Diversidade na Escola: um desafio permanente na atualidade
Palavras-chave:
Escola, Diversidade, EducaçãoResumo
O presente artigo tem como ponto de partida a diversidade na escola e como ela é trabalhada na instituição escolar como elemento pedagógico no processo de sociabilidade dos estudantes. Refletimos sobre a importância de se desenvolver ações educativas e práticas pedagógicas, onde todos os alunos, sem distinções físicas, de cor/raça, religião e orientação sexual, possam estar incluídos, sem que ocorra qualquer tipo de exclusão. Nesse tempo presente onde a individualidade tem sido cultivada, e a tecnologia amplifica a sensação de entregas cada vez mais específicas, o tema das diferenças fica mais evidente, levando-nos a questionar e valorar aspectos físicos, cognitivos e culturais de cada um na sociedade. As idiossincrasias que nos definem, hora nos aproximam, mas na maioria das vezes nos retraem e causam exclusão na sociedade. A perspectiva crítica da epistemologia do sul nos ajuda olhar o Brasil e reconhecê-lo como um dos países mais diversos do mundo, e a educação é aqui apresentada como uma oportunidade de questionar posicionamentos e mentalidades conservadoras a esse respeito, a fim de construirmos uma experiência social mais inclusiva. O estudo aqui apresentado trata-se de uma pesquisa de revisão bibliográfica, fundamentada em trabalhos e estudos na área da diversidade na escola, comprometido com a leitura crítica da realidade. Compreendemos que, quanto mais se discute sobre esse tema, maiores são as chances de compreendermos sua complexidade, tornando-nos mais inclusivos. Sendo assim, temos como principal objetivo entender a discriminação que rege as diferenças, o que torna fatigante o processo de aceitação da individualidade do próximo no terreno escolar. Saber direcionar ações para a formação profissional e tecnológica e a necessidade de intervenções mais eficazes que possibilitem apropriação desse conhecimento é latente e tardia nas escolas. Ao final dessa pesquisa, concluímos que a diversidade no ambiente escolar deve ser valorizada e receber incentivos didáticos e pedagógicos para que se amplie o debate e investigações de seus efeitos, e de modo algum deve ser inibida. Entendemos que cada projeto, trabalho, seminário, apresentação artística, debate e demais ações realizadas pelos alunos no intuito de valorizar a diversidade deva ser acolhida e incentivada na escola, pois agrega valor ao processo de aprendizado, e a educação técnica profissionalizante é igualmente responsável por esses assuntos.
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