FORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PÓS-BOLONHA: um novo futuro?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p25Palavras-chave:
editorialResumo
Chegamos a conclusão do terceiro ano editorial da Revista Observatório com chave de ouro: durante esse período tivemos diversos avanços na estrutura editorial, que permitiu pensar a revista além do que é feito no momento. Tivemos a agregação de novos atores: na revisão linguística (em português, inglês, espanhol e francês); na edição de mídias sociais que tornou nossa página no Facebook mais visível (passando de 2 mil curtidas!); na edição de metadados, onde voluntários que se debruçam para melhorar os mecanismos de pesquisa na revista e na indexação; e, novos indexadores, que atualizam o conteúdo da revista nos vários espaços de presença da revista. Todo esse sistema alimentado por voluntários dos vários cantos do Brasil e do Exterior!
Nesse número publicamos dois dossiês temáticos: o primeiro intitulado Processos formativos, Comunicação e Educação Pós-Bolonha, organizado pelos professores Luis Carlos Martins de Almeida Mota (Coimbra, Portugal) e Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Palmas, Brasil); o segundo intitulado Mulher e Mídia 2, organizado pelos professores Sandra de Souza Machado (Brasília, DF) e Cynthia Mara Miranda (Palmas, Brasil), dá continuidade a temática da mulher e a presença na mídia.
Downloads
Referências
ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA; SILVA, R. DA S. DA. MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 248-273, 1 out. 2017.
COELHO, A. S.; VALE, V. M. DO. REFLEXÕES EM TORNO DO BRINCAR EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 316-337, 1 out. 2017.
DOS SANTOS, A. P.; MIRANDA, C. M. LUTE COMO UMA MENINA: questões de gênero nas ocupações das escolas de São Paulo em 2016. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 417-444, 21 maio 2017.
JOHN, V. M.; GUMS, E. ANÁLISE DA VISIBILIDADE E PARTICIPAÇÃO FEMININA NA COBERTURA DA OLIMPÍADA RIO 2016 REALIZADA PELOS PORTAIS ESPNW E LANCE!. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 557-585, 1 out. 2017.
MACHADO, S. DE S. A Segunda Generación das Magdalenas, o Teatro das Mulheres: Entrevista com a dramaturga e atriz argentina Ana Woolf. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 728-737, 1 out. 2017.
MACHADO, S. DE S. ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E PAPÉIS MODELO: #Mais Mulheres Maravilha nos Cinemas. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 354-386, 1 out. 2017.
MARTÍNEZ, M. P.; BAPTISTA, R. D. EL TIEMPO Y LA COMUNICACIÓN: Nuevos Horizontes. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 698-727, 1 out. 2017.
MARTINO, L. M. S.; ZANCOPER, J. V. PADRÕES ESTÉTICOS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES TELEJORNALISTAS: uma pesquisa exploratória. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 658-679, 1 out. 2017.
MELO, A. S. E. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO LEGAL DO PROCESSO DE BOLONHA E O SEU IMPACTO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.
MENDONÇA, M. L. M. DE. VELHICE, VELHICES: entre (in)visibilidades, ativismos e transgressões. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 497-516, 1 out. 2017.
MENESES, V. D. REPRESENTAÇÕES DAS GERAÇÕES FEMININAS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INFANTIL. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 387-416, 1 out. 2017.
MIRANDA, C. M. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MÍDIA E OS DESCAMINHOS DA IGUALDADE ENTRE OS GÊNEROS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 445-464, 1 out. 2017.
MOIO, I.; ALCOFORADO, L.; VIEIRA, C. C. A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017.
MOTA, L. C. M. DE A.; FERREIRA, A. G. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL NO QUADRO DO ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017.
NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.
PAULINO, R. DE C. R.; EMPINOTTI, M. L. PRODUTOS JORNALÍSTICOS PARA TABLETS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: estudo de caso do Golpe de 1964. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 636-657, 1 out. 2017.
PÉREZ, S. I.; AYMÁ, A. M. MEDIOS, MULTIMODALIDAD, GÉNERO Y POLÍTICA: Cristina Fernández de Kirchner en Noticias. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 517-556, 1 out. 2017.
PINHO, M. J. DE. UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017.
PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.
PRIOR, H. A ECONOMIA DA ATENÇÃO DO ESCÂNDALO POLÍTICO. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 586-611, 1 out. 2017.
REIS, E. G. DOS. O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017.
SANTOS, E. R. DOS; GUAZINA, L. S. O USO DAS FONTES NAS NOTÍCIAS SOBRE O PROCESSO DE IMPEACHMENT: uma análise da cobertura realizada pelos jornais Folha de S. Paulo e a Tarde (BA). Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 612-635, 1 out. 2017.
SANTOS, J. L. DA C. DA PORTA AO PORTAL: o espaço como metáfora da narrativa jornalística. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 680-697, 1 out. 2017.
TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V. C.; MARTINS, J. L. A CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS PÓS-BOLONHA: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017.
THURLER, A. L. FEMINICÍDIOS NA MÍDIA E DESUMANIZAÇÃO DAS MULHERES. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 465-496, 1 out. 2017.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.