O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p142

Palavras-chave:

Bolonha, bi/plurilinguismo, internacionalização, Ensino Superior

Resumo

Este artigo evidencia os esforços de aproximação do Ensino Superior de Cabo Verde ao Acordo de Bolonha. Visa revisitar alguns passos dados neste sentido, problematizar a importância de uma competência bi/plurilingue, hoje e no contexto da globalização, partindo do pressuposto que ela é o motor da internacionalização das competências e, consequentemente, de realização pessoal e social à escala global, visto que ela tem o poder de fomentar a mobilidade e facilitar a intercompreensão, promover a valorização de identidades e culturas e promover o sucesso do ensino superior, através do acesso a todo o conhecimento científico disponibilizado em outras línguas, alargando a sua visão do mundo e facilitando a internacionalização das suas competências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elvira Gomes dos Reis, Universidade do Cabo Verde

Professora da Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde). Doutora em Educación y desarrollo humano: Perspectivas teóricas históricas y sociales pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Mestre em Didáctica de lenguas: especialidad enseñanza del Portugués lengua no materna pela Universidade de Aveiro (Portugal). Graduada em Estúdios cabo-verdianos e portugueses pelo Instituto Superior de la Educación de Praia (Cabo Verde) e Licenciada em Enseñanza para complemento de habilitaciones docentes –variante de estudios : portugués docencia del grupo 8 A pela Universidade Aberta de Lisboa (Portugal). Professora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde – campus universitário do Palmarejo – Palmarejo. Professora do Máster en La enseñanza del portugués lengua segunda y extranjera en la materia – Educación Bilingüe. Secretaria do Conselho Científico (Consejera del Consejo Científico Restringido). Coordenadora da área de Literatura, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde; Coordinadora do Curso de “Traducción y Intercultural”, da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

Referências

ALARCÃO, Isabel. (org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

ANDRADE, Ana Isabel. & ARAÚJO E SÁ, Maria Helena. Processos de Interacção Verbal em Aula de Francês Língua Estrangeira: Observação e Formação de Professores. In Relatório final do Contrato de Investigação nº PI/48/93. Instituto de Inovação Educacional e a Universidade de Aveiro, 1997.

BANCO MUNDIAL, Construindo o Futuro: Como é que o Ensino Superior Pode Contribuir Para uma Agenda de Transformação Económica e Social de Cabo Verde, 2012.

Bologna Follow-up Group – BFUG. European Higher Education in a Global Setting, estratégia para a dimensão externa do Processo de Bolonha adoptada no encontro ministerial de Londres. Londres, 2007.

CONSELHO DA EUROPA. Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas. Aprendizagem, Ensino, Avaliação (sigla: QECR), Porto, Edições Asa, 2001.

Declaração Universal dos Direitos Linguísticos http://www.letras.ufscar.br/linguasagem/edicao21/pdfs/declaracao.pdf

DECRETO-LEGISLATIVO nº 2 (2010, 7 de maio). Revê as Bases do Sistema Educativo cabo-verdiano, aprovado pela Lei n.º 103/III/90 de 29 de Dezembro, na redacção dada pela Lei nº 113/V/99, de 18 de Outubro. Conselho de Ministros

HAGÈGE, Claude. A Criança de duas Línguas. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA Relatório de concretização do Processo de Bolonha ano lectivo 2007/2008, DEZEMBRO 2008.

Parceria Especial Cabo Verde – EU Versão 23 de Outubro de 2008 in https://www.governo.cv/documents/Parceria_especial_UE.pdf

PIÑHEIRO GONZÁLEZ, M., GUILLÉN DÍAS, C. e VEZ JEREMIAS, J. M. Didáctica de las lenguas modernas: competencia plurilingüe e intercultural. Madrid: Editorial Síntesis, 2010.

Regulamento da Organização Curricular do Sistema de Créditos dos Cursos de Graduação da Universidade de Cabo Verde in: www.unicv.edu.cv

REIS FREITAS, Elvira. O Bilinguismo como factor de desenvolvimento humano: aproximação às metáforas enquanto expressão do imaginário crioulo (Trabalho de Investigação Tutelado sem publicar). Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2006.

REIS FREITAS, Elvira. As transferências linguístico-comunicativa: atitudes e representações dos professores. (dissertação de mestrado sem publicar). Aveiro: Universidade de Aveiro, 2008.

REIS FREITAS, Elvira. O Crioulo como língua materna em Cabo Verde e suas implicações no currículo escolar desenvolvido em português (Tese de doutoramento sem publicar). Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2011.

Publicado

2017-10-01

Como Citar

REIS, Elvira Gomes dos. O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 142–168, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p142. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4090. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático