UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p274

Palavras-chave:

Paradigma Tradicional, Paradigma Emergente, Universidade, Processo de Bolonha, Pensamento Complexo

Resumo

A universidade brasileira do século XXI tem enfrentado adversidades multidimensionais no âmbito do ensino e da pesquisa. Sua estabilidade tem percorrido um labirinto de inferências que a impede de adentrar o espaço educativo para se desenvolver em um processo educacional que atenta à sua função social e humanística, perante uma sociedade desacreditada de possibilidades superadoras. Nesse sentido, buscamos fazer uma reflexão da transição do paradigma conservador para paradigma emergente e sua influência no contexto da universidade do século XXI na perspectiva de uma visão complexa da realidade contemporânea. Buscamos contextualizar a universidade como protagonista na construção de um novo paradigma para educação. O repensar das instituições de ensino superior a partir do Processo de Bolonha tendo em vista uma educação superior voltada para competitividade  e para a competência profissional. Os desafios da universidade para este século tanto nos aspectos filosóficos e epistemológicos na percepção da complexidade humana e da pertinência do conhecimento mediante a superação do conhecimento fragmentado e compartimentalizado, colaborando para o autoconhecimento e para o diálogo entre os saberes.

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Biografia do Autor

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em História e graduação em Pedagogia. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco; Doutorado em Educação e Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Algarve (Portugal).  Professora da Universidade Federal do Tocantins – UFT e do Programa de Pós-Graduação em Letras Mestrado em Ensino de Língua e Literatura e Programa de Pós Graduação em Educação.  E-mail: mjpgon@mail.uft.edu.br.

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

PINHO, Maria José de. UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 274–315, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p274. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4247. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático

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