Propostas metodológicas para o ensino de Libras na formação de professores

Autores

  • Edivaldo dos Santos Junior UFT - Arraias, TO

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202305

Palavras-chave:

Libras. Ensino de Libras. Formação de Professores. Ferramentas de ensino.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os desafios do ensino da Libras nos cursos superiores de formação de professores, propondo o uso de ferramentas metodológicas que criem possibilidades de construir um processo de ensino e aprendizagem para a vida. Para tanto, este trabalho demonstrou fundamentação teórico-conceitual de pesquisadores da Libras e especificidades do povo surdo, a fim de evidenciar quais lacunas ainda persistem, mesmo depois de quase duas décadas de promulgação do decreto 5.626 que tornou obrigatório o ensino da Libras nos cursos de formação de professores.  Para a realização deste trabalho utilizou-se o método qualitativo mediante pesquisa exploratória em forma de levantamento bibliográfico e análise documental. O resultado mostra que as lacunas podem ser preenchidas ao passo que os professores de Libras se engajam no processo de ensino e aprendizagem com vistas à formação humana integral dos estudantes, tendo como possibilidades o uso de materiais interativos sugeridos aqui.

Referências

BRASIL. Lei n° 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras e dá outras providências. Brasília: DF, abr. 2002. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm> acesso em 03 de out. de 2022.

BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. Brasília: DF, dez. 2005. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm> acesso em 03 de out. de 2022.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sabio al saber enseñado. Trad. Cláudia Gilman. 3ª ed. Buenos Aires: Aique, 2000.

FELIPE, Tanya Amara. Libras em contexto. 7ª ed. Rio de Janeiro: LIBRAS Editora Gráfica, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GESSER, Audrei. Do patológico ao cultural na sudez: para além de um e de outro ou para uma reflexão crítica dos paradigmas. In: QUADROS, R. M; STUMPF, M. R. (Org.) Estudos Surdos IV. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2009. P. 278-310. Disponível em: https://libras.ufsc.br/estudos-surdos-iv/, acesso em 10/06/2022.

GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. São Paulo: Parábola Editorial, 2012

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6ª ed. São Paulo : Atlas, 2008.

GRAMSCI, Antônio. Caderno 12 (1932): Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais. In: GRAMSCI, Antônio. Cadernos do Cárcere, Volume II. 3ª Ed. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004, pp. 15-53

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa nacional por amostra de domicílios: Características gerais da população, religião e pessoas com deficiência. Rio de Janeiro, 2010.

KAUARK, F. ; MANHÃES, F. C. ; MEDEIROS, C. H. Metodologia da pesquisa: guia prático. Itabuna: Via Litterarum, 2010. Disponível em: http://www.pgcl.uenf.br/arquivos/livrodemetodologiadapesquisa2010_011120181549.pdf acesso em 11 de junho de 2020.

MONTEIRO, J. C. S.; FERREIRA JUNIOR, J. R.; RODRIGUES, S. F. N. Narrativa hipertextual jornalística: a cultura da linkagem no século XXI e a nova geração de leitores na web. Temática - Revista eletrônica de publicação mensal, v. 14, p. 1-16, 2018

PRESNKY, Marc. Nativos digitais, imigrantes digitais. Trad. Roberta de Moraes Jesus de Souza. NCB University Press, V. 9, n. 5. out. 2001. Disponível em: <http://www.colegiongeracao.com.br/novageracao/2_intencoes/nativos.pdf> acesso em 10 de abr. 2022

LEITE, T. A. ; MCCLEARY, L. Estudo em diário: fatores complicadores e facilitadores no processo de aprendizagem da Língua de Sinais Brasileira por um adulto ouvinte. In: In:

PAIVA, G.X. S; FARIA, J. G; CHAVEIRO, N. O ensino de Libras nos cursos de formação de professores: desafios e possibilidades. Revista Sinalizar, Goiania. V.3, nº 1. P. 68-80, 2018. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/revsinal/article/view/53145. Acesso em 12/06/2022

PADLET. Criando murais. [S.l.: s.n.], 2022. Disponível em: <https://pt-br.padlet.com/> acesso em 20 de out. 2022

PERLIN, G. ; QUADROS, R. M. Ouvinte: o outro do ser surdo. In: In: QUADROS, R. M; (Org.) Estudos Surdos I. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006. P. 166-186. Disponível em: https://libras.ufsc.br/estudos-surdos-i/ , acesso em 10/06/2022.

QUADROS, R. M; STUMPF, M. R. (Org.) Estudos Surdos IV. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2009. P. 242-268. Disponível em: https://libras.ufsc.br/estudos-surdos-iv/, acesso em 10/06/2022.

AUTOR. Pegadas da Inclusão: um jogo de tabuleiro digital em Libras para o contexto do ensino médio integrado. 2021. 158f. Dissertação [Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica]. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, Campus Palmas, Palmas, TO, 2021. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=10982183> acesso em 20 de outubro de 2022.

SILVA, João Batista da. et. al. Tecnologias digitais e metodologias ativas na escola: o contributo do Kahoot para gamificar a sala de aula. Revista Thema. IFCE: Ceará, v. 15, nº 2. p. 780-791, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/838/791> acesso em 20 de out. 2022.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A defectologia e o estudo do desenvolvimento e da educação da criança anormal. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 4, p. 861-870, dez. 2011. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v37n4/a12v37n4.pdf> acesso em 22 de abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-07-30

Como Citar

DOS SANTOS JUNIOR, Edivaldo. Propostas metodológicas para o ensino de Libras na formação de professores . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202305, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202305. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/15107. Acesso em: 22 nov. 2024.