Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Porto das Letras
Periódicos UFT
Current
Archives
Announcements
About
About the Journal
Submissions
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Search
Periódicos UFT
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 9 No. 4 (2023): Educação Indígena
Vol. 9 No. 4 (2023): Educação Indígena
Published:
2024-03-28
EXPEDIENTE
Expediente
Antônio Lisboa Leitão de Souza, Neila Nunes de Souza, Maurício Alves da Silva
1-5
PDF (Português (Brasil))
EDITORIAL
Apresentação
Antônio Lisboa Leitão de Souza, Neila Nunes de Souza, Maurício Alves da Silva
1-2
PDF (Português (Brasil))
DOSSIÊ
O Diretório dos índios e a implantação da língua portuguesa versus BNCC
Cultura e apagamento da língua indígena
Janete Pereira Santos Carvalho
Artigo 1, p. 1-15
PDF (Português (Brasil))
RECONHECIMENTO E COOFICIALIZAÇÃO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS DO AMAZONAS
um debate sobre direito, política e planejamento linguísticos
Claudemir Sousa
Artigo 2, p. 1-18
PDF (Português (Brasil))
REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INDÍGENA XERENTE-AKWÊ E O ESTUDO DAS PERDAS DE VOGAIS E COSOANTES NAS PALAVRAS DA LÍNGUA AKWÊ: LIMITES E POSSIBILIDADES
Paulo Fernando Sitmoru Xerente, Neila Nunes de Souza
Artigo 3, p. 1-29
PDF (Português (Brasil))
POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DO TOCANTINS: TERRITÓRIO E CULTURA
Luciana Silva dos Santos, Maurício Alves da Silva
Artigo 4, p. 1-15
PDF (Português (Brasil))
A RESISTÊNCIA INDÍGENA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DA LÍNGUA AKWE-XERENTE
Gustavo Kanõkrã Xerente, Neila Nunes de Souza
Artigo 5, p. 1-14
PDF (Português (Brasil))
INDIGENOUS PROTAGONISM
REFLECTIONS ON INSTITUTIONAL LANGUAGE POLICIES AT ABRALIN’S LIVE EVENT ON YOUTUBE, DURING THE PANDEMIC PERIOD
Jardeane Reis de Araújo, Floriete Assunção Ribeiro, Claudia da Costa Campos , Neila Nunes de Souza, Mauricio Alves da Silva
Artigo 6, p. 1-19
PDF (Português (Brasil))
O FILME ‘A MISSÃO 1986’ E A RESISTÊNCIA INDÍGENA
Mayara Araújo de Menezes, Neila Nunes de Souza
Artigo 7, p. 1-13
PDF (Português (Brasil))
GEOLINGUÍSTICA DOS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DO TOCANTINS
Luciana Silva dos Santos, Maurício Alves da Silva
Artigo 8, p. 1-15
PDF (Português (Brasil))
The NAMES OF COMMERCIAL ESTABLISHMENTS OF INDIGENOUS ORIGIN IN PORTO NACIONAL (TO)
Ludimilla Coelho dos Santos, Karylleila Santos Andrade
Artigo 9, p. 1-25
PDF (Português (Brasil))
Povos Indígenas no Estado do Tocantins: constituição e história de resistência
Junio Cesar Alves de Sousa, Neila Nunes de Souza
Artigo 10, p. 1-23
PDF (Português (Brasil))
Política de Cotas e as Ações Afirmativas: Povo Akwê-Xerente, são os Indígenas na Universidade Federal do Tocantins
Junio Cesar Alves de Souza, Neila Nunes de Souza
Artigo 11, p. 1-24
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO INDÍGENA EM DEBATE: PROPOSITURAS E TENSIONAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL DO POVO XERENTE NO CEMIX-WARÃ
Neila Nunes de Souza, Poliana Alves de Oliveira
Artigo 11, p. 1-26
PDF (Português (Brasil))
O DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: UMA ANALISE DA LEGISLAÇÃO VIGENTE E DA LUTA DO POVO POTIGUARAS
Antônio Lisboa Leitão de Souza, Liliane Monteiro Barbosa
Artigo 13, p. 1-16
PDF (Português (Brasil))
SEÇÃO LIVRE
Historical course of the Law of Guidelines and Bases in the education of deaf people
Israel Bissat Amim, Alexandre Melo de Sousa
Artigo SL1, p. 1-13
PDF (Português (Brasil))
Dactylological Signs of Libras:
an analysis based on Battison's Restructuring Profile
Raniere Alislan Almeida Cordeiro, Aline Lemos Pizzio
Artigo SL2, p. 1-35
PDF (Português (Brasil))
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM NA PERSPECTIVA DA INTERLÍNGUA E DA TRANSLINGUAGEM
Jasmin Caroline de Lima, Layane Rodrigues de Lima, Leosmar Aparecido da Silva, Hildomar José de Lima
Artigo SL3, p. 1-29
PDF (Português (Brasil))
PANORAMA DOS PRINCIPAIS ESTUDOS E REGISTROS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Fábio Vieira de Souza Junior, Nilce Maria da Silva
Artigo SL4, p. 1-23
PDF (Português (Brasil))
LÍNGUA DE SINAIS EM CONTATO
TRÂNSITO DO LÉXICO NO USO DA LÍNGUA DE SINAIS AMERICANA (ASL) PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Francinei Rocha Costa, Aline Lemos Pizzio
Artigo SL5, p. 1-23
PDF (Português (Brasil))
EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE OS TERMOS UTILIZADOS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Floriete Assunção Ribeiro, Jardeane Reis de Araújo, Melissa Maynara dos Passos Leal, Neila Nunes de Souza
Artigo SL6, p. 1-23
PDF (Português (Brasil))
UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Izabel Cristina Ribeiro Mendes
Artigo SL7, p. 1-12
PDF (Português (Brasil))
ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS: UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA
Samanta Soares Santana, Neila Nunes de Souza
Artigo SL8, p. 1-16
PDF (Português (Brasil))
Amazonian oral narratives in the teaching and learning of spanish as a foreign language (SFL): considerations about the myth of Curupira in the educational context of rural areas
Gracineia dos Santos Araújo
Artigo SL9, p. 1-14
PDF (Português (Brasil))
Caminhos para uma educação crítica: a percepção de estudantes do Curso de Letras Vernáculas sobre o Letramento
Ueliton André dos Santos Silva, Maria de Fatima Berenice da Cruz
Artigo SL10, p. 1-14
PDF (Português (Brasil))
Manuais e Guias de Redação Oficial Tocantinenses:
Por que o Gênero Masculino os Domina?
Paulo Anizio souza
Artigo SL11, p. 1-13
PDF (Português (Brasil))
A ERA PÓS-MÉTODO: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO
Edsom Rogério Silva
Artigo SL12, p. 1-18
PDF (Português (Brasil))
Vidas Negras, Nossas Vidas
Daniella Corcioli Azevedo Rocha, Wellengton Campos de Araújo
Artigo SL13, p. 1-25
PDF (Português (Brasil))
Developed By
Open Journal Systems
Make a Submission
Make a Submission
Language
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
Deutsch
Information
For Readers
For Authors
For Librarians