ANÁLISE DA VISIBILIDADE E PARTICIPAÇÃO FEMININA NA COBERTURA DA OLIMPÍADA RIO 2016 REALIZADA PELOS PORTAIS ESPNW E LANCE!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p557

Palavras-chave:

gênero, Olimpíada, Jornalismo esportivo

Resumo

O jornalismo esportivo é uma área em que, historicamente, ainda impera uma cobertura predominantemente masculina. A Olimpíada, realizada no Brasil em agosto de 2016, faz com que esta visibilidade aumente, embora o destaque ainda seja inferior a atletas e modalidades masculinas. Assim, os Jogos surgem como um momento propício para analisar o espaço destinado à mulher no esporte e os papeis a elas atribuídos. Para isso, foi utilizada a Análise de Conteúdo, tendo como objetos os portais Lance!, portal referência em Jornalismo Esportivo no Brasil; e o ESPNW, criado em 2016 com foco na questão feminina. Foram coletadas todas as publicações referentes à Olimpíada Rio 2016 feitas em ambos os portais durante o período de 02 a 22 de agosto. Constata-se que mesmo durante a cobertura de um evento com grande participação de atletas mulheres, ainda há mais destaque para fontes masculinas – essas praticamente unânimes como especialistas/experts.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Michela John, Universidade Federal do Paraná - UFPR; Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Doutora em Comunicação e Informação pelo PPGCOM/UFRGS. Professora permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação (PPGCOM) e dos cursos de graduação do Decom da Universidade Federal do Paraná. Professora do curso de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí. Pesquisadora dos grupos Nefics e COM XXI (PPGCOM/UFPR), líder do grupo de pesquisa Monitor de Mídia (Univali).

Elyson Gums, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Graduando em  Jornalismo da Univali, bolsista Probic de Iniciação Científica e pesquisador no grupo Monitor de Mídia. E-mail: elyson.gums@gmail.com. 

Referências

BARBEIRO, Heródoto; RANGEL, Patrícia. Manual do jornalismo esportivo. São Paulo: Contexto, 2013

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: 70 Ltda, 1977.

BASTHI, Angélica. Guia para Jornalistas sobre Gênero, Raça e Etnia. Brasília: ONU. Disponível em: http://www.onumulheres.org.br/wp-content/uploads/2013/01/guia_jornalistas.pdf. Acesso em 18/10/2016.

BETING, Mauro. Pago para ver. In: BOAS, Sergio Villas (org.). Formação e Informação Esportiva: jornalismo para iniciados e leigos. São Paulo: Summus, 2005.

BOURDIEU, Pierre; A dominação masculina. Tradução de Maria Helena Kühner. A Dominação masculina. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

COELHO, Paulo Vinicius. Jornalismo esportivo. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2004.

DA COSTA, Leda Maria. O que é uma torcedora? Notas sobre a representação e auto-representação do público feminino de futebol. Esporte e Sociedade, Ano 2, número 4, Novembro de 2006 a Fevereiro de 2007. Disponível em: http://www.lazer.eefd.ufrj.br/espsoc/

DUNNING, Eric; MAGUIRRE, Joseph. As relações entre os sexos no esporte. Revista de estudos feministas. IFCS/UFRJ, Rio de Janeiro, p. 321- 48, v.5, no2, 1997.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres e futebol no Brasil: entre sombras e visibilidades. Revista Brasileira de 35 Educação Física e Esportes, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 143-151, abr./jun. 2005.

GOELLNER, Silvana Vilodre. Mulheres e futebol: Entre bolas e bonecas, a dificuldade de inserção. Revista Pré-Univesp. São Paulo, 2014. Disponível em: <http://pre.univesp.br/mulheres-e-futebol#.V5AOwtIrLIU>. Acesso em 20 de julho de 2016.

GOELNNER, Silvana. Mulher e Esporte no Brasil: entre incentivos e interdições elas fazem história. Revista Pensar a Prática, v. 8, n. 1, 2005.

GROSSI, Miriam Pilar. Identidade de gênero e sexualidade. 1998. Disponível em: <http://miriamgrossi.paginas.ufsc.br/livros-artigos-e-publicacoes/artigos/>. Acesso em: 29 de agosto de 2016.

HERSCOVITZ, Heloiza Golbspan. Análise de conteúdo em jornalismo. IN: LAGO, Claudia: BENETTI, Marcia. Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, 2007.

JOHN, Valquíria Michela. Jornalismo esportivo e equidade de gênero: a ausência das mulheres como fonte de notícias na cobertura dos jogos olímpicos de Londres 2012. Estudos em Jornalismo e Mídia. v. 11, n. 2, jul a dez de 2014.

LAGE, Nilson. A reportagem: teoria e técnica de entrevista e pesquisa jornalística. 2.ed. Rio de Janeiro: Record, 2002.

MARTINS, L. T.; MORAES, L. Futebol feminino e sua inserção na mídia: a diferença que faz uma medalha de prata. Pensar a Prática, Goiânia, v. 1, n. 10, p. 69-81, jan./jun. 2007.

MICK, Jacques; LIMA, Samuel. Perfil do jornalista brasileiro. Florianópolis: Insular, 2013.

PEREIRA, Leonardo Affonso de Miranda. Footballmania. Uma história social do futebol no Rio de Janeiro, 1902-1938. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

PORTAL COMUNIQUE-SE, ESPN W: emissora esportiva lança portal voltado ao público feminino. Disponível em: <http://portal.comunique-se.com.br/jo-com/80385-ESPN-w-emissora-esportiva-lanca-portal-voltado-ao-publico-feminino>. Acesso em 13 de março de 2016.

PORTAL ESPNW, Uma visão feminina sobre um universo de modalidades: ESPNW, o portal da mulher no esporte. Disponível em: <http://ESPNW.ESPN.uol.com.br/uma-visao-feminina-sobre-um-universo-de-modalidades-ESPNW-o-portal-da-mulher-no-esporte/>. Acesso em 13 de março de 2016.

PORTAL ESPNW, ESPNW in Brasil: aqui vamos nós! Disponível em: <http://ESPNW.ESPN.uol.com.br/ESPNW-in-brasil-aqui-vamos-nos/>. Acesso em 13 de março de 2016.

PORTAL LANCE, Mídia Kit Grupo Lance. Disponível em: < http://hotsites.lancenet.com.br/midiakit/sobre/>. Acesso em 20 de julho de 2016.

PORTAL RIO 2016. Disponível em: < https://www.rio2016.com/>. Acesso em 20 de julho de 2016.

RIBEIRO, André. Os donos do espetáculo: histórias da imprensa esportiva no Brasil. São Paulo: Terceiro Nome, 2007.

TEIXEIRA, Níncia Cecília Ribas Borges. Discurso publicitário e a pedagogia do gênero: representações do feminino. Comunicação Mídia e Consumo, v. 6, n. 17, p. 37-48, 2010.

UNZELTE, Celso. Jornalismo Esportivo: relatos de uma paixão. São Paulo: Saraiva, 2009.

WACC - The World Association for Christian Communication. The Global Media Monitoring Project Report 2015. Disponível em: <http://cdn.agilitycms.com/who-makes-the-news/Imported/reports_2015/highlights/highlights_in.pdf>. Acesso em 21 de março de 2016.

Publicado

2017-10-01

Como Citar

JOHN, Valquiria Michela; GUMS, Elyson. ANÁLISE DA VISIBILIDADE E PARTICIPAÇÃO FEMININA NA COBERTURA DA OLIMPÍADA RIO 2016 REALIZADA PELOS PORTAIS ESPNW E LANCE!. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 6, p. 557–585, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p557. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3358. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático II / Thematic dossier II / Dossier temático II

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)