AS NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE): CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO CURUPIRA NO CONTEXTO EDUCATIVO DO INTERIOR (RURAL)

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DOI:

https://doi.org/10.20873.234sl9

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar algumas considerações sobre o uso das narrativas orais amazônicas no contexto educativo do interior (rural), a partir do mito Curupira no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Consideramos que este gênio tutelar da floresta (CASCUDO, 2008), protetor das matas (MAGALHÃES, 1975), assume um relevante papel no dia a dia dos povos que habitam o interior rural, fundindo-se e confundindo-se com a realidade. A imagem do guardião das florestas é múltipla, porque o Curupira ganha novas cores, formas e atributos, tornando evidente que ele é um ser sobrenatural que emana força e vigor na sua missão de defender as nossas matas. Para melhor compreender espírito cuja missão é proteger a floresta, como aporte teórico nos guiamos em autores como Cascudo (2008), Magán (2010), Cosson (2021; 2014), Colombres (2010; 2016; 2017), entre outros. Apresentaremos algumas pautas para o uso dessa literatura na sala de aula, como uma maneira de oferecer ao aprendiz da língua estrangeira em questão a possibilidade de ampliar e aprofundar os conhecimentos linguísticos e culturais, a partir da sua própria realidade, mas com uma dimensão universal.

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Publicado

2024-03-28

Como Citar

dos Santos Araújo, G. (2024). AS NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE): CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO CURUPIRA NO CONTEXTO EDUCATIVO DO INTERIOR (RURAL). Porto Das Letras, 9(4), Artigo SL9, p. 1–14. https://doi.org/10.20873.234sl9

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SEÇÃO LIVRE