A Segunda Generación das Magdalenas, o Teatro das Mulheres: Entrevista com a dramaturga e atriz argentina Ana Woolf

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p728

Palavras-chave:

entrevista

Resumo

O velho ditado de que uma andorinha sozinha não faz verão é bem válido para o teatro. Especialmente, quando se pensa em artes cênicas com roteiros/dramaturgia elaborados por mulheres. Assim como em outras artes, o teatro foi secularmente dominado pelas representações engendradas pelo sujeito masculino e suas dinâmicas, sensibilidades e realidades próprias. Apenas nas últimas quatro décadas, surgiu um movimento organizado, a rede Magdalena Project, fundado ainda nos anos 1970, entre outras, pela pesquisadora e dramaturga britânica Julia Varley. Desde então, o principal ponto de reunião das Magdalenas é o Odin Teatret, escola de dramaturgia da Dinamarca e uma das principais da Europa. Hoje, o projeto multimídia e interdisciplinar abrange dramaturgas, diretoras, pesquisadoras, atrizes e estudantes das artes cênicas e outras áreas da criação artística, de mais de 50 países, para mudar ou equilibrar o feminino no cenário teatral mundial.  O projeto é renovar o panorama conceitual, filosófico, linguístico e estético da dramaturgia contemporânea. Fomentar a produção e a qualificação do teatro (e das produções audiovisuais) das mulheres, dentro de um fórum que gera reflexão, aprimoramento, apoio e visibilidade (o empoderamento) ao trabalho delas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra de Souza Machado, Universidade de Brasília

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB), Mestrado em Cinema (Master of Arts in Film and Video), pela The American University, AU, Estados Unidos. Graduação em Comunicação - Jornalismo (UnB). Jornalista e blogueira. Professora Visitante do Decanato de Extensão (DEX), UnB. E-mail: sandramachado14@gmail.com

Referências

sem referências

Publicado

2017-10-01

Como Citar

MACHADO, Sandra de Souza. A Segunda Generación das Magdalenas, o Teatro das Mulheres: Entrevista com a dramaturga e atriz argentina Ana Woolf. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 728–737, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p728. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4245. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.