ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS: UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA

Autores

  • Samanta Soares Santana UFT
  • Neila Nunes de Souza UFT

DOI:

https://doi.org/10.20873.234sl8

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise reflexiva sobre os princípios da educação escolar quilombola inserida no contexto do ensino regular, abordando os obstáculos, restrições e oportunidades envolvidos. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica; isso cria uma discussão central em torno de três temas: educação diferenciada, identidade e desafios rumo à implementação da educação escolar quilombola. Os conceitos de educação diferenciada nos artigos analisados se assemelham ao ensino contextualizado que proporciona adaptação curricular. Concluímos que o volume de produção analisado ainda se mantém. Apresentando a primeira onda de vozes clamando pela educação quilombola como meio de Educação. É necessário lançar uma segunda vaga de investigação e avaliação. Realizando experiências escolares quilombolas em diversas situações e regiões, e resolver problemas específicos relativos aos aspectos educacionais e financeiros da alfabetização Quilombola.

Biografia do Autor

Samanta Soares Santana, UFT

Acadêmica do Curso de Letras Português da Universidade Federal do Tocantins. E-mail: samanttasoares19@gmail.com

Neila Nunes de Souza, UFT

Professora do Curso de Letras da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

2024-03-28

Como Citar

Santana, S. S., & Souza, N. N. de. (2024). ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS: UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA. Porto Das Letras, 9(4), Artigo SL8, p. 1–16. https://doi.org/10.20873.234sl8

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Seção

SEÇÃO LIVRE

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