Acervos digitais e Educação: a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin enquanto possibilidade para o ensino
Palavras-chave:
Ensino de História, Bibliotecas Digitais, Pesquisa, Mídia-educaçãoResumo
O presente artigo pretende realizar um levantamento bibliográfico, a partir do qual abordaremos as relações entre as Tecnologias Digitais, o Ensino de História e as Bibliotecas Digitais como instrumento pedagógico. Este tema foi desenvolvido a partir do uso das TDIC e das possibilidades de usos da Biblioteca Nacional. Defendemos que a aproximação entre A Educação e as Tecnologias Digitais tornou-se de extrema importância na atualidade, em particular devido à pandemia do COVID – 19 e a vacinação dos profissionais de educação e a possibilidade da aplicação do ensino híbrido. Defendemos que este estudo contribui para discutir a melhor formação dos futuros professores, assim como prestar suporte aos novos ingressantes universitários. Como podemos ver, nossa pesquisa visa abarcar todas as dimensões da Pesquisa, Ensino e Extensão, ou seja, o tripé da Universidade Pública brasileira.
Referências
ALBERTI, Verena. Fontes. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Orgs.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2019. p. 107-112.
BONILLA, Maria H. S. A Presença da Cultura Digital no GT Educação e Comunicação da ANPEd. Revista Teias, v. 13, n. 30, p. 71-93, set./dez. 2012.
CARENZIO, Alessandra. Mídia e escola: Representação dos Professores e reflexão para uma nova formação em mídia-educação. In: COHEN, D. J.; ROSENZWEIG, R. Digital History: a guide to gathering, preserving, and presenting the past on the web. Philadelphia: University of Pennsylvania, Press, 2006.
COELHO, George Leonardo Seabra, SILVA, Luiz Gustavo Martins da; SILVA, Thálita Maria Francisco da. Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais. CLIO (RECIFE), v. 40, p. 51, 2022.
FANTIN, M., RIVOLTELLA, P. C. (2018). Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Brasil: Papirus Editora.
FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no ensino de História in Universa. Brasília, n. 1, fevereiro de 1999.
GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. Educação Tecnológica. In: GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin (Org.) Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo, Ed. Cortez, 1999.
FIGUEIREDO, Luciano. História e informática: o uso do computador. In: CARDOSO, Cirfo F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
LEINER, Barry M. The scope of the digital library. DLib Working Group on Digital Library Metrics, 1998.
LEITE, I. P., et al. (2001). “Tradicional vs. Virtual - Questão Irreal?”, Páginas a&b, 2001, pp. 85-92.
MARTINS, Gabriel de Almeida. SILVA, Davi Milleli. Museu, educação e COVID-19: Uma abordagem teórica dos acervos digitais em meio ao Isolamento Social. Revista Boca Ano II, volume 2, N°4. Boa Vista, Revista UFRR, 2020. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/issue/view/281>Acesso em: 12/05/2021.
PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, M., RIVOLTELLA, P. C. (2018). Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Brasil: Papirus Editora.
SAYÃO, Luis Fernando. Afinal, o que é biblioteca digital. Revista USP, São Paulo, n.80, p. 6-17, dezembro/fevereiro 2008-2009
SEBASTIÃO, Marcia Pereira; PESCE, Lucila. Revista de Tecnologias Digitais e Cognitivas da PUC – São Paulo,2010. Resenha da obra “Cibercultura” de Pierre Lévy; Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/resenhas/2010/edicao_3/3- cibercultura pierre_levy.pdf. Acesso em: 07.06. 2022.
SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: CARVALHO, Ana Beatriz Gomes; SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação / Maria da Graça Setton - 1 ed.,2ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2020.
MOITA, Filomena M. C.; SOUSA, Robson Pequeno de. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Eduepb, 2011. p. 17-48.
ZAFALON, Z. R. Biblioteca digital X Biblioteca virtual: aspectos norteadores para proposta de implantação em uma IES. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 13., 2004. Pág. 4.