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A revista Porto das Letras é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

 A Revista Porto das Letras obteve Qualis A3 na última avaliação da Capes (2017-2020).

Os autores de artigos devem utilizar o modelo disponível em Modelo de Artigo.

  • Articulação das orações em Libras com base no Inventário Nacional de Libras: Alagoas, Ceará, Santa Catarina e Tocantins

    2025-03-11

    Edição especial da Porto de Letras - 2025

     

    Articulação das orações em Libras com base no Inventário Nacional de Libras: Alagoas, Ceará, Santa Catarina e Tocantins

     

    Esta edição especial trará um panorama das articulações em Libras trazendo evidencias da existência de uma unidade sintática da Libras, embora sejam destacadas diferenças lexicais incorporadas no banco de sinais da Libras (Signbank da Libras).

     

    Esta é a primeira publicação que inclui dados do Inventário Nacional de Libras (INDLibras) de estados brasileiros. São quatro estados com dados organizados que permitem análises comparativas das articulações das orações em Libras: Alagoas, Ceará, Santa Catarina e Tocantins.

     

    Organizadores

    Profa. Dra. Ronice Müller de Quadros - UFSC

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig - UFT

     

    Prazo de Submissão: 31 de julho de 2025.

    Publicação: Segundo semestre de 2025.

     

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  • Chamada para Publicação - Experiências e propostas de ensino com saberes indígenas em espaços formais e informais

    2025-01-19

    As discussões referentes ao ensino de saberes indígenas em contextos de educação estão se desenvolvendo no Brasil com base em diferentes perspectivas teóricas, principalmente no que tange às contribuições das pesquisas feitas por professores e pesquisadores indígenas desenvolvidas em contextos de pós-graduação. Nesse sentido, as reflexões em torno de práticas interculturais em processos de Educação Indígena e de Educação Escolar Indígena são importantes para subsidiar ações diretas – como a produção de políticas públicas – para subsidiar a formação de professores indígenas e para assistir as escolas situadas em territórios indígenas, cujos saberes dos povos são profundamente discutidos.  É nesse sentido que esta proposta de dossiê visa a reunir trabalhos de pesquisadores indígenas e não indígenas que se preocupam em discutir as experiências e as propostas de ensino que desenvolvem/desenvolveram ou que analisam/analisaram em contextos de produção de pesquisa acadêmica e não acadêmica temas relacionados aos saberes indígenas, em diferentes perspectivas, nos contextos de espaços de educação formal e informal.

    Entre os temas sugeridos para este dossiê, incluem-se:

    - Saberes indígenas em contextos de educação formal ou informal;

    - Formação de professores indígenas;

    - Processos de ensino e aprendizagem de saberes indígenas;

    - Práticas interculturais no ensino e na aprendizagem de saberes indígenas.

    - Propostas pedagógicas tematizando a literatura indígena na educação básica.

    As normas para a apresentação dos artigos estão disponíveis na seção Diretrizes para os autores.

    As contribuições para o dossiê devem ser submetidas apenas pelo site da revista.

    Data: envio até 31 de outubro de 2025.

    Previsão de publicação: dezembro de 2025.

     

    Organizadores(as) do número:

    Dr. Shelton Lima de Souza (UFAC)

    Dra. Iza Reis Gomes (IFRO/UFAC)

    Dra. Hellen Picanço (UFAM)

    Dra. Márcia Wayna Kambeba (UFPA)

    Dra. Márcia Dias dos Santos (UNIR)

     

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  • Submissões em Fluxo Contínuo fechadas por tempo indeterminado

    2025-01-19

    Prezados(as), 

    Informamos que submissões em fluxo contínuo estão fechadas por tempo indeterminado. Há um grande número de artigos submetidos na revista e o número de pareceristas da revista não abarca a demanda de artigos em fluxo contínuo. 

    Somente serão aceitos artigos submetidos nos dossiês temáticos. 

    Desde já agradecemos a compreensão. 

    Atenciosamente, 

    A comissão editorial. 

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  • Preenchimento obrigatório dos dados autorais na submissão

    2021-01-30

    A Revista Porto das Letras informa a todos os seus cadastrados, sobretudo aos seus autores, que o perfil deve ser totalmente preenchido tanto no momento em que o cadastro é feito quanto no instante do envio de textos (sendo essa uma forma de atualização necessária do cadastro). O não preenchimento ou a realização desse de modo inadequado prejudica qualitativamente o trabalho da equipe editorial. Assim, os textos cujos perfis de seus autores não estejam satisfatoriamente preenchidos com seus dados requisitados pela plataforma virtual da Revista Porto das Letras serão penalizados com a estagnação de seu processo avaliativo.

    A Revista Porto das Letras agradece a compreensão de todos. 

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