355 .E-mail: darsilvio.junior@ifgoiano.edu.br.

Referências

BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da SBENBIO (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 379-399, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Luanny%20Rayssa/Downloads/396-Texto%20do%20Artigo-1213-3-10-20201019%20(5).pdf Acesso em: 26 ago. 2021.

BORBA, R. C. N.; TEIXEIRA, P. P.; FERNANDES, K. O. B; BERTAGNA, M.; VALENÇA, C. R.; SOUZA, L. H. P. Percepções docentes e práticas de ensino de ciências e biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, p. 153-171, 2020. Disponível em: Acesso em: file:///C:/Users/Luanny%20Rayssa/Downloads/337-Texto%20do%20Artigo-990-1-10-20200723%20(4).pdf 26 ago. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 343, de 17 de março de 2020. Disponível em: http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17- demarco-de-2020-248564376.Acesso em: 31 jun. 2021.

CHARCZUK, S. B. Sustentar a Transferência no Ensino Remoto: docência em tempos de pandemia. Educação & Realidade, v. 45, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/S7dGKjBx7Ch4FxCwVc93pVg/?format=html Acesso em: 26 ago. 2021.

CORADINI, L. Ensino remoto durante crise pandêmica agrava as desigualdades. Sul 21. 2020. Disponível em: https://www.sul21.com.br/opiniaopublica/2020/05/ensino-remoto-durante-crise-pandemica-agrava-asdesigualdades-por-lucas-coradini/. Acesso em: 28. jul. 2020.

COSTA, D. Estabelecido plano de ações para as escolas estaduais durante o período de suspensão das aulas. Acústica.com. Disponível em: https://educacao.rs.gov.br/seduc-estabelece-plano-de-acoes-para-as-escolas-estaduais-durante-operiodo-de-suspensao-das-aulas. Acesso em: 28. jul.2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. In: Projeto de pesquisa métodos qualitativo, quantitativo e misto. p. 296-296, 2010. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=URclEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT3&dq=Projeto+de+pesquisa+m%C3%A9todos+qualitativo,+quantitativo+e+misto&ots=9f6JlRE-BG&sig=KBVqEKQ0J9iIGD9YkMCZUcvtCls#v=onepage&q=Projeto%20de%20pesquisa%20m%C3%A9todos%20qualitativo%2C%20quantitativo%20e%20misto&f=false Acesso em: 26 ago. 2021.

GARCIA, J. O.; DO NASCIMENTO, L. A.; PADILHA, P. A.; DE LORENZI, K. S. BORGE, M. G. Pandemia Da Covid-19 Como Fenômeno Integral E Central Na Educação Em Ciências. HOLOS, v. 1, p. 1-14, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Luanny%20Rayssa/Downloads/cousteau,+11634-29599-1-ED.pdf Acesso em: 26 ago. 2021.

MAIA, S. A. B.; DUTRA, C. M. Investigando O Conceito De Sombra Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental Através Do Ensino remoto. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 10, n. 22, p. 293-318, 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Luanny%20Rayssa/Downloads/admin,+03+-+Artigo+-+INVESTIGANDO+O+CONCEITO+DE+SOMBRA+NOS+ANOS+INICIAIS+DO+ENSINO+FUNDAMENTAL++ATRAV%C3%89S+DO+ENSINO+REMOTO.pdf Acesso em: 26 ago. 2021.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica. 5.ed. São Paulo: Atlas, p. 312. 2007.

MOREIRA, J. A.; HENRIQUES, S.; BARROS, D. M. V. Transitando de um

ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, p. 351-364, 2020. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/9756/1/2020_Transitando%20de%20um%20ensino%20remoto%20emergencial%20para%20uma%20educa%C3%A7%C3%A3o%20digital%20em%20rede%2C%20em%20tempos%20de%20pandemia.pdf Acesso em: 26 ago. 2021.

OLIVEIRA, H. V. de; SOUZA, F. S. Do conteúdo programático ao sistema de avaliação: reflexões educacionais em tempos de pandemia (COVID- 19). Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 2, n. 5, p. 15-24, 2020. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/download/127/125 Acesso em: 26 ago. 2021.

PAULA, B. S.; CODEÇO, C.; HOR-MEYLL, M.; PAIVA, T. Elaboração E Avaliação Da Disciplina Remota De Física 1 Na Ufrj Durante Uma Pandemia De Covid-19 Em 2020. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/WFxS9wKqJZNKQNdvcK7JXny/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 26 ago. 2021.

SARAIVA, K.; TRAVERSINI, C. S.; LOCKMANN, K. A educação em tempos de COVID-19: ensino remoto e exaustão docente. Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15, ed. 2016289, p. 1-24, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/218250/001121943.pdf?sequence=1 Acesso em: 26 ago. 2022.

SPONCHIATO, D. Coronavírus: como a pandemia nasceu de uma zoonose. Abril 2020. Disponível em: https://saude. abril. com. br/medicina/coronavirus-pandemia-zoonose, Acesso em: 28. jul. 2020.

TRIVIOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais. 16. reimp. São Paulo: Atlas, 2008.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

CUNHA, Luciene Ferreira da; MELATTI JUNIOR, Darsilvio Rodrigue. Ensino remoto em tempos de isolamento social: uma análise da produção acadêmica no ensino das ciências da natureza (2020-2021). RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 124–138, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14962. Acesso em: 22 jul. 2024.