Ser contra colonial na formação superior indígena ou a formação superior indígena ser contra colonial?
Palavras-chave:
Formação superior indígena. Contra colonialResumo
Nesse ensaio discuto sobre algumas possíveis implicações contra coloniais na formação superior indígena. Tem como pano de fundo a reflexão sobre a experiência de como um docente ‘branco’ pode se situar nesse contexto. O ponto de partida são vivências como docente no bacharelado em Gestão Territorial Indígena (GTI), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), debatidas entre os autores, com suporte de uma bibliografia contra colonial. Entendendo a formação superior indígena como um lugar de fronteira, situada junto ao front de uma ‘guerra contra colonial’. Diante disso, os sujeitos envolvidos precisam se posicionar, sendo um desafio extra quando eles não são indígenas. Na ‘proposição cosmopolítica’ de Isabelle Stengers e na possibilidade de nos articularmos numa ‘agenda de pesquisa indígena’ de Linda Smith,encontro alguns apontamentos que podem ajudar nessa direção.
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