NOVOS OLHARES SOBRE A COMUNICAÇÃO E SUAS TEORIAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p20

Keywords:

comunicação, teorias

Abstract

A abordagem teórico-metodológica foi desde o início dos primeiros estudos sobre os meios de comunicação, um gargalo, o qual caminhou por diversas fases. Atualmente, ainda nos deparamos com problemas e dificuldades de pesquisadores da graduação e pós-graduação para desenvolver pesquisas na área. Assim, uma das mais recentes ciências continua a explorar seu objeto, e, consequentemente, teorias, conceitos e métodos. O dossiê que acaba de se estruturar surge da observação de se repensar, recontextualizar e indicar novos olhares sobre conceitos clássicos e correntes teóricas da comunicação, em uma tentativa de olhar “mesmo no diferente e de diferente no mesmo”, bem como instigar a reflexão sobre o aporte de teorias por parte dos pesquisadores que ainda mantém um olhar raso, não conectado com as vertiginosas mudanças na produção e no consumo midiático. Sobretudo, convém aos docentes e pesquisadores inseridos nas escolas de Comunicação um esforço no sentido de atualizar-se diante destas mudanças a fim de se engajar melhor nos projetos de seus discentes.

 

Abrir em (para melhor visualização em dispositivos móveis - Formato Flipbooks):

Issuu / Calameo

Downloads

Author Biographies

Verônica Dantas Menezes, Universidade Federal do Tocantins

Jornalista e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e doutora em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade (PPGCOM-UFT) e professora do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT). E-mail:veronica@mail.uft.edu.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS.

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Democracia e Gestão Social (GEDGS). Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br

References

ANJOS, A. C. C. DOS; ERTZOGUE, M. H. O HIBRIDISMO CULTURAL APLICADO À MÍDIA BRASILEIRA. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 231-261, 30 out. 2016.

BRAGA, J. L. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação -E-compós, Brasília, v.14, n.1, jan./abr. 2011.

CEZARI, E.; CUNHA, R. DE S. A EDUCAÇÃO INFANTIL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: conceitos e propostas de um currículo. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 456-475, 30 out. 2016.

DE CASTRO, M. L. D. PROMOCIONALIDADE TELEVISUAL EM TEMPOS DE NOVAS TECNOLOGIAS. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 301-321, 30 out. 2016.

DRIGO, M. O. ALCANCES E LIMITES DA PUBLICIDADE SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA SOCIAL DE NIKLAS LUHMANN. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 280-300, 30 out. 2016.

ECO, H. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2015.

GALLERT, A. Z.; TACCA, M. C. V. R. ESCOLHA PROFISSIONAL E PERSPECTIVAS DE FUTURO NA DOCÊNCIA: uma análise a partir da subjetividade dos professores. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 419-441, 30 out. 2016.

GOMES, G. DA S. COMUNICAÇÃO, SEMIÓTICA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS A PARTIR DAS IMAGENS E TEXTOS DE JOVENS NO CENTRO DE ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO DE PALMAS – TO. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 190-230, 30 out. 2016.

GONZÁLEZ, C. ÁVILA. FORMACIÓN DE COMPETENCIAS PROFESIONALES EN LA UNIVERSIDAD PÚBLICA, UNA VISTA PANORÁMICA DESDE LA GLOBALIZACIÓN. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 365-393, 30 out. 2016.

HOHLFELDT, A. COMPORTAMENTOS DE MOVIMENTO ANTES E DEPOIS DA CENSURA PRÉVIA: táticas e estratégias. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 123-143, 30 out. 2016.

JUÁREZ, E. A. ENTRE PROMESAS. Resonancias del concepto de industria cultural. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 61-84, 30 out. 2016.

KENBEL, C. HITOS CONFLICTUANTES Y TENSIONES DE SENTIDO: Una propuesta de abordaje comunicacional para el problema del orden social. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 85-107, 30 out. 2016.

KROHLING PERUZZO, C. M. PARA ENTENDER A CIBERCULTUR@ NA PRÁTICA. Reflexões a partir de investigação na Comunidade Emergente de Conhecimento Local La Otra Mina de Charcas, SLP-México. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 144-175, 30 out. 2016.

LEMOS, S. D. PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE TOCANTINS: novo contexto de ensino e aprendizagem pelas tecnologias digitais. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 394-418, 30 out. 2016.

MARCONDES FILHO, C. SOBRE O TEMPO DE INCUBAÇÃO NA VIVÊNCIA COMUNICACIONAL: Em defesa de uma pesquisa das sensações no campo da comunicação. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 108-122, 30 out. 2016.

MARTINO, l. C. Globalização e Sociedade Mediática. In: A. Fausto Neto et al. (orgs). Práticas midiáticas e espaço público. Edipucrs COMPÒS. Porto Alegre, 2001.

MATOS E NOBRE, H. H.; NOBRE, G. F. ‘PUBLIC COMMUNICATION’ EDUCATION AND EXTENSION: civic skills to talk and act on polis. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 176-189, 30 out. 2016.

MCLUHAN, M. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1971.

MIRANDA, C. M. JOVENS MULHERES: desafios para construção da diversidade de representação nos meios de comunicação. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 346-364, 30 out. 2016.

MORAES, N. R. DE; CAMPOS, A. DE C.; MÜLLER, N. DE M.; GAMBA, F. B.; GAMBA, M. F. D. D. F.; BRAGA, W. R. DE O. O CONCEITO DE TERRITÓRIO DENTRO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS BRASILEIRAS. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 442-455, 30 out. 2016.

PINHEIRO, M. S. L.; DOURADO, J. L. COMUNICAÇÃO PÚBLICA E CIDADANIA A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DA ECONOMIA POLÍTICA DA COMUNICAÇÃO. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 29-45, 30 out. 2016.

POMPEU, B. ESPAÇO, FAMÍLIA E TRABALHO: a publicidade de um país em transformação. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 322-345, 30 out. 2016.

PORTO JUNIOR, F. G. R. FORMAÇÃO, JORNALISMO ESPECIALIZADO E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL: uma entrevista com Wilson Bueno. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 476-482, 30 out. 2016.

RETT, L. COMUNICAÇÃO DE CRISE NA PUBLICIDADE: Marcas, Prosumers e Mediações. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 262-279, 30 out. 2016.

RIBEIRO, L. M. O CONCEITO DE MASSA NÃO EXISTE. Revista Observatório , v. 2, n. 4, p. 46-60, 30 out. 2016.

WOLTON, Dominique. Pensar a comunicação. Brasília: ED.UnB, 2004.

Published

2016-10-30

How to Cite

MENEZES, Verônica Dantas; PORTO JUNIOR, Francisco Gilson Rebouças; MORAES, Nelson Russo de. NOVOS OLHARES SOBRE A COMUNICAÇÃO E SUAS TEORIAS. Observatory Journal, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 20–28, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p20. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2874. Acesso em: 29 apr. 2025.

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Similar Articles

1 2 3 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.