Diversidade na Escola: um desafio permanente na atualidade

Autores

Palavras-chave:

Escola, Diversidade, Educação

Resumo

O presente artigo tem como ponto de partida a diversidade na escola e como ela é trabalhada na instituição escolar como elemento pedagógico no processo de sociabilidade dos estudantes. Refletimos sobre a importância de se desenvolver ações educativas e práticas pedagógicas, onde todos os alunos, sem distinções físicas, de cor/raça, religião e orientação sexual, possam estar incluídos, sem que ocorra qualquer tipo de exclusão. Nesse tempo presente onde a individualidade tem sido cultivada, e a tecnologia amplifica a sensação de entregas cada vez mais específicas, o tema das diferenças fica mais evidente, levando-nos a questionar e valorar aspectos físicos, cognitivos e culturais de cada um na sociedade. As idiossincrasias que nos definem, hora nos aproximam, mas na maioria das vezes nos retraem e causam exclusão na sociedade. A perspectiva crítica da epistemologia do sul nos ajuda olhar o Brasil e reconhecê-lo como um dos países mais diversos do mundo, e a educação é aqui apresentada como uma oportunidade de questionar posicionamentos e mentalidades conservadoras a esse respeito, a fim de construirmos uma experiência social mais inclusiva. O estudo aqui apresentado trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, fundamentada em trabalhos e estudos na área da diversidade na escola, comprometido com a leitura crítica da realidade. Compreendemos que, quanto mais se discute sobre esse tema, maiores são as chances de compreendermos sua complexidade, tornando-nos mais inclusivos. Sendo assim, temos como principal objetivo entender a discriminação que rege as diferenças, o que torna fatigante o processo de aceitação da individualidade do próximo no terreno escolar. Saber direcionar ações para a formação profissional e tecnológica e a necessidade de intervenções mais eficazes que possibilitem apropriação desse conhecimento é latente e tardia nas escolas. Ao final dessa pesquisa, concluímos que a diversidade no ambiente escolar deve ser valorizada e receber incentivos didáticos e pedagógicos para que se amplie o debate e investigações de seus efeitos, e de modo algum deve ser inibida. Entendemos que cada projeto, trabalho, seminário, apresentação artística, debate e demais ações realizadas pelos alunos no intuito de valorizar a diversidade deva ser acolhida e incentivada na escola, pois agrega valor ao processo de aprendizado, e a educação técnica profissionalizante é igualmente responsável por esses assuntos.

Biografia do Autor

Lucas Pinheiro de Souza Santos, Escola Estadual Deputado Quintino Vargas

Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG). Professor graduado em Ciências Biológicas da Escola Estadual Deputado Quintino Vargas, Pirapora, Minas Gerais, Brasil. Rua Santa Cruz, Nº 420, casa, bairro Sagrada Família, Pirapora/MG, Brasil, 39270-240. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-4550-0174 Lates: http://lattes.cnpq.br/2348763824718650. E-mail: lucaspinheiro.unopar@hotmail.com.

Thaynara Karem Nunes Pinheiro, Escola Estadual José Natalino Boaventura Leite

Especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFNMG). Professora graduada em Ciências Biológicas da Escola Estadual José Natalino Boaventura Leite, Pirapora, Minas Gerais, Brasil. Rua Santa Cruz, Nº 420, casa, bairro Sagrada Família, Pirapora, Minas Gerais, Brasil, 39270-240. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3929-8065. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7127941238211194. E-mail: thaynaraknunes@hotmail.com.

Juliano Gonçalves Pereira, CEDAPS

Dr. Em Educação (UFMG). Assessor Pedagógico CEDAPS, Diamantina, Minas Gerais, Brasil. Rua São Lucas, 18, Vila Arraiolos, Diamantina/MG. CEP: 39100-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-5684-403X. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6068916664277985. E-mail: juliano.afro@gmail.com.

Referências

ALVES, Alda Judith. O Planejamento de Pesquisas Qualitativas em Educação. Caderno Pesquisa, São Paulo (77); 53-71, maio 1991.

ANDRÉ, Marli; GATTI, Bernadete A. Métodos Qualitativos de Pesquisa em Educação no Brasil: origem e evolução. Simpósio Brasileiro – Alemão de Pesquisa Qualitativa e Interpretação de Dados, realizado na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Gênero e diversidade na escola: formação de professores(ES) em gênero, orientação sexual e relações étnico - raciais. Livro de conteúdo. Rio de Janeiro: CEPESC, Brasília: SPM, 2009.

DUK, Cynthia: Educar na diversidade: material de forma docente. 3. Ed / Edição do matéria Cynthia Duk. – Brasília: [MEC, SEESP], 2006. 266 p.

DRAGO, Rogério. Infância, educação infantil e inclusão: um estudo de caso em Vitória. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: PUC, 2008.

FORQUIM C. A Interpretação das culturas. RJ: Zahar, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GOMES, Nilma Lino. Educação e diversidade cultural: refletindo sobre as diferenças presenciais na escola, 1999.

LOCATELLI, Adriana Cristine Dias, Fundamentos da Educação Especial: Ciências Biológicas, Adriana Cristine Dias Locatelli, Edilaine Vagula. --São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.

MINAYO, M.C.S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. Rio de Janeiro/São Paulo: ABRASCO/HUCITEC, 2012.

VELHO Gilberto & Castro, Eduardo viveiros. O conceito de cultura e o estudo das sociedades complexas. Artefato n,1, Jornal de cultura do Estado do Rio de Janeiro. 1978, p.4-9.

VELHO Gilberto. Individualismo e Cultura: notas para uma Antropologia da Sociedade Contemporânea. RJ: Zahar 1987.

SOUZA, Maria do Carmo Lacerda, Diversidade Cultural um Desafio na Escola Gabriel Lage, 2012.

Downloads

Publicado

2022-08-27

Como Citar

SANTOS, Lucas Pinheiro de Souza; PINHEIRO, Thaynara Karem Nunes; PEREIRA, Juliano Gonçalves. Diversidade na Escola: um desafio permanente na atualidade. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 07–18, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14764. Acesso em: 18 abr. 2024.