Ensino remoto em tempos de isolamento social: uma análise da produção acadêmica no ensino das ciências da natureza (2020-2021)

Autores

  • Luciene Ferreira da Cunha Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Goiano (IF Goiano)
  • Darsilvio Rodrigue Melatti Junior Instituto Federal Goiano ( IF Goiano)

Palavras-chave:

Metodologias de aprendizagem, Tecnologias digitais, COVID-19

Resumo

O presente estudo realizou uma análise acerca dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos durante o período de pandemia, especificamente ao ensino de ciências da natureza, na modalidade remota. Verificou-se a quantidade de produções sobre o tema de modo a analisar qualitativamente essas produções. Utilizou-se a seleção de artigos científicos como metodologia para realizar uma pesquisa bibliográfica, levando em conta não só o número de trabalhos, mas também propondo uma análise sobre o material coletado, buscando o entendimento de como esse período de pandemia influenciou a produção acadêmica. As buscas por artigos foram realizadas em diversos repositórios científicos com a intenção de encontrar uma variedade de trabalhos que fizessem menção sobre o ensino remoto de ciências da natureza, exclusivamente no período da pandemia de COVID-19. O período escolhido para a pesquisa foi de março de 2020 a julho de 2021. Durante as buscas foram encontrados 241 artigos e, após definição do escopo da pesquisa, selecionamos 6 artigos para uma análise mais específica. Os resultados demonstram relatos sobre as dificuldades no ensino e na aprendizagem do ensino de ciências da natureza bem como a construção de novas metodologias de aprendizagem, principalmente com o advento das tecnologias digitais.

Biografia do Autor

Luciene Ferreira da Cunha, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Goiano (IF Goiano)

Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação Goiano (IF Goiano) em que foi obtida a titulação DE Pós-graduanda em Ensino de Ciências e Matemática. Belos, Goiás , Brasil. Rodovia GO-118, Q 1-A, Lt 1, Novo Horizonte | Campos Belos - GO | CEP: 73.840-000. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1976554476938585 .E-mail: lucienecunha@mail.uft.edu.br.

Darsilvio Rodrigue Melatti Junior, Instituto Federal Goiano ( IF Goiano)

Mestre em Ensino História e Filosofia das Ciências e da Matemática pela Universidade Federal do ABC (UFABC), licenciado em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA). Atuação como professor no curso de bacharelado em zootecnia e no curso de pós-graduação "Práticas de Ensino em Ciências". Orientação de projetos de PIBIC no Instituto Federal Goiano ( IF Goiano). Campos Belos, Goiás , Brasil. Rodovia GO-118, Q 1-A, Lt 1, Novo Horizonte | Campos Belos - GO | CEP: 73.840-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3572-6242 Lattes: http://lattes.cnpq.br/6699879470235355 .E-mail: darsilvio.junior@ifgoiano.edu.br.

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Publicado

2022-10-04

Como Citar

CUNHA, Luciene Ferreira da; MELATTI JUNIOR, Darsilvio Rodrigue. Ensino remoto em tempos de isolamento social: uma análise da produção acadêmica no ensino das ciências da natureza (2020-2021). RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 124–138, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14962. Acesso em: 5 nov. 2024.