PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM NA PERSPECTIVA DA INTERLÍNGUA E DA TRANSLINGUAGEM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.234sl3

Resumo

Este artigo tem o objetivo de compreender e de problematizar como  é feita a avaliação de produções textuais de candidatos surdos no âmbito da prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicando-se na problematização as noções de interlíngua e translinguagem. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, trazendo a legislação vigente que aborda o ensino de Português como Segunda Língua para Surdos (PSLS), os conceitos de  interlíngua e de translinguagem e trechos de redações de surdos disponíveis no Manual de Correção/2020 divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Os resultados mostraram que grande parte dos aspectos gramaticais  verificados nas redações de estudantes surdos, no contexto do Enem, aponta para o primeiro nível de aquisição de português na interlíngua. Já a aplicação dos estudos da translinguagem na análise dos textos mostra que a produção do texto do aluno tal qual ela se mostra é parte de sua identidade, de sua subjetividade e permite que os alunos surdos se movam entre as diferentes línguas de forma dinâmica. Trabalhos dessa natureza podem contribuir para o surgimento de políticas públicas que ajudem no desenvolvimento do PSLS, aliado à valorização da Língua Brasileira de Sinais.

Biografia do Autor

Jasmin Caroline de Lima, Universidade Federal de Goiás

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. 

Layane Rodrigues de Lima, Universidade Federal de Goiás

Professora e Pesquisadora do Departamento de Libras e Tradução da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. 

Leosmar Aparecido da Silva, Universidade Federal de Goiás

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. 

Hildomar José de Lima, Universidade Federal de Goiás

Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. 

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Publicado

2024-03-28

Como Citar

Caroline de Lima, J., Rodrigues de Lima, L., Aparecido da Silva, L., & José de Lima, H. (2024). PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM NA PERSPECTIVA DA INTERLÍNGUA E DA TRANSLINGUAGEM. Porto Das Letras, 9(4), Artigo SL3, p. 1–29. https://doi.org/10.20873.234sl3

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE