A função social da Universidade Pública para a comunidade do Sudeste do Tocantins e Nordeste goiano

Autores

  • Erasmo Baltazar Valadão Universidade Federal do Tocantins do Campus de Arraias - TO
  • Jéssica da Cunha e Silva Braga Escola Estadual Brigadeiro Felipe na cidade de Arraias - TO

Palavras-chave:

Universidade Pública, Comunidade, Extensão, Emancipação

Resumo

O artigo discute a função da Universidade Pública para a Comunidade do Sudeste do Tocantins e Nordeste Goiano, sendo ela uma instituição de ensino, pesquisa e extensão com a responsabilidade de transformar a realidade social dos moradores da cidade de Arraias - Tocantins e região. Assim, o trabalho objetiva analisar as ações desenvolvidas pela Universidade por meio dos projetos de extensão, bem como pesquisar o contexto sócio-histórico-cultural da região Sudeste do Tocantins e Nordeste Goiano, levantar os projetos de extensão desenvolvidos pela Universidade e averiguar se estão cadastrados, além de analisar a relação da universidade com as comunidades e regiões mencionadas. A natureza deste estudo é de característica qualitativa de abordagem descritiva. Nesse sentido, como referenciais teóricos, buscou-se um diálogo entre os autores Paulo Freire (1983), Marilena Chaui (2003), Dermeval Saviani (2010), Darcy Ribeiro (2012), Immanuel Kant (2012), Erasmo Valadão (2018), entre outros. Esta pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Tocantins do Campus de Arraias e Comunidade no ano de 2020, cujos participantes foram os professores, técnicos e estudantes da universidade que participaram dos projetos de extensão da UFT e residem na região. Foi observado que Universidade se configura como uma instituição que trabalha com a indissociabilidade entre a Pesquisa, o Ensino e a Extensão, e que, assim sendo, possui um papel social de emancipação e trabalho em conjunto com a comunidade para amenizar os problemas sociais enfrentados pela sociedade, principalmente quando se trata de uma comunidade marcada por negros analfabetos e com um alto índice de desigualdade social.

Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 19 out. 2020.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 86 p. (Série legislação; n. 125). Disponível em: http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 out. 2020.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Pesquisa participante. 8 ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

CHAUI, Marilena de Souza. A universidade pública sob nova perspectiva. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, 2003.

CONEXÃO TOCANTINS. No Tocantins 102 mil pessoas vivem abaixo da linha de extrema pobreza maior índice desde 2012. 2019. Disponível em: https://conexaoto.com.br/2019/11/07/no-tocantins-102-mil-pessoas-vivem-abaixo-da-linha-de-extrema-pobreza-maior-indice-desde-2012. Acesso em: 20 out. 2020.

COSTA, Magda Suely Pereira. Poder local em Tocantins: domínio e legitimidade em Arraias. 2008. 298 f. Tese (Doutorado em Sociologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.

FARIAS, Marizeth Ferreira. Universidade Federal do Tocantins (Campus de Arraias): história, expansão e perspectivas atuais. 2013. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/1101. Acesso em: 09 de novembro de 2020.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza, CE: UEC, 2010. p. 10. Apostila.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7 ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1983.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Arraias. 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/to/arraias.html. Acesso em: 04 mai. 2020.

IBGE– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Arraias. 2020. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/cidades-eestados/to/arraias.html. Acesso em: 23 jan. 2021.

KANT, Immanuel. Resposta à Questão: O que é Esclarecimento?. 2012. Disponível em: https://ken.pucsp.br/cognitiofilosofia/article/viewFile/11661/8392. Acesso em: 29 out. 2020.

LAZZARIN, Luís Fernando. Introdução à escrita acadêmica. 1 ed. Santa Maria: UFSM, 2016.

MEC – Ministério da Educação e Cultura. Instituições da Rede Federal. 2016. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/rede-federal-inicial/instituicoes. Acesso em: 25 jan. 2021.

ANCIERE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte : Autêntica, 2002.

RIBEIRO, Darcy. Universidade de Brasília. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/download/54635762/Texto_6_RIBEIRO_Universidade_de_Brasi-lia.pdf. Acesso em: dez. 2020

SAVIANI, Dermeval. A expansão do ensino superior no Brasil: mudanças e continuidades. 2010. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article. view/14035. Acesso em: 02 nov. 2020.

VALÊNCIO, Norma Felicidade Lopes da Silva. A indissociabilidade entre Ensino/ Pesquisa/Extensão: verdades e Pesquisa/Extensão: verdades e mentiras sobre o pensar e o fazer mentiras sobre o pensar e o fazer da Universidade Pública no Brasil. 1999.Disponível em: Acesso em: 10 de novembro de 2019.

VALADÃO, Erasmo Baltazar. A inserção da Universidade Federal do Tocantins no campus de Arraias: conhecimento, oportunidade e inclusão social. 2018. 222 f., il. Tese (Doutorado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018.

Downloads

Publicado

2022-06-01

Como Citar

VALADÃO , Erasmo Baltazar; BRAGA, Jéssica da Cunha e Silva. A função social da Universidade Pública para a comunidade do Sudeste do Tocantins e Nordeste goiano. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 06–24, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14493. Acesso em: 23 nov. 2024.