Ser contra colonial na formação superior indígena ou a formação superior indígena ser contra colonial?

Autores

Palavras-chave:

Formação superior indígena. Contra colonial

Resumo

Nesse ensaio discuto sobre algumas possíveis implicações contra coloniais na formação superior indígena. Tem como pano de fundo a reflexão sobre a experiência de como um docente ‘branco’ pode se situar nesse contexto. O ponto de partida são vivências como docente no bacharelado em Gestão Territorial Indígena (GTI), da Universidade Federal de Roraima (UFRR), debatidas entre os autores, com suporte de uma bibliografia contra colonial. Entendendo a formação superior indígena como um lugar de fronteira, situada junto ao front de uma ‘guerra contra colonial’. Diante disso, os sujeitos envolvidos precisam se posicionar, sendo um desafio extra quando eles não são indígenas. Na ‘proposição cosmopolítica’ de Isabelle Stengers e na possibilidade de nos articularmos numa ‘agenda de pesquisa indígena’ de Linda Smith,encontro alguns apontamentos que podem ajudar nessa direção.

Biografia do Autor

Daniel Bampi Rosar, Insikiran/ Universidade Federal de Roraima - UFRR

Doutorando no PPG Educação: Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação/UFMG. Professor do curso de bacharelado em Gestão Territorial Indígena do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena na UFRR, Boa Vista, Roraima, Brasil. Av. Capitão Ene Garcez, 2413, Insikiran, Aeroporto, Boa Vista, Roraima, Brasil, CEP 69.310-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-4893-9952. Lattes:http://lattes.cnpq.br/1672661466283048. E-mail: dbampirosar@hotmail.com.

Ana Maria R. Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pela Universidade de Bolonha, Itália. Professora Titular da Faculdade de Educação da UFMG, bolsista PQ/CNPq, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Av. Antônio Carlos, 6627, Faculdade de Educação - FaE, Pampulha, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, CEP 31.270-901. ORCID iD:https://orcid.org/0000-0002-3440-931X. Lattes:http://lattes.cnpq.br/9504461153751227. E-mail: anagomes@ufmg.br.

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

ROSAR, Daniel Bampi; GOMES, Ana Maria R. Ser contra colonial na formação superior indígena ou a formação superior indígena ser contra colonial?. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 148–163, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14794. Acesso em: 5 nov. 2024.