PRODUTOS JORNALÍSTICOS PARA TABLETS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: estudo de caso do Golpe de 1964

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p636

Palavras-chave:

Jornalismo digital, tablet, dispositivos móveis, educomunicação

Resumo

Este trabalho detalha o processo produtivo de um produto jornalístico para tablets-iPad no formato Folio voltado para a Educação. A concepção envolve apuração, checagem de informações, redação, editoração e demais etapas do trabalho do Jornalista, mas pensado para ser aplicado de forma didática em sala de aula, para um público-alvo de ensino fundamental, de 12 a 14 anos. A partir do software Adobe Indesign e as ferramentas gratuitas Adobe para publicação e distribuição de documentos na nuvem, cria-se um modo simples, rápido, barato e de fácil atualização para professores trabalharem com os estudantes em salas de aula de qualquer lugar com acesso à internet. O formato Folio permite adicionar um visual atrativo e possibilidades de interação como jogos, botões de navegação, vídeos, galerias de imagens e áudios para despertar a curiosidade diante de assuntos que devem ser trabalhados como parte do currículo escolar, mas não precisam estar limitados ao espaço do livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Romeiro Paulino, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina, Orientadora da produção e pesquisa experimental.  E-mail: rcpauli@gmail.com

Marina Lisboa Empinotti, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Tecnologia, linguagens e inovação em Jornalismo pelo POSJOR UFSC. marinaempinotti@gmail.com

Referências

AGNER, Luiz. Usabilidade do jornalismo para tablets: uma avaliação da interação por gestos em um aplicativo de notícias. Anais do 12o. Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. Natal: UFRN, 2012.

AGNER, Luiz, et all. Design de interação no jornalismo para tablets: avaliando interfaces gestuais em um aplicativo de notícias. Anais do 4° Congresso Sul Americano de Design de Interação. 2012.

AGNER, Luiz; Avaliação de usabilidade do jornalismo para tablets:interações por gestos em um aplicativo de notícias. Intercom – Sociedade Brasileira de Estu- dos Interdisciplinares da Comunicação XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunica- ção – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012. Disponível em

<http://www.agner.com.br/wp- content/uploads/2012/09/AGNER-Intercom-12-R7-

-1.pdf>

CITELLI, A. Educomunicação – Imagens do professor na mídia, São Paulo: Paulinas, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

HORIE, Ricardo Minoru; PLUVINAGE, Jean. Revistas Digitais para iPad e outros tablets – Arte-finalização, Geração e Distribuição. Editora Bytes e Types Com. E Serv. Ltda, 1a edição, 2011.

IOSCHPE, Gustavo. O que o Brasil quer ser quando crescer? São Paulo: Paralela, 2012.

PAULINO, R.C.R., Revistas Digitais: uma abordagem sociotecnológica de um sistema hipermídia para tablets. IX Mesa Coordenada da Rede JorTEc "Apropriações tecnológicas no jornalismo contemporâneo", 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012.

PAULINO, Rita; A participação coletiva nas mídias sociais e o compartilhamento de conteúdo midiático em Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGC). Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Chapecó - SC – 31/05 a 02/06/2012. Disponível em

<http://midiaonline.jor.br/rita/interatividade_Ipad_Ciberjornalismo_porto_Paulino.pdf>

PAULINO, R. C. R.; EMPINOTTI, M. L. .Produtos jornalísticos para tablets como ferramentas pedagógicas: estudo de caso do Golpe de 1964. Anais do Alcar Sul 2014. Disponível em <http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/10/gtmidiadigital_marina_empinotti.pdf> Acessado em 28 de Dezembro de 2016.

SOARES D. Educomunicação - O Que É Isto? Disponível em

<http://www.portalgens.com.br/baixararquivos/textos/educomunicacao_o_que_e_isto.p df> Acessado em 12/05/2013. 2006.

Publicado

2017-10-01

Como Citar

PAULINO, Rita de Cássia Romeiro; EMPINOTTI, Marina Lisboa. PRODUTOS JORNALÍSTICOS PARA TABLETS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: estudo de caso do Golpe de 1964. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 636–657, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p636. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4089. Acesso em: 22 dez. 2024.