Vol. 3 No. 6 (2017): V. 3 N. 6 (2017) Processos formativos, comunicação e educação pós-Bolonha Out-Dez 2017
O dossiê objetiva problematizar uma agenda de debate voltada para a configuração de áreas-chave no campo da cooperação internacional em matéria de educação, tais como: acesso, qualidade e equidade. São constituídos acordos, estratégias e políticas, os quais traduzem uma agenda de cooperação, tendo a educação um papel fundamental nessa seara. Nesse campo, várias estratégias e iniciativas se destacam, tais como o estabelecimento da Rede Universitária do BRICS, o reconhecimento mútuo dos títulos e diplomas do ensino superior, entre outros. Essas estratégias, acordos e políticas se inserem no contexto de reforço da cooperação intra-blocos regionais, tendo como caso paradigmático o Processo de Bolonha europeu, cujo documento-símbolo, a Declaração de Bolonha (1999), volta-se à afirmação de uma área europeia de ensino superior e de investigação, cujos antecedentes de formação remontam ao final da década de oitenta e noventa do século XX, com a elaboração dos documentos Magna Charta Universitatum (1988) e a Declaração de Sorbonne (1998).
Organização do Dossiê Temático I: Processos formativos, Comunicação e Educação Pós-Bolonha
Prof. Dr. Luis Carlos Martins de Almeida Mota / Universidade de Coimbra, Instituto Politécnico de Coimbra, Portugal.
Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior / Universidade Federal do Tocantins (UFT),Brasil.
Organização do Dossiê Temático II: Mulher e Mídia 2
Profa. Dra. Sandra de Souza Machado / Universidade de Brasília (UnB),Brasil.
Profa. Dra. Cynthia Mara Miranda / Universidade Federal do Tocantins (UFT),Brasil.
Organização dos Artigos e Temas Livres:
Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Porto Junior/ Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil.
Taxa de endogenia do número: 33% | Taxa de aceitação do número: 17,14% | Taxa de recusa do número: 82,86% (Veja as estatísticas em Critérios de Qualidade)
Arquivamento permanente do número em:
Revista Observatório Dataverse/Harvard Dataverse: (em processamento)
The Internet Archive: https://archive.org/details/vol.3.n.6.2017