FORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PÓS-BOLONHA: um novo futuro?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p25

Palavras-chave:

editorial

Resumo

Chegamos a conclusão do terceiro ano editorial da Revista Observatório com chave de ouro: durante esse período tivemos diversos avanços na estrutura editorial, que permitiu pensar a revista além do que é feito no momento. Tivemos a agregação de novos atores: na revisão linguística (em português, inglês, espanhol e francês); na edição de mídias sociais que tornou nossa página no Facebook mais visível (passando de 2 mil curtidas!); na edição de metadados, onde voluntários que se debruçam para melhorar os mecanismos de pesquisa na revista e na indexação; e, novos indexadores, que atualizam o conteúdo da revista nos vários espaços de presença da revista. Todo esse sistema alimentado por voluntários dos vários cantos do Brasil e do Exterior!

Nesse número publicamos dois dossiês temáticos: o primeiro intitulado Processos formativos, Comunicação e Educação Pós-Bolonha, organizado pelos professores Luis Carlos Martins de Almeida Mota (Coimbra, Portugal) e Francisco Gilson Rebouças Porto Junior (Palmas, Brasil); o segundo intitulado Mulher e Mídia 2, organizado pelos professores Sandra de Souza Machado (Brasília, DF) e Cynthia Mara Miranda (Palmas, Brasil), dá continuidade a temática da mulher e a presença na mídia.

Downloads

Biografia do Autor

Luis Carlos Martins de Almeida Mota, Instituto Politécnico de Coimbra

Doutor em História da Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Professor adjunto na Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Coimbra. Investigador integrado do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), da Universidade de Coimbra.E-mail: mudamseostempos@gmail.com.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Doutora e mestre em Ciências Sociais (UnB), graduada em Comunicação Social (UFT) professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e do curso de Jornalismo da  Universidade Federal do Tocantins (UFT). Integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT). E-mail: cynthiamara@mail.uft.edu.br.  

Sandra de Souza Machado, Universidade de Brasília

Doutora em História pela Universidade de Brasília (UnB) e Master of Arts em Cinema e TV pela The American University, Washington, D.C. EUA. É jornalista e blogueira (Blog da Igualdade – Correio Braziliense - http://blogs.correiobraziliense.com.br/igualdade/), e professora visitante da UnB. E-mail: sandramachado14@gmail.com.

Referências

ALVES, E. J.; SILVA, B. D. DA; SILVA, R. DA S. DA. MAPEAMENTO DOS ESTUDOS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ÂMBITO DO PROCESSO DE BOLONHA EM PORTUGAL. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 248-273, 1 out. 2017.

COELHO, A. S.; VALE, V. M. DO. REFLEXÕES EM TORNO DO BRINCAR EM CONTEXTOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 316-337, 1 out. 2017.

DOS SANTOS, A. P.; MIRANDA, C. M. LUTE COMO UMA MENINA: questões de gênero nas ocupações das escolas de São Paulo em 2016. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 417-444, 21 maio 2017.

JOHN, V. M.; GUMS, E. ANÁLISE DA VISIBILIDADE E PARTICIPAÇÃO FEMININA NA COBERTURA DA OLIMPÍADA RIO 2016 REALIZADA PELOS PORTAIS ESPNW E LANCE!. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 557-585, 1 out. 2017.

MACHADO, S. DE S. A Segunda Generación das Magdalenas, o Teatro das Mulheres: Entrevista com a dramaturga e atriz argentina Ana Woolf. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 728-737, 1 out. 2017.

MACHADO, S. DE S. ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO E PAPÉIS MODELO: #Mais Mulheres Maravilha nos Cinemas. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 354-386, 1 out. 2017.

MARTÍNEZ, M. P.; BAPTISTA, R. D. EL TIEMPO Y LA COMUNICACIÓN: Nuevos Horizontes. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 698-727, 1 out. 2017.

MARTINO, L. M. S.; ZANCOPER, J. V. PADRÕES ESTÉTICOS E ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE MULHERES TELEJORNALISTAS: uma pesquisa exploratória. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 658-679, 1 out. 2017.

MELO, A. S. E. ENQUADRAMENTO HISTÓRICO LEGAL DO PROCESSO DE BOLONHA E O SEU IMPACTO NO SISTEMA DE ENSINO SUPERIOR PORTUGUÊS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 75-141, 1 out. 2017.

MENDONÇA, M. L. M. DE. VELHICE, VELHICES: entre (in)visibilidades, ativismos e transgressões. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 497-516, 1 out. 2017.

MENESES, V. D. REPRESENTAÇÕES DAS GERAÇÕES FEMININAS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INFANTIL. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 387-416, 1 out. 2017.

MIRANDA, C. M. VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA MÍDIA E OS DESCAMINHOS DA IGUALDADE ENTRE OS GÊNEROS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 445-464, 1 out. 2017.

MOIO, I.; ALCOFORADO, L.; VIEIRA, C. C. A DECLARAÇÃO DE BOLONHA E O REFORÇO DA ABERTURA DO ENSINO SUPERIOR A NOVOS PÚBLICOS: perceções de pessoas adultas que frequentam a Universidade de Coimbra. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 169-201, 1 out. 2017.

MOTA, L. C. M. DE A.; FERREIRA, A. G. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM PORTUGAL NO QUADRO DO ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 38-74, 1 out. 2017.

NUNES, S. G.; PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. CONHECIMENTO E ORGANIZAÇÃO: indicativos pós-Bolonha de uma sociedade em construção. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 338-353, 1 out. 2017.

PAULINO, R. DE C. R.; EMPINOTTI, M. L. PRODUTOS JORNALÍSTICOS PARA TABLETS COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS: estudo de caso do Golpe de 1964. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 636-657, 1 out. 2017.

PÉREZ, S. I.; AYMÁ, A. M. MEDIOS, MULTIMODALIDAD, GÉNERO Y POLÍTICA: Cristina Fernández de Kirchner en Noticias. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 517-556, 1 out. 2017.

PINHO, M. J. DE. UNIVERSIDADE E CRISE INSTITUCIONAL: perspectivas de uma formação humana. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 274-315, 1 out. 2017.

PORTO JUNIOR, F. G. R.; MORAES, N. R. DE. FORMANDO PESQUISADORES PÓS-BOLONHA EM PORTUGAL: relações entre a formação de graduação e o campo da pesquisa/investigação. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 202-228, 1 out. 2017.

PRIOR, H. A ECONOMIA DA ATENÇÃO DO ESCÂNDALO POLÍTICO. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 586-611, 1 out. 2017.

REIS, E. G. DOS. O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 142-168, 1 out. 2017.

SANTOS, E. R. DOS; GUAZINA, L. S. O USO DAS FONTES NAS NOTÍCIAS SOBRE O PROCESSO DE IMPEACHMENT: uma análise da cobertura realizada pelos jornais Folha de S. Paulo e a Tarde (BA). Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 612-635, 1 out. 2017.

SANTOS, J. L. DA C. DA PORTA AO PORTAL: o espaço como metáfora da narrativa jornalística. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 680-697, 1 out. 2017.

TEIXEIRA, I.; DA SILVA, V. C.; MARTINS, J. L. A CONVERGÊNCIA MIDIÁTICA E AS TECNOLOGIAS MÓVEIS PÓS-BOLONHA: NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 229-247, 1 out. 2017.

THURLER, A. L. FEMINICÍDIOS NA MÍDIA E DESUMANIZAÇÃO DAS MULHERES. Revista Observatório, v. 3, n. 6, p. 465-496, 1 out. 2017.

Publicado

2017-10-01

Como Citar

MOTA, Luis Carlos Martins de Almeida; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MIRANDA, Cynthia Mara; MACHADO, Sandra de Souza. FORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO PÓS-BOLONHA: um novo futuro?. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 25–37, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p25. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4238. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.