ENTRE VIDAS NO JORNALISMO LITERÁRIO E ESTUDOS POLÍTICOS: diversidade de olhares na construção da Comunicação

Palavras-chave: editorial, jornalismo literario, política, amazonia

Resumo

A Revista Observatório apresenta seu sexto número de 2018, com capa produzida pelos colegas do Coletivo Fabulografias (UNICAMP/UNISO), trazendo dois dossiês especiais! O primeiro, intitulado JORNALISMO LITERÁRIO, foi organizado pelos colegas Dra. Monica Martinez, da Universidade de Sorocaba (UNISO) e pelo Dr. Mateus Yuri Passos, Universidade Metodista de São Paulo (UNIMEP) e tem o objetivo de socializar as pesquisas sobre histórias de vida de pesquisadores de Jornalismo Literário. O segundo, intitulado COMUNICAÇÃO, POLÍTICA E AMAZÔNIA, foi organizado pelos colegas Dra. Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins (UFT), Dra. Danila Gentil Rodriguez Cal, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Dra. Li-Chang Shuen, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e  tem como foco trazer artigos que versem sobre as relações de Comunicação e Política no contexto da Amazônia Legal como estudos realizados por pesquisadores (as) que estão vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediados na região e que pesquisam Comunicação e Política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monica Martinez, Universidade de Sorocaba (UNISO)

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, tem pós-doutorado pela UMESP e estágio de pesquisa pós-doutoral junto ao departamento de Radio, Televisão e Cinema da Universidade do Texas. Tem mestrado em Ciências da Comunicação pela ECA-USP e graduação em Comunicação (Jornalismo) pela UMESP. É docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), onde é colíder do Grupo de Pesquisa em Narrativas Midiáticas (NAMI). É diretora científica da SBPJor (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), onde é colíder da Rede de Narrativas Midiáticas Contemporâneas, e coordenadora adjunta do GP de Teorias do Jornalismo da Intercom. Integra o Cisc (Centro Interdisciplinar de Semiótica da Cultura e da Mídia) e, no exterior, a IAMCR (International Association for Media and Communication Research) e ICA (International Communication Association). Seus interesses na área de pesquisa em Comunicação e do Jornalismo envolvem aspectos epistemológicos e metodológicos relacionados às narrativas e suas relações com o mundo contemporâneo. Dedica-se ao estudo do Jornalismo Literário em variados suportes, como ambientes digitais, livros-reportagem e documentários. Contato: monica.martinez@prof.uniso.br. Pesquisa narrativas biográficas, caso de Memórias, Perfis e Biografias. Esses estudos estão relacionados ao contexto das relações de gênero e dos sistemas midiáticos no âmbito dos BRICS. Do ponto de vista metodológico, atualmente concentra-se no emprego de História de Vida e Análise de Conteúdo. Suas pesquisas contemplam igualmente a interface com outras áreas do saber, como Mitologia, Psicologia, Neurociências, Criatividade e Escrita Criativa.

Mateus Yuri Passos, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual da Campinas (Unicamp) com bolsa CNPq (2011-2015). Realizou estágio sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München com bolsa CAPES (2013-2014). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, com bolsa FAPESP (2008-2009). Bacharel em Estudos Literários pela Unicamp e em Comunicação Social - Jornalismo pela PUC-Campinas (2005), especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp e em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário (ABJL). Foi professor nos cursos de Comunicação Social na Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010-2011) e nas Faculdades Integradas de Jaú (2010). E-mail: mateus.passos@gmail.com. 

Cynthia Mara Miranda, Universidade Federal do Tocantins

Doutora e mestre em Ciências Sociais (UnB), graduada em Comunicação Social (UFT) professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Sociedade e do curso de Jornalismo da  Universidade Federal do Tocantins (UFT). Integra o Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT). E-mail: cynthiamara@mail.uft.edu.br.

Danila Gentil Rodriguez Cal, Universidade Federal do Pará

Doutora e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Graduada em Jornalismo pela UFPA. Professora Adjunta da Faculdade de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da UFPA. Líder do Compoa (UFPA). E-mail: danilagentilcal23@gmail.com. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3243-8368. Endereço para correspondência: Instituto de Letras e Comunicação, Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, CEP: 66075-110, Belém - Pará - Brasil

Li-Chang Shuen Cristina Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB). Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Permambuco (UFPE). Graduação em Comunicação social pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). E-mail: lichangshuen@gmail.com.

Nelson Russo de Moraes, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela UFBA, Mestre em Serviço Social pela UNESP, Graduado em Administração pela Instituição Toledo de Ensino de Bauru/SP. Professor do Curso de Graduação em Administração e do Mestrado em Agronegócio e Desenvolvimento, UNESP-Tupã. E-mail: nelsonrusso@tupa.unesp.br.

Francisco Gilson Rebouças Porto Junior, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Francisco Gilson Rebouças Pôrto Júnior é doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Educação pela Faculdade de Educação (UnB) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo (ULBRA) e Pedagogia (UnB). Atualmente é líder do Núcleo de Pesquisa e Extensão e Grupo Lattes Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (OPAJE-UFT). É professor na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordena pesquisas em ensino de jornalismo digital e preservação da Memória. Pesquisa sobre formação, ensino e processos educativos no Brasil, na União Europeia, CPLP/PALOPS e BRICS. E-mail: gilsonporto@uft.edu.br. 

Referências

BAK, J. S. Introduction. In: BAK, J. S.; REYNOLDS, B. (Eds.). . Literary journalism across the globe: journalistic traditions and transnational influences. Amherst, Boston: University of Massachusetts Press, 2011. p. 1–20.
MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
MORIN, E.; MOIGNE, J.-L. LE. A inteligência da complexidade. São Paulo/Peirópolis: Fundação Peirópolis, 2000.
WEBER, M. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Publicado
2018-10-08
Como Citar
MARTINEZ, M.; PASSOS, M. Y.; MIRANDA, C. M.; CAL, D. G. R.; SOUSA, L.-C. S. C. S.; MORAES, N. R. DE; PORTO JUNIOR, F. G. R. ENTRE VIDAS NO JORNALISMO LITERÁRIO E ESTUDOS POLÍTICOS: diversidade de olhares na construção da Comunicação. Revista Observatório, v. 4, n. 6, p. 28-42, 8 out. 2018.

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 > >>