Caminhos para uma educação crítica: a percepção de estudantes do Curso de Letras Vernáculas sobre o Letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873.234sl10

Resumo

O presente trabalho busca apresentar e discutir a percepção que estudantes universitários do curso de Letras Vernáculas de uma universidade pública do estado da Bahia apresentam acerca do letramento. Nesse trajeto de pesquisa, buscamos localizar nossa discussão a partir da abordagem do letramento crítico, tendo em vista sua potencialidade e caráter problematizador para a proposição de uma educação crítica,  engajada e emancipatória. Frente ao obejtivo pretendido, adotamos a metodologia de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os dados foram produzidos por meio de entrevista estruturada e analisados com base na técnica de análise temática de conteúdo da Bardin (2009) com o auxílio do software Iramuteq na versão 0.7 Alpha 2. Os resultados obtidos possibilitam observar que os participantes da pesquisa revelam uma compreensão abrangente em relação à definição de letramento. Ao associarem esse fenômeno aos procedimentos de aprendizagem da leitura e da escrita, não negligenciam a relevância do contexto cultural e social dos indivíduos no processo de produção e manifestação desses domínios no campo educacional.

Biografia do Autor

Ueliton André dos Santos Silva, Universidade Federal da Bahia

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Psicologia ofertado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Psicologia pela Faculdade Regional da Bahia (UNIRB). Integrante do Grupo de Estudos em Resiliência, Educação e Linguagens - GEREL/CNPq-UNEB. Apresenta interesse por estudos ligados aos seguintes temas: Desigualdade socioeconômica; Educação; Ensino-aprendizagem; Desenvolvimento Humano e Psicologia Social.

Maria de Fatima Berenice da Cruz, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora titular da Universidade do Estado da Bahia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural. Líder do GEREL/CNPq-UNEB.

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Publicado

2024-03-28

Como Citar

Silva, U. A. dos S., & Cruz, M. de F. B. da. (2024). Caminhos para uma educação crítica: a percepção de estudantes do Curso de Letras Vernáculas sobre o Letramento. Porto Das Letras, 9(4), Artigo SL10, p. 1–14. https://doi.org/10.20873.234sl10

Edição

Seção

SEÇÃO LIVRE