Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Porto das Letras
Periódicos UFT
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Periódicos UFT
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 9 n. 4 (2023): Educação Indígena
v. 9 n. 4 (2023): Educação Indígena
Publicado:
2024-03-28
EXPEDIENTE
Expediente
Antônio Lisboa Leitão de Souza, Neila Nunes de Souza, Maurício Alves da Silva
1-5
PDF
EDITORIAL
Apresentação
Antônio Lisboa Leitão de Souza, Neila Nunes de Souza, Maurício Alves da Silva
1-2
PDF
DOSSIÊ
O Diretório dos índios e a implantação da língua portuguesa versus BNCC
Cultura e apagamento da língua indígena
Janete Pereira Santos Carvalho
Artigo 1, p. 1-15
PDF
RECONHECIMENTO E COOFICIALIZAÇÃO DAS LÍNGUAS INDÍGENAS DO AMAZONAS
um debate sobre direito, política e planejamento linguísticos
Claudemir Sousa
Artigo 2, p. 1-18
PDF
REFLEXÕES INICIAIS SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA INDÍGENA XERENTE-AKWÊ E O ESTUDO DAS PERDAS DE VOGAIS E COSOANTES NAS PALAVRAS DA LÍNGUA AKWÊ: LIMITES E POSSIBILIDADES
Paulo Fernando Sitmoru Xerente, Neila Nunes de Souza
Artigo 3, p. 1-29
PDF
POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DO TOCANTINS: TERRITÓRIO E CULTURA
Luciana Silva dos Santos, Maurício Alves da Silva
Artigo 4, p. 1-15
PDF
A RESISTÊNCIA INDÍGENA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM BILÍNGUE E INTERCULTURAL NO ENSINO DA LÍNGUA AKWE-XERENTE
Gustavo Kanõkrã Xerente, Neila Nunes de Souza
Artigo 5, p. 1-14
PDF
PROTAGONISMO INDÍGENA
REFLEXÕES SOBRE AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS INSTITUCIONAIS EM EVENTO DA ABRALIN AO VIVO NO YOUTUBE, NO PERÍODO DE PANDEMIA
Jardeane Reis de Araújo, Floriete Assunção Ribeiro, Claudia da Costa Campos , Neila Nunes de Souza, Mauricio Alves da Silva
Artigo 6, p. 1-19
PDF
O FILME ‘A MISSÃO 1986’ E A RESISTÊNCIA INDÍGENA
Mayara Araújo de Menezes, Neila Nunes de Souza
Artigo 7, p. 1-13
PDF
GEOLINGUÍSTICA DOS POVOS INDÍGENAS DO ESTADO DO TOCANTINS
Luciana Silva dos Santos, Maurício Alves da Silva
Artigo 8, p. 1-15
PDF
OS NOMES DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE ORIGEM INDÍGENA EM PORTO NACIONAL (TO)
Ludimilla Coelho dos Santos, Karylleila Santos Andrade
Artigo 9, p. 1-25
PDF
Povos Indígenas no Estado do Tocantins: constituição e história de resistência
Junio Cesar Alves de Sousa, Neila Nunes de Souza
Artigo 10, p. 1-23
PDF
Política de Cotas e as Ações Afirmativas: Povo Akwê-Xerente, são os Indígenas na Universidade Federal do Tocantins
Junio Cesar Alves de Souza, Neila Nunes de Souza
Artigo 11, p. 1-24
PDF
EDUCAÇÃO INDÍGENA EM DEBATE: PROPOSITURAS E TENSIONAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL DO POVO XERENTE NO CEMIX-WARÃ
Neila Nunes de Souza, Poliana Alves de Oliveira
Artigo 11, p. 1-26
PDF
O DIREITO À EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NA PARAÍBA: UMA ANALISE DA LEGISLAÇÃO VIGENTE E DA LUTA DO POVO POTIGUARAS
Antônio Lisboa Leitão de Souza, Liliane Monteiro Barbosa
Artigo 13, p. 1-16
PDF
SEÇÃO LIVRE
Percurso histórico da Lei de Diretrizes e Bases na educação de surdos
Israel Bissat Amim, Alexandre Melo de Sousa
Artigo SL1, p. 1-13
PDF
Sinais Datilológicos da Libras:
uma análise a partir do Perfil de Reestruturação de Battison
Raniere Alislan Almeida Cordeiro, Aline Lemos Pizzio
Artigo SL2, p. 1-35
PDF
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS: UM OLHAR SOBRE A REDAÇÃO DO ENEM NA PERSPECTIVA DA INTERLÍNGUA E DA TRANSLINGUAGEM
Jasmin Caroline de Lima, Layane Rodrigues de Lima, Leosmar Aparecido da Silva, Hildomar José de Lima
Artigo SL3, p. 1-29
PDF
PANORAMA DOS PRINCIPAIS ESTUDOS E REGISTROS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Fábio Vieira de Souza Junior, Nilce Maria da Silva
Artigo SL4, p. 1-23
PDF
LÍNGUA DE SINAIS EM CONTATO
TRÂNSITO DO LÉXICO NO USO DA LÍNGUA DE SINAIS AMERICANA (ASL) PARA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
Francinei Rocha Costa, Aline Lemos Pizzio
Artigo SL5, p. 1-23
PDF
EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO SOBRE OS TERMOS UTILIZADOS NOS DOCUMENTOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS
Floriete Assunção Ribeiro, Jardeane Reis de Araújo, Melissa Maynara dos Passos Leal, Neila Nunes de Souza
Artigo SL6, p. 1-23
PDF
UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIAL E POLÍTICAS DE INCLUSÃO
Izabel Cristina Ribeiro Mendes
Artigo SL7, p. 1-12
PDF
ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS QUILOMBOLAS: UMA PEDAGOGIA DIFERENCIADA
Samanta Soares Santana, Neila Nunes de Souza
Artigo SL8, p. 1-16
PDF
AS NARRATIVAS ORAIS AMAZÔNICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (ELE): CONSIDERAÇÕES SOBRE O MITO CURUPIRA NO CONTEXTO EDUCATIVO DO INTERIOR (RURAL)
Gracineia dos Santos Araújo
Artigo SL9, p. 1-14
PDF
Caminhos para uma educação crítica: a percepção de estudantes do Curso de Letras Vernáculas sobre o Letramento
Ueliton André dos Santos Silva, Maria de Fatima Berenice da Cruz
Artigo SL10, p. 1-14
PDF
Manuais e Guias de Redação Oficial Tocantinenses:
Por que o Gênero Masculino os Domina?
Paulo Anizio souza
Artigo SL11, p. 1-13
PDF
A ERA PÓS-MÉTODO: O PROFESSOR COMO AGENTE DE TRANSFORMAÇÃO
Edsom Rogério Silva
Artigo SL12, p. 1-18
PDF
Vidas Negras, Nossas Vidas
Daniella Corcioli Azevedo Rocha, Wellengton Campos de Araújo
Artigo SL13, p. 1-25
PDF
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)
Français (Canada)
Deutsch
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários