A ERA PÓS-MÉTODO: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.234sl12

Resumo

O presente trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica e documental, faz uma análise da trajetória dos métodos de ensino de língua estrangeira (LE) utilizados no Brasil, especificamente para o ensino de língua inglesa. Para tal, serão analisados os métodos Tradicional, Direto, Audiolingual, Audiovisual, Comunicativo e o Pós-método, visto serem esses os de maior relevância utilizados desde o princípio do ensino de língua inglesa no Brasil, até o contexto atual. Por meio de um breve histórico, são analisadas as origens de tais métodos, bem como a maneira como eles contribuíram ou contribuem para o avanço no ensino de LE e quais são os aspectos positivos e negativos relacionados a esses processos de ensino. Por fim, será apresentada a teoria do Pós-método como uma proposta para que professores de língua estrangeira possam refletir sobre sua importância enquanto mediadores no processo de ensino e aprendizagem e enquanto agentes de transformação social.

Biografia do Autor

Edsom Rogério Silva, UFNT

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, doutorando em Linguística e Literatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins – UFNT.  E-mail: professoredsom@gmail.com

Referências

ALMEIDA FILHO, J. C. P. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. Campinas: Pontes, 1999.

ANTHONY, E. M. Approach, Method and Technique. ELT Journal, 17(2), 1963.

BESSE,H., PORQUIER, R., Grammaire et didactique des langues. Paris: Hatier-Crédif, 1984.

BROWN, H. D. Teaching by principles: an interactive approach to language pedagogy. New York: Longman, 2001.

CHASTAIN, K. Developing Second Language Skills. CA: Harcourt Brace Jovanovich, 1988.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. RJ, Paz e Terra, 1987.Campus, 2002.

GERMAIN, C. Evolution de l’enseignement des langues: 5000 ans d’histoire. Paris: Clé International,1993. (Col. Didactique des langues étrangères)

GIROUX, Henry A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOTTSCHALK, C.M.C. Uma concepção pragmática de ensino e aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.33, n.3, p. 459-470, set./dez. 2007.

HOWATT, Anthony Philip Reid; WIDDOWSON, H. G. A history of English language teaching. 2ª ed. Oxford: Oxford University Press, 2009.

HYMES, D.H. Vers une compétence de communication. Paris: Crédif; Hatier; Didier, 1991. (Col. LAL).

KRASHEN, S.D. Principle and Practice in Second Language Acquisition. Oxford: Pergamon Press, 1982.

KUMARAVADIVELU, B. Critical language Pedagogy, a postmethod perspective on English Language teaching. World Englishes, Vol. 22, n. 4, pp. 539-550, 2003.

KUMARAVADIVELU, B. Towards a postmethod pedagogy. Tesol Quarterly, Vol. 35, n. 4, pp. 537-560, 2001.

LARSEN-FREEMAN, D. Teaching Techniques in English as a Second Language. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em lingüística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236. M

MOIRAND, S. Enseigner à communiquer en langue étrangère. Paris: Hachette, 1982.

PUREN, C. Histoire des méthodologies. Paris: Nathan; Clé International,1988. (Col.Didactique des langues étrangères).

SCHWEITZER, Claudia. La prosodie chez les auteurs français de l’Âge classique (XVIe - XVIIIe siècle : Quelle langue ?. Porto das Letras, v. 6, n. 5, p. 16–32, 2020.

SKINNER, B. F. Verbal Behavior. NY: Appleton-Century-Corfts, 1957.

Downloads

Publicado

2024-03-28

Como Citar

Silva, E. R. (2024). A ERA PÓS-MÉTODO: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO. Porto Das Letras, 9(4), Artigo SL12, p. 1–18. https://doi.org/10.20873.234sl12

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE