Acervos digitais e Educação: a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin enquanto possibilidade para o ensino

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História, Bibliotecas Digitais, Pesquisa, Mídia-educação

Resumo

O presente artigo pretende realizar um levantamento bibliográfico, a partir do qual abordaremos as relações entre as Tecnologias Digitais, o Ensino de História   e as Bibliotecas Digitais como instrumento pedagógico. Este tema foi desenvolvido a partir do uso das TDIC e das possibilidades de usos da Biblioteca Nacional. Defendemos que a aproximação entre A Educação e as Tecnologias Digitais tornou-se de extrema importância na atualidade, em particular devido à pandemia do COVID – 19 e a vacinação dos profissionais de educação e a possibilidade da aplicação do ensino híbrido. Defendemos que este estudo contribui para discutir a melhor formação dos futuros professores, assim como prestar suporte aos novos ingressantes universitários. Como podemos ver, nossa pesquisa visa abarcar todas as dimensões da Pesquisa, Ensino e Extensão, ou seja, o tripé da Universidade Pública brasileira.

Biografia do Autor

Dalila Maria Alves, Universidade Federal do Tocantins

Graduanda em História UFT. Aluna de Iniciação Científica (PIBIC), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/N - Jardim do Ipês I, Porto Nacional - TO, 77500-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3364-8167 Lattes: http://lattes.cnpq.br/0612499107877735. E-mail: dalila.maria@mail.uft.edu.br

Nilson Giuvannucci Rosa, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em História pela UFT. Aluno de Iniciação Científica (PIBIC), Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/N - Jardim do Ipês I, Porto Nacional - TO, 77500-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0001-6243-606X Lattes: http://lattes.cnpq.br/9313219719601161. E-mail: n2giuvannucci@gmail.com.

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História (UFG). Professor do Curso de História da Universidade Federal do Tocantins, Porto Nacional, Tocantins, Brasil. Endereço para correspondência: Rua 03, Quadra 17, Lote 11, S/N - Jardim do Ipês I, Porto Nacional - TO, 77500-000. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3166-4008. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8547171534862098. E-mail: george.coelho@hotmail.com.

Referências

ALBERTI, Verena. Fontes. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Orgs.). Dicionário de ensino de História. Rio de Janeiro: Editora FGV. 2019. p. 107-112.

BONILLA, Maria H. S. A Presença da Cultura Digital no GT Educação e Comunicação da ANPEd. Revista Teias, v. 13, n. 30, p. 71-93, set./dez. 2012.

CARENZIO, Alessandra. Mídia e escola: Representação dos Professores e reflexão para uma nova formação em mídia-educação. In: COHEN, D. J.; ROSENZWEIG, R. Digital History: a guide to gathering, preserving, and presenting the past on the web. Philadelphia: University of Pennsylvania, Press, 2006.

COELHO, George Leonardo Seabra, SILVA, Luiz Gustavo Martins da; SILVA, Thálita Maria Francisco da. Tecnologias digitais, formação e ensino: uma análise dos PPCS de licenciatura em história no Estado de Minas Gerais. CLIO (RECIFE), v. 40, p. 51, 2022.

FANTIN, M., RIVOLTELLA, P. C. (2018). Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Brasil: Papirus Editora.

FERREIRA, Carlos Augusto Lima. A importância das novas tecnologias no ensino de História in Universa. Brasília, n. 1, fevereiro de 1999.

GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin. Educação Tecnológica. In: GRINSPUN, Mírian Paura Sabrosa Zippin (Org.) Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. São Paulo, Ed. Cortez, 1999.

FIGUEIREDO, Luciano. História e informática: o uso do computador. In: CARDOSO, Cirfo F. e VAINFAS, Ronaldo (orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

LEINER, Barry M. The scope of the digital library. DLib Working Group on Digital Library Metrics, 1998.

LEITE, I. P., et al. (2001). “Tradicional vs. Virtual - Questão Irreal?”, Páginas a&b, 2001, pp. 85-92.

MARTINS, Gabriel de Almeida. SILVA, Davi Milleli. Museu, educação e COVID-19: Uma abordagem teórica dos acervos digitais em meio ao Isolamento Social. Revista Boca Ano II, volume 2, N°4. Boa Vista, Revista UFRR, 2020. Disponível em: <https://revista.ufrr.br/boca/issue/view/281>Acesso em: 12/05/2021.

PORTO, Tania Maria Esperon. As tecnologias estão nas escolas. E agora, o que fazer com elas? In: FANTIN, M., RIVOLTELLA, P. C. (2018). Cultura digital e escola: Pesquisa e formação de professores. Brasil: Papirus Editora.

SAYÃO, Luis Fernando. Afinal, o que é biblioteca digital. Revista USP, São Paulo, n.80, p. 6-17, dezembro/fevereiro 2008-2009

SEBASTIÃO, Marcia Pereira; PESCE, Lucila. Revista de Tecnologias Digitais e Cognitivas da PUC – São Paulo,2010. Resenha da obra “Cibercultura” de Pierre Lévy; Disponível em: http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/resenhas/2010/edicao_3/3- cibercultura pierre_levy.pdf. Acesso em: 07.06. 2022.

SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: CARVALHO, Ana Beatriz Gomes; SETTON, Maria da Graça. Mídia e educação / Maria da Graça Setton - 1 ed.,2ª reimpressão - São Paulo: Contexto, 2020.

MOITA, Filomena M. C.; SOUSA, Robson Pequeno de. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: Eduepb, 2011. p. 17-48.

ZAFALON, Z. R. Biblioteca digital X Biblioteca virtual: aspectos norteadores para proposta de implantação em uma IES. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 13., 2004. Pág. 4.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

DALILA MARIA ALVES; ROSA, Nilson Giuvannucci; COELHO, George Leonardo Seabra. Acervos digitais e Educação: a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin enquanto possibilidade para o ensino. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 26–45, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14956. Acesso em: 23 nov. 2024.