A revista Porto das Letras é uma publicação trimestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

 A Revista Porto das Letras obteve Qualis B1 na última avaliação da Capes (2017-2018).

Os autores de artigos devem utilizar o modelo disponível em Modelo de Artigo.

  • PRORROGADO - EDUCAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS

    2021-06-07

    A educação linguística crítica vem-se consolidando no Brasil como uma perspectiva teórico-prática na linguística aplicada (crítica) (PENNYCOOK, 2001) e abarca um grupo de teorias que se disseminaram no país como embasamento para pesquisas e/ou atuação tanto na formação de professores de línguas quanto no ensino de línguas adicionais. Como exemplo, podemos citar os letramentos críticos, as perspectivas decoloniais, dentre outras perspectivas que buscam ir além do ensino/formação ditos neutros, tradicionais e/ou autônomos (STREET, 1983) para construir visões de cidadania participativa, justiça social e compreensões outras sobre o ensino de línguas e a formação de professores. Este dossiê, portanto, convida pesquisadores em geral a submeterem seus trabalhos dentro de tais perspectivas, abordando questões que possam avançar os estudos nessa área.

    Consultem a normas da revista no link:

    https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/about/submissions

    Este dossiê receberá artigos em português e em inglês

    Prazo para submissão prorrogado: 15 de dezembro de 2021

    Previsão para publicação: maio de 2022

     

    Organizadores:

    Andréa Machado de Almeida Mattos (UFMG)

    Ana Claudia Turcato de Oliveira (UFT)

    Felipe de Almeida Coura (UFT)

    Saiba mais sobre PRORROGADO - EDUCAÇÃO CRÍTICA NO ENSINO DE LÍNGUAS ADICIONAIS
  • PRORROGADO - Dossiê Toponímia em Libras

    2021-04-24

    Toponímia em Libras

     Organizadores

    Daiane Ferreira (UFPR)

    Alexandre de Melo Sousa (UFAC)

    André Nogueira Xavier (UFPR)

    Karylleila dos Santos Andrade (UFT)

     

    Chamada para Publicação Toponímia em Libras:

    https://www.youtube.com/watch?v=KdsDRawACk8

    Prorrogação:

    https://www.youtube.com/watch?v=ltLpOwj90qQ

    No Brasil os estudos sobre a toponímia em línguas orais, que tiveram Dick (1990) como uma de suas precursoras, já se encontram em estágio bastante avançado. O mesmo ainda não pode ser dito em relação aos estudos toponímicos em línguas sinalizadas não apenas nacionalmente, mas também internacionalmente. Embora as primeiras publicações sobre topônimos da libras datem apenas de 2012 (SOUZA-JÚNIOR, 2012; AGUIAR, 2012), recentemente pesquisadores de universidades de diferentes partes do Brasil vêm se dedicando a esse campo. Tal fato nos motivou a propor este dossiê, que tem como principais objetivos contribuir com a divulgação dessas pesquisas e reunir, em uma edição, trabalhos que nos permitam ter uma visão panorâmica do que já foi descrito e dos métodos de coleta e análise que vêm sendo empregados. Sendo assim, são bem-vindas contribuições que versem sobre a toponímia em libras em seus mais variados aspectos: descrições estruturais dos sinais toponímicos; aspectos motivacionais dos topônimos em Libras; variação fonológica, morfológica e lexical na toponímia em Libras; toponímia em Libras e ensino; toponímia em Libras e tecnologias, entre outros.

     

    Prazo de submissão: 01 de outubro de 2021 a 31 de janeiro de 2021.

    Previsão de publicação: 1º semestre de 2022.   

     

    As submissões poderão ter os seguintes formatos:

    1. Artigo apenas em português escrito;
    2. Artigo em libras sinalizada, mas com resumo e referências bibliográficas em português;
    3. Artigo em libras escrita (Sign Writing), mas com resumo e referências em português;
    4. Artigo bilíngue: português escrito e libras sinalizada ou escrita.

    Em todos os formatos será obrigatório um resumo em inglês.

    O link para o vídeo em libras deverá ser enviado por meio do mesmo arquivo contendo o título em português e inglês, resumo em português e inglês e referências bibliográficas, no caso de submissões em libras sinalizada, ou contendo o texto completo em português, no caso de publicações bilíngues.

    As normas para a redação do manuscrito em português podem ser encontradas em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/about/submissions

    As normas para o artigo em libras podem ser encontradas em: https://revistabrasileiravrlibras.paginas.ufsc.br/normas-de-publicacao/

    Saiba mais sobre PRORROGADO - Dossiê Toponímia em Libras