Propostas metodológicas para o ensino de Libras na formação de professores

Autores

  • Edivaldo dos Santos Junior UFT - Arraias, TO

DOI:

https://doi.org/10.20873/RELPE.2447-6293.e202305

Palavras-chave:

Libras. Ensino de Libras. Formação de Professores. Ferramentas de ensino.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os desafios do ensino da Libras nos cursos superiores de formação de professores, propondo o uso de ferramentas metodológicas que criem possibilidades de construir um processo de ensino e aprendizagem para a vida. Para tanto, este trabalho demonstrou fundamentação teórico-conceitual de pesquisadores da Libras e especificidades do povo surdo, a fim de evidenciar quais lacunas ainda persistem, mesmo depois de quase duas décadas de promulgação do decreto 5.626 que tornou obrigatório o ensino da Libras nos cursos de formação de professores.  Para a realização deste trabalho utilizou-se o método qualitativo mediante pesquisa exploratória em forma de levantamento bibliográfico e análise documental. O resultado mostra que as lacunas podem ser preenchidas ao passo que os professores de Libras se engajam no processo de ensino e aprendizagem com vistas à formação humana integral dos estudantes, tendo como possibilidades o uso de materiais interativos sugeridos aqui.

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Publicado

2023-07-30

Como Citar

DOS SANTOS JUNIOR, Edivaldo. Propostas metodológicas para o ensino de Libras na formação de professores . RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e202305, 2023. DOI: 10.20873/RELPE.2447-6293.e202305. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/15107. Acesso em: 28 fev. 2024.