ENSINANDO MÚSICA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E QUESTIONAMENTOS POR PROFESSORES DE ARTE

Autores

  • Susie Pivisan Colaço

Palavras-chave:

Educação musical, arte e ensino, ensino público

Resumo

Ensinar música na escola tem sido um desafio para os professores que tentam mudar a forma como ela é vista no ambiente escolar. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo questionar qual a concepção sobre o ensino de música na escola, no ponto de vista dos próprios professores de arte, bem como apontar quais as possíveis dificuldades encontradas nesse momento de discussão, em que já se tem uma trajetória da obrigatoriedade deste ensino na escola e que novas demandas surgem com a proposta de reformulação do ensino médio e também de elaboração da Base Nacional Comum Curricular. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram feitas entrevistas com cinco professores funcionários da Secretaria Estadual da Educação, do Estado do Paraná, que lecionam na rede pública de ensino, no município de Guarapuava. Através do levantamento de dados, foi possível constatar que os professores entrevistados percebem a importância da música na escola de forma semelhante, mas se utilizam de metodologias diferentes para ensinar. Também se pode constatar que a  música tem sido desvalorizada dentro da própria escola no âmbito analisado, que ainda mostra certa resistência em abrir espaço para as práticas dos professores.

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Publicado

2017-03-01

Como Citar

PIVISAN COLAÇO, Susie. ENSINANDO MÚSICA NA ESCOLA: CONCEPÇÕES E QUESTIONAMENTOS POR PROFESSORES DE ARTE. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 101–116, 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/13490. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos