REFLEXÕES EM TORNO DO BRINCAR EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p316

Palavras-chave:

Brincar, aprender, educação de infância

Resumo

Aquilo que parecia ser um dado adquirido, “Direito de brincar”, tornou-se na sociedade atual uma necessidade emergente, enredados, que estamos, na visão das crianças como futuros adultos produtivos. Neste artigo procuramos refletir acerca do brincar em contextos de educação de infância, revisitando algumas linhas de pesquisa que têm sido desenvolvidas por diversos autores, colocando em contra ponto os discursos vigentes e o seu compromisso nas práticas, pelos educadores de infância. Devemos olhar a criança através da lente dos direitos, direitos que emanam das suas necessidades, sendo o brincar uma delas.

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Biografia do Autor

Ana Sarmento Coelho, Instituto Politécnico de Coimbra

Doutorada em Ciências da Educação (Univesidade de Aveiro), Professora Coordenadora na Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Coimbra, investigadora do CEIS20-GRUPOEDE-UC. E-mail: ana@esec.pt.

Vera Maria do Vale, Instituto Politécnico de Coimbra

 Doutorada em Ciências da Educação (FPCE-Universidade de Coimbra), Professora Adjunta na Escola Superior de Educação-Instituto Politécnico de Coimbra, investigadora do CEIS20-GRUPOEDE-UC. E-mail: vvale@esec.pt.

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

COELHO, Ana Sarmento; VALE, Vera Maria do. REFLEXÕES EM TORNO DO BRINCAR EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 316–337, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p316. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4248. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático