A potencialidade de discursos no Instagram: uma análise netnográfica da página “O Sentinela Oficial”

Autores

Palavras-chave:

Instagram, Pedagogia Cultural, Tecnologias e Mídias Digitais, Prática Discursiva

Resumo

As mídias digitais e recursos tecnológicos permeiam os processos de comunicação e a vida social no atual contexto. Nesse sentido as redes sociais se configuram como espaços onde circulam discursos e são produzidos significados, que estão imbricados em relações de poder. Das muitas redes sociais, o Instagram destaca-se, sobretudo, como local de construção de conhecimento e divulgação de ideias, representando um ambiente onde emergem pedagogias culturais, produzindo novos modos de ser e viver na contemporaneidade. Desta forma, cabe investigar os discursos gestados nessa plataforma. Assim, esse artigo propõe-se, a partir do campo dos Estudos Culturais, analisar a página de Instagram “O Sentinela Oficial”, que se autodenomina como “Mídia crítica Independente”, e onde circulam discursos alternativos e revisionistas, tanto nas publicações da página, quanto nos comentários feitos por seus seguidores. Para efetuar as análise propostas, a metodologia empreendida foi uma netnografia, no intuito de realizar uma imersão na página e assim, mapear as práticas discursivas que emergem neste ambiente digital. O artigo analisa o potencial destes discursos como pedagogias culturais e está fundamentado nos conceitos de discurso e pedagogias culturais, encontrando suporte teórico em autores como Henry Giroux, Robert Kozinets e Michel Foucault.

Biografia do Autor

Lucas Bitencourt Fortes, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Mestrando em Educação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS, Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-3134-1612 Lattes: http://lattes.cnpq.br/9325586668331469 .E-mail: lucasfortes@rede.ulbra.br.

Ricardo da Silva e Silva, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Doutorando em educação na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Canoas/RS, Brasil. ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-9664-7399 Lattes: http://lattes.cnpq.br/1140156787334037 .E-mail: ricardo.silva1977@gmail.com.

Referências

AFP. Líder do partido neonazista grego é condenado a 13 anos de prisão. Publicado em: 14 de outubro de 2020. Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/mundo/lider-do-partido-neonazista-grego-e-condenado-a-13-anos-de-prisao/>. Acesso em: 19 de maio de 2022.

ALMEIDA, Alexandre de. Música skinhead White power brasileira: guia de referência. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Departamento de Sociologia. Área de concentração: Sociologia. Orientadora: Profª. Dra. Maria Aparecida Aquino. São Paulo, 2017.

BALLOUSSIER, Anna Virginia. Integralismo, milícia, Rússia e zouk: quem é o homem apontado como autor do ataque ao Porta dos Fundos. Publicado em: 08 de janeiro de 2020. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/01/integralismo-milicia-russia-e-zouk-quem-e-o-homem-apontado-como-autor-do-ataque-ao-porta-dos-fundos.shtml>. Acesso em: 11 de maio de 2022.

BRANDÃO, Cleyton. Os discursos de ódio na cibercultura. In: Revista entreideias, Salvador, v. 9, n. 2, p. 6-68, maio/ago 2020.

BRASIL 247. Judeus pela Democracia denuncia antissemitismo em live na TV 247. Publicado em: 21 de janeiro de 2022. Disponível em: <https://www.brasil247.com/midia/judeus-pela-democracia-denunciam-antissemitismo-em-live-na-tv-247-aj2wba6j>. Acesso em: 11 de maio de 2022.

CARVALHO, Joana Mourão. Mário Machado: A vida de um skinhead entre a prisão e a liberdade. Publicado em: 10 de novembro de 2021. Disponível em: <https://ionline.sapo.pt/artigo/752421/mario-machado-a-vida-de-um-skinhead-entre-a-prisao-e-a-liberdade-?seccao=Portugal_i>. Acesso em: 11 de maio de 2022.

CNN. Aurora Dourada: Grécia declara partido de extrema-direita como grupo criminoso. Publicado em: 07 de outubro de 2020. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/aurora-dourada-grecia-declara-partido-de-extrema-direita-como-grupo-criminoso/>. Acesso em: 19 de maio de 2022.

ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Estudos Culturais: uma introdução. 2a Edição. Autêntica: Belo Horizonte 2000.

FANTÁSTICO. Perfil de suspeito de ataque ao Porta dos Fundos tem zouk, agressão a secretário e 12 passagens na polícia. Publicado em: 05 de janeiro de 2020. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/01/05/perfil-de-suspeito-de-ataque-ao-porta-dos-fundos-tem-zouk-agressao-a-secretario-e-12-passagens-na-policia.ghtml>. Acesso em: 11 de maio de 2022.

FERNANDEZ, Melissa. Tebet e Contarato apresentam projetos contra apologia ao nazismo. Publicado em: 10 de fevereiro de 2022. Disponível em: <https://congressoemfoco.uol.com.br/area/congresso-nacional/tebet-e-contarato-apresentam-projetos-contra-apologia-ao-nazismo/>. Acesso em: 11 de maio de 2022.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n. 114, novembro/ 2001 Cadernos de Pesquisa, n. 114, p. 197-223, novembro/ 2001

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008. Tradução de: Luiz Felipe Baeta Neves.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège De France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Tradução: Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

GRAGNANI, Juliana. BBC News Brasil. O que é 'globalismo', termo usado pelo novo chanceler brasileiro e por Trump? 2019. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/internacional-46786314> Acesso em: 11 de junho de 2022.

GIROUX, Henry A. Praticando Estudos Culturais nas faculdades de educação. P. 83-100. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Alienígenas na Sala de Aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. 11ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013. P. 83-100.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2012.

KOZINETS, Robert V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Tradução: Daniel Bueno; revisão técnica: Tatiana Melani Tosi, Raúl Ranauro Javales Júnior. Porto Alegre: Penso, 2014

LAGE, Leandro R. SARAIVA, Luiziane Silva. Ressentimento e guerra cultural no populismo de extrema direita: tensões morais e fronteiras de antagonismo. 2021. Disponível em:<https://revistaecopos.eco.ufrj.br/eco_pos/article/view/27704/15219> Acesso em: 11 de julho de 2022.

MADAÍL, Fernando. O britânico que admirava Mussolini e o amigo Hitler. Publicado em: 05 de abril de 2008. Disponível em: <https://www.dn.pt/arquivo/2008/o-britanico-que-admirava-mussolini-e-o-amigo-hitler-997281.html>. Acesso em: 19 de maio de 2022.

MARTINS, Anna Clara Lehmann. Discurso de ódio em redes sociais e reconhecimento do outro: o caso M. Revista Direito GV, v. 15, n. 1, jan./abr. 2019, e1905. doi: <http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201905>. Acesso em: 15 de junho de 2022.

MARTINS, Marco Antônio. PF prende líder de grupo radical religioso por crimes de racismo e ódio contra judeus. Publicado em: 24 de fevereiro de 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/02/24/operacao-rofesh.ghtml>. Acesso em: 11 de maio de 2022.

NETO, Ivo. Neonazi Mário Machado detido por posse de arma em investigação sobre tweet racista. Publicado em: 09 de novembro de 2021. Disponível em: <https://www.publico.pt/2021/11/09/sociedade/noticia/mario-machado-detido-pj-1984217>. Acesso em: 11 de maio de 2022.

TOLAND, John. Adolf Hitler. Tradução: Henrique Mesquita. Rio de Janeiro: Livraria & Editora Francisco Alves, 1978.

RUDIN, Mike. BBC News Brasil. Por que o bilionário George Soros é odiado pela direita radical. 2019. Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/internacional-49657144> Acesso em: 11 de junho de 2022.

SALES, Shirlei Rezeilde. Etnografia+netnografia+análise do discurso: articulações metodológicas para pesquisar em Educação. P. 111-132. In: MEYER, D. Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (organizadoras). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.

SOUZA, Vanderlei Sebastião de. Eugenia, racismo científico e antirracismo no Brasil: debates sobre ciência, raça e imigração no movimento eugênico brasileiro (1920-1930). Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 42, nº 89, 2022. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1806-93472022v42n89-06>.

SILVA, Suelen de Aguiar. Desvelando a Netnografia: um guia teórico e prático. In: Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. 38 (2). P. 339-342. Jul-Dez 2015. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1809-58442015217>. Acesso em: 07 de abril de 2022.

STEINBERG, Shirley. Produzindo múltiplos sentidos – pesquisa com bricolagem e pedagogia cultural. P. 211-239. In: KIRCHOF, E. Roberto; WORTMANN, M. Lúcia; COSTA, M. Vorraber (orgs.). Estudos Culturais & Educação: contingências, articulações, aventuras, dispersões. Canoas: Editora ULBRA, 2015.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

FORTES, Lucas Bitencourt; SILVA, Ricardo da Silva e. A potencialidade de discursos no Instagram: uma análise netnográfica da página “O Sentinela Oficial”. RELPE: Revista Leituras em Pedagogia e Educação, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 70–88, 2022. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/relpe/article/view/14959. Acesso em: 5 nov. 2024.