Caminhos para uma educação crítica: a percepção de estudantes do Curso de Letras Vernáculas sobre o Letramento
Resumo
O presente trabalho busca apresentar e discutir a percepção que estudantes universitários do curso de Letras Vernáculas de uma universidade pública do estado da Bahia apresentam acerca do letramento. Nesse trajeto de pesquisa, buscamos localizar nossa discussão a partir da abordagem do letramento crítico, tendo em vista sua potencialidade e caráter problematizador para a proposição de uma educação crítica, engajada e emancipatória. Frente ao obejtivo pretendido, adotamos a metodologia de natureza qualitativa e de caráter descritivo. Os dados foram produzidos por meio de entrevista estruturada e analisados com base na técnica de análise temática de conteúdo da Bardin (2009) com o auxílio do software Iramuteq na versão 0.7 Alpha 2. Os resultados obtidos possibilitam observar que os participantes da pesquisa revelam uma compreensão abrangente em relação à definição de letramento. Ao associarem esse fenômeno aos procedimentos de aprendizagem da leitura e da escrita, não negligenciam a relevância do contexto cultural e social dos indivíduos no processo de produção e manifestação desses domínios no campo educacional.
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, SP: Edições 70, 2009.
CAMARGO, B. V.; JUSTO, A. M. Tutorial para uso do software Iramuteq. Santa Catarina: Laboratório de Psicologia Social da Comunicação-UFSC, 2021.
CERVETTI, G.; PARDALES, M. J.; DAMICO, J. S. A Tale of Differences: Comparing the Traditions, Perspectives, and Educational Goals of Critical Reading and critical literacy. Reading Online. Vol. 04, N. 09, 2001.
COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New Literacies, New Learning. Pedagogies: An International Journal, Informa UK Limited, Vol. 4, N. 3, p. 164–195, ago. 2009.
CRUZ, M. de F. B. da. Leitura literária na escola: desafios e perspectivas de um leitor. Salvador: EDUNEB, 2012.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora UnB, 2001.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 71ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2019.
HOOKS, B. Ensinando a Transgredir: A Educação como Prática da Liberdade. Tadução de Marcelo Brandão Cipolla. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2013.
JANKS, H. Panorama sobre letramento Crítico. Tradução de Dánie Marcelo de Jesus e Divanize Carbonieri. In: JESUS, D. M. de. CARBONIERI, D. (Org.). Práticas de multiletramentos e letramento crítico: outros sentidos para a sala de aula de línguas. Campinas: Pontes Editores, 2016, p.21-39.
LOPES, M. C. de L.; ANDREOTTI, V.; SOUZA, L. M. T. de M. de. Uma breve introdução ao Letramento Crítico na educação em línguas estrangeiras. Curitiba: Núcleo de Assessoria Pedagógica, 2006.
MATTOS, A. M. de A.; VALÉRIO, K. M. Letramento crítico e ensino comunicativo: lacunas e interseções. RBLA, Belo Horizonte, Vol. 10, N. 1, p. 135-158, 2010.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 29. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
NORTON, B. Critical literacy and international development. Critical Literacy: Theories and Practices, Vol. 1, N. 1, p. 6-15, 2007.
OLIVEIRA, D. B.; FORTUNATO, I. R. de S.; ABREU, W. F. de. Aproximações entre Paulo Freire e Theodor Adorno em torno da educação emancipatória. Educ. Pesqui., Vol. 48, e239149, 2022.
PEREIRA, Á. da S. Tempo de plantar, tempo de colher: mulheres idosas, saberes de si e aprendizagens de letramento em Saquinho. 2014, 197 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) — Programa de pós-graduação em Educação, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2014.
SARDINHA, P. M. M. Letramento crítico: uma abordagem crítico-social dos textos. Linguagens & Cidadania, Vol. 20, p.1-17, jan./dez.2018.
SILVA, U. A. dos S.; CRUZ, M. de F. B. da. Caminhos Plurais: Novos percursos no campo do letramento. In: Gomes, Carlos Magno; CRUZ, Maria de Fátima Berenice da. (org.). Letramentos literários e abordagens culturais. Aracaju: Criação Editora, 2021.
SOUSA, Y. S. O. et al. O uso do software Iramuteq na análise de dados de entrevistas. Pesquisas e Práticas Psicossociais, Vol. 15, p. 1-19, 2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. edição São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores concordam com os termos da Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a esta submissão caso seja publicada nesta revista (comentários ao editor podem ser incluídos a seguir).