CRIAÇÃO MUSICAL & TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (um relato sobre o aprendizado crítico e lúdico através da música
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p820Palavras-chave:
Teorias da Comunicação, Metodologias Ativas, Criação MusicalResumo
O texto resgata a experiência com a utilização da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) para a Disciplina de Teorias da Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), que resultou na criação por parte dos estudantes de músicas originais, versões ou paródias críticas acerca das teorias, numa combinação de resgate conceitual e teórico e esforço autoral. Como resultado desta estratégia, os alunos realizaram trabalhos bastante criativos, mergulhando em vários estilos da Música Popular Brasileira e em composições próprias, num movimento que não deixa de ser auto-reflexivo ao transitar pelo universo da Cultura de Massa – ou da Indústria Cultural –, temas componentes das próprias teorias estudadas.
PALAVRAS-CHAVE: Teorias da Comunicação; Metodologias Ativas; Criação Musical.
ABSTRACT
The text recaptures the experience with the use of Project-Based Learning in the Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) Communication Theory Discipline, which resulted in the students creation of original songs, critical versions or parodies about theories, in a combination of conceptual and theoretical rescue and author effort. As a result of this strategy, the students carried out very creative works, immersing themselves in various styles of Brazilian Popular Music and in their own compositions, in a movement that is still self-reflexive while transiting through the universe of Mass Culture - or Cultural Industry- themes of the studied theories themselves.
KEYWORDS: Communication Theories; Active Methodologies; Musical Creation.
RESUMEN
El texto recuerda la experiencia con el uso del aprendizaje basado en proyectos (ABP) para la disciplina de Teoría de la Comunicación de la Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), lo que resultó en la creación de canciones originales, versiones o parodias críticas acerca de las teorías por parte de los estudiantes, en una combinación de rescate conceptual y teórico y de esfuerzo autoral. Como resultado de esta estrategia, los estudiantes realizaran un trabajo muy creativo, profundizando en diversos estilos de la música popular brasileña y en sus propias composiciones, en un movimiento que no deja de ser auto-reflexivo mientras transita por el universo de la Cultura de Masas - o Industria Cultural - componentes de las propias teorías estudiadas.
PALABRAS CLAVE: Teorías de la Comunicación; Metodologías Activas; Creación Musical.
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