USOS E GRATIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA MÍDIA: o que sabemos sobre os motivos para a exposição e seus efeitos no receptor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a12pt

Palavras-chave:

Violência na mídia, . Audiência e recepção, Usos e Gratificações, Revisão de literatura

Resumo

Estudos constatam o crescimento quantitativo e “qualitativo” da violência nas mídias, como o que aponta que 80% dos conteúdos são violentos[1]. Mas mensagens violentas tornam sua audiência também violenta? Essa indagação tem sido objeto de investigação de tradições que privilegiam os “efeitos” sobre o comportamento do indivíduo. Para o possível efeito, entretanto, as motivações do receptor, bem como suas características particulares ao selecionar conteúdos violentos devem ser examinadas. Nesse sentido, realizamos uma revisão de literatura  dos estudos de Usos e Gratificações que exploram o desenvolvimento do comportamento violento. Para além das características fundamentais para desenvolver tais comportamentos, categorizamos os fatores para a exposição à violência: 1. Hábito; 2.Gerenciamento do Humor; 3.Integração Pessoal e 4.Interação Social. Muito embora os motivos e a exposição à violência das mídias sejam consistentes com o desenvolvimento de comportamentos agressivos, esses não são os predecessores mais significativos associados a tal comportamento.

 

[1] Ver WEAVER (2011).

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Biografia do Autor

Raquel Marques Carriço Ferreira

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe UFS, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em Comunicação Social. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutora pela Universidade Nova de Lisboa com sanduíche na Universidade de Leeds, Inglaterra (2011), e pós-doutora pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017). Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, trabalhando com os temas das Teorias da Comunicação, Pesquisa Aplicada, Estudos da Audiência e Recepção, Comunicação e Saúde, Ética e Legislação Publicitária, Planejamento e Comunicação Integrada. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo. 

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Publicado

2023-12-31

Como Citar

MARQUES CARRIÇO FERREIRA, Raquel; OLIVEIRA SANTANA, Dhione. USOS E GRATIFICAÇÕES DA VIOLÊNCIA NA MÍDIA: o que sabemos sobre os motivos para a exposição e seus efeitos no receptor. Revista Observatório , [S. l.], v. 9, n. 1, p. a12pt, 2023. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2023v9n1a12pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/15031. Acesso em: 29 abr. 2024.