A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p169

Palavras-chave:

Declaração de Bolonha, Acesso de adultos ao ensino superior, Saberes experienciais

Resumo

Em Portugal, ao mesmo tempo que se implementavam as orientações decorrentes dos compromissos da Declaração de Bolonha, foi criada legislação que enquadrava um novo regime de acesso de pessoas adultas ao ensino superior, o que provocou um acréscimo muito significativo de entradas, nas Universidades e Institutos Politécnicos, para maiores de vinte e três anos. Neste trabalho, apresentamos um estudo com estes estudantes, que frequentam a Universidade de Coimbra, realizado através de questionário com perguntas fechadas e abertas, seguido de focus group, onde se pode compreender a importância que a oportunidade de acesso e a experiência vivida, enquanto estudantes, têm para estas pessoas, mesmo que, em termos gerais, seja muito pouco considerada a sua especificidade de estudantes com caraterísticas e responsabilidades, profissionais e familiares, bastante diferentes.

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Biografia do Autor

Isabel Moio, Universidade de Coimbra

Mestre em Ciências da Educação e Licenciada em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal. E-mail: isabel.moio@fpce.uc.pt.

Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra

Doutor, mestre e licenciado em Ciências da Educação, pela Universidade de Coimbra. É Professor na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE) do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEISXX), uma Unidade de Investigação da Universidade de Coimbra e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). É Coordenador do Mestrado em Educação e Formação de Adultos e Intervenção Comunitária e Membro da Comissão de Coordenação do Doutoramento em Ciências da Educação, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. E-mail: lalcoforado@fpce.uc.pt.

Cristina Coimbra Vieira, Universidade de Coimbra

Doutora e mestra em Ciências da Educação e Licenciada em Psicologia pela Universidade de Coimbra . É Professora Associada na Universidade de Coimbra. E-mail: vieira@fpce.uc.pt.

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Publicado

2017-10-01

Como Citar

MOIO, Isabel; ALCOFORADO, Luís; VIEIRA, Cristina Coimbra. A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 169–201, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p169. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4098. Acesso em: 30 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático