Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.- A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
- Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
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- A contribuição é escrita em fonte Times New Roman, tamanho 12; folha A4; espaçamento entre linhas 1,5; margens superior e inferior de 2,5cm e as margens direita e esquerda de 3,0cm, parágrafo 1,25 cm
- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
- Todo material passou por prévia revisão textual antes de ser apresentado à Revista
- O material apresenta resumo, palavras-chave, abstract e keywords.
- O artigo não apresenta identificação do(s) autores no texto do artigo. As informações sobre os autores devem incluídos, obrigatoriamente, nos metadados da submissão: autor, email, instituição em que atua e curso em que se formou
- A contribuição utiliza o modelo disponível no Modelo de Artigo nas diretrizes para autores.
-
Os autores de artigos devem utilizar o modelo disponível em:
https://docs.uft.edu.br/share/s/OQRqSGBMS7OwRxJ5piUjew
DOSSIÊ
Os Dossiês temáticos estão assim estruturados: um dossiê temático para os Estudos Literários e outro dossiê temático para os Estudos Linguísticos, bem como suas interfaces.
ESTUDOS LINGUÍSTICOS
Esta seção contemplará artigos da área de Estudos Linguísticos que não abordem a temática do Dossiê da revista. A seção de Estudos Linguísticos receberá artigos em Fluxo Contínuo.
ESTUDOS LITERÁRIOS
Esta seção contemplará artigos dos Estudos Literários, que não abordem a temática do Dossiê da revista. A seção de Estudos Literários receberá artigos em Fluxo Contínuo.
SEÇÃO LIVRE
Esta seção contemplará artigos da área de Letras, Linguística, Estudos Culturais e Artes, que não abordem a temática do Dossiê da revista. A Seção Livre recebe artigos e ensaios em Fluxo Contínuo.
RESENHAS
A seção de Resenhas publicará resenhas de livros publicados no Brasil nos últimos 2 anos, ou de livros publicados no exterior nos últimos 3 anos. A seção de Resenhas receberá textos em Fluxo Contínuo.
Desafios da Educação e da Pesquisa no Contexto da Amazônia Brasileira
Esta seção especial receberá somente artigos aprovados no IV Encontro do Grupo de Estudos Linguísticos e Literários do Norte - GELLNORTE
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
Essa seção publica artigos referentes à Língua Brasileira de Sinais, bem como outras Línguas de Sinais em uso no Brasil.
Dossiê - Experiências e propostas de ensino com saberes indígenas em espaços formais e informais
As discussões referentes ao ensino de saberes indígenas em contextos de educação estão se desenvolvendo no Brasil com base em diferentes perspectivas teóricas, principalmente no que tange às contribuições das pesquisas feitas por professores e pesquisadores indígenas desenvolvidas em contextos de pós-graduação. Nesse sentido, as reflexões em torno de práticas interculturais em processos de Educação Indígena e de Educação Escolar Indígena são importantes para subsidiar ações diretas – como a produção de políticas públicas – para subsidiar a formação de professores indígenas e para assistir as escolas situadas em territórios indígenas, cujos saberes dos povos são profundamente discutidos. É nesse sentido que esta proposta de dossiê visa a reunir trabalhos de pesquisadores indígenas e não indígenas que se preocupam em discutir as experiências e as propostas de ensino que desenvolvem/desenvolveram ou que analisam/analisaram em contextos de produção de pesquisa acadêmica e não acadêmica temas relacionados aos saberes indígenas, em diferentes perspectivas, nos contextos de espaços de educação formal e informal.
Entre os temas sugeridos para este dossiê, incluem-se:
- Saberes indígenas em contextos de educação formal ou informal;
- Formação de professores indígenas;
- Processos de ensino e aprendizagem de saberes indígenas;
- Práticas interculturais no ensino e na aprendizagem de saberes indígenas.
- Propostas pedagógicas tematizando a literatura indígena na educação básica.
As normas para a apresentação dos artigos estão disponíveis na seção Diretrizes para os autores.
As contribuições para o dossiê devem ser submetidas apenas pelo site da revista.
Data: envio até 31 de outubro de 2025.
Previsão de publicação: dezembro de 2025.
Organizadores(as) do número:
Dr. Shelton de Souza Lima (UFAC)
Dra. Iza Reis Gomes (IFRO/UFAC)
Dra. Márcia Wayna Kambeba (UFPA)
Dra. Márcia Dias dos Santos (UNIR)
Declaração de Direito Autoral
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).
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