Uma cartografia social e educativa na formação continuada de professores da educação escolar quilombola em Salvaterra-PA

Autores

Palavras-chave:

Linguagem; Cartografia escolar; Abordagem social; Formação de professores

Resumo

A linguagem cartográfica utilizada no ensino possibilita compreender diferentes fenômenos a partir de suas representações. Nesse sentido, buscamos entender como o mapa pode ser utilizado enquanto linguagem no ensino e ao mesmo tempo como instrumento para a formação de professores quilombolas. Assim, a pesquisa de caráter qualitativo foi realizada na escola municipal quilombola Maria Lucia Ledo, localizada em Salvaterra, no estado do Pará a partir de uma proposta metodológica de cartografia escolar na perspectiva social.

Biografia do Autor

Laís Rodrigues Campos, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Geografia (UFG), Mestre em Educação (UFPA), Graduada em Pedagogia (UEPA) e Geografia (IFPA). Professora adjunta do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação da Universidade Federal de Goiás, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0221-9850. E-mail: laisrodrigues@ufg.br

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Publicado

2022-08-27

Como Citar

CAMPOS, Laís Rodrigues. Uma cartografia social e educativa na formação continuada de professores da educação escolar quilombola em Salvaterra-PA. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 183–195, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14796. Acesso em: 26 abr. 2024.