A revista Porto das Letras é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

 A Revista Porto das Letras obteve os seguintes Qualis na última avaliação da Capes:

Letras e Linguística - Qualis B5

Ensino - Qualis B3

  • Revista Porto das Letras

    2018-01-28

    A revista Porto das Letras é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Letras da UFT do Campus de Porto Nacional. A revista tem o objetivo de divulgar artigos e resenhas inéditos da área de Literatura, Linguística e Ensino de Língua e Literatura. É voltada a pesquisadores mestres e doutores, discentes de pós-graduação e profissionais da área de Letras e Linguística e apresenta as seguintes seções: Dossiê Temático, Estudos Liguísticos, Estudos Literários, Seção Livre e Resenhas.

    A Revista Porto das Letras obteve os seguintes Qualis na última avaliação da Capes:

    Letras e Linguística - Qualis B5

    Ensino - Qualis B3

    Chamada de Fluxo Contínuo - Estudos Linguísticos e Literários

    Al´ém das chamadas dos Dossiês Temáticos, a Revista Porto das Letras  está com chamada aberta para publicação de artigos e resenhas. A Revista conta com três seções: 1 - Dossiê Temático; 2 - Seção Livre e 3 - Resenhas. Recebemos artigos artigos nas a´reas de Estudos Linguísticos e Literários. Submissão em Fluxo Contínuo.

     

    A Revista Porto das Letras está indexada em:

    Latindex

    Diadorim

    DOAJ

    EZB

    WorldCat

    OpenAIRE

    Livre!

    JURN

    Sumários.org

    Google Acadêmico

    PKP - Public Knowledge Project

    Saiba mais sobre o Foco e Escopo, Periodicidade, Avaliação Cega pelos Pares e Livre acesso aqui

    Saiba mais sobre Revista Porto das Letras
  • Chamada para Publicação - Literatura de Testemunho: Resistência, Vozes e Biografias

    2018-01-28

    Literatura de Testemunho: Resistência, Vozes e Biografias

     

    O século XX foi denominado por Eric Hobsbawn como a Era dos Extremos, justamente por todas as contradições que ocorrera: duas guerras mundiais, ditaduras militares na América Latina, debacle do comunismo, a aludida vitória do capitalismo, bem como uma série de movimentos contestatórios emergidos na contracultura revolucionários dos anos 60. Entre esses citamos as organizações armadas, movimento feminista, insurreição LGBT, assim como, organizações ecológicas e uma pluralidade de movimentos que agitaram o século XX e que se refletem, inclusive, neste século XXI através da figura de personagens, biografias e vozes que se mantiveram audíveis ao longo do tempo.  Nessa miríade se produziram muitas narrativas literárias reverberando numa farta produção, desde histórias biográficas dos personagens que viveram esse período como protagonistas principais até mesmo relatos de grupos e trajetórias de resistência coletivas. Este dossiê possui como objetivo principal trazer esse diálogo construído entre a literatura e a sua intertextualidade com outras searas de estudo que contemple esse objeto de narrativas de testemunhos e resistências, entre esses campos destaca-se a história, a política, o cinema, as artes, etc. Nesta perspectiva, reiteramos a importância desse campo e das suas pluralidades enquanto área de conhecimento e convidamos todos que possam contribuir com a reflexão sobre o enquadramento da memória e a sua conexão com os testemunhos de resistências, assim como, os seus porta-vozes e as suas biografias, a fim de buscar sobremaneira um enquadramento profícuo com o campo da literatura.

     

    Prazo de submissão prorrogado até 30 de setembro de 2018.

    Publicação: 2º semestre de 2018. 

     

    Organizadores:

    Prof. Dr César Alessandro Sagrillo Figueiredo PPG-Letras/UFT (Pós-Doutorado)

    Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig – PPG-Letras/UFT 

    Saiba mais sobre Chamada para Publicação - Literatura de Testemunho: Resistência, Vozes e Biografias
  • EROTISMOS E SEXUALIDADES: MANIFESTAÇÕES NÃO-HEGEMÔNICAS NA LITERATURA E NAS ARTES

    2017-06-19

    CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO – REVISTA PORTO DAS LETRAS

     EROTISMOS E SEXUALIDADES: MANIFESTAÇÕES NÃO-HEGEMÔNICAS NA LITERATURA E NAS ARTES

    Michel Foucault começa o seu famoso "Prefácio à Transgressão" questionando-se sobre a experiência moderna da sexualidade. Sua resposta, ou, melhor dizendo, sua reflexão, intercepta imediatamente a noção do limite. É através da sexualidade, diz o pensador francês, que traçamos o limite e o desenhamos em nós mesmos. Agora, o limite e a transgressão existem apenas em função um do outro: "A transgressão é um gesto que diz respeito ao limite; é lá, na finura da linha, que o relâmpago manifesta a sua passagem, mas talvez também sua trajetória completa, as suas origens" (Foucault, 1996: 127). Esta edição da revista Porto das Letras convida aos pesquisadores de diferentes literaturas e manifestações artísticas a participarem do dossiê "Erotismos e sexualidades: manifestações não-hegemônicas na literatura e nas artes". Receberemos artigos inéditos sobre as maneiras pelas quais a linguagem literária constitui a experiência do erotismo em seu caráter transgressivo: seja pela percepção que os personagens fictícios apresentam experimentando situações eróticas ou como a sociedade reage a tais personagens e contextos. Encorajamos os autores a submeterem colaborações em torno dos erotismos em relações desviantes da norma e que, por sua vez, abarquem identidades em trânsito, categorias de identidade de género, orientação sexual, sexo, idade, etnia ou classe social não-hegemônicas. 

    Prazo de submissão: 15 de junho de 2019. 

    Publicação: 2º semestre de 2019.  

    Para envios, é necessário seguir as recomendações dispostas no link:  https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/about/submissions 

    Organizadores:  Liliana Patricia Marlés Valencia (USP)

    Luciano de Jesus Gonçalves (USP)

     

    Revista Porto das Letras aceita a publicação de artigos e resenhas. A Revista conta com três seções: 1 - Dossiê Temático; 2 - Seção Livre e 3 - Resenhas. 

     

    LLAMADA PARA PUBLICACIÓN - REVISTA PORTO DAS LETRAS

      

    DOSSIER “EROTISMOS Y SEXUALIDADES: MANIFESTACIONES NO HEGEMÓNICAS EN LA LITERATURA Y EN LAS ARTES

     

    Michel Foucault comienza su célebre “Prefacio a la transgresión” preguntándose por la experiencia moderna de la sexualidad. Su respuesta, o para mejor decirlo, su reflexión se cruza de inmediato con la noción del límite. Es a través de la sexualidad, señala el pensador francés, que trazamos el límite y lo dibujamos en nosotros mismos. Ahora bien, el límite y la transgresión existen solo en función uno del otro: “La transgresión es un gesto que concierne al límite; es allí, en la delgadez de la línea, donde se manifiesta el relámpago de su paso, pero quizás también su trayectoria total, su origen mismo” (Foucault, 1996: 127). Este número de la revista Porto das Letras convida a investigadores de diferentes literaturas e manifestaciones artísticas a participar en el dossier “Erotismos y sexualidades: Manifestaciones no hegemónicas en la literatura y en las artes”. Se recibirán artículos inéditos sobre las formas en que el lenguaje literario aborda la experiencia del erotismo en su carácter transgresor: ya sea por la percepción que los personajes ficcionales tengan de la situación erótica que experimentan o por la forma en que la sociedad reacciona frente a ella. Animamos a los autores a enviar colaboraciones alrededor de los erotismos en relaciones que desplieguen un distanciamiento de la norma y que, a su vez, se acerquen a identidades que transiten categorías de identidad de género, orientación sexual, edad, etnia, o clase social no hegemónicos.

    Fecha límite para entrega: 15 de junio de 2019.

    Publicación: 2º semestre de 2019.

     

    Para envíos, es necesario seguir las recomendaciones dispuestas en el link:

     

    https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/about/submissions 

    Organizadores: Liliana Patricia Marlés Valencia - Doctora por el Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da Universidade de São Paulo – USP. 

    Luciano de Jesus Gonçalves - Doctorando por el Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo – USP - USP. Profesor del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO.

    Saiba mais sobre EROTISMOS E SEXUALIDADES: MANIFESTAÇÕES NÃO-HEGEMÔNICAS NA LITERATURA E NAS ARTES