O CONCEITO DE MASSA NÃO EXISTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p46

Palavras-chave:

Massa, meios de comunicação de massa, sociedade de massa, Indivíduo

Resumo

Este é um ensaio teórico sobre a relevância do conceito de massa utilizado no contexto dos estudos de Comunicação. Há o reconhecimento da importância da mídia na formação de identidades, comportamentos e sociabilidades, a dinâmica vivida na esfera pública promovida por ela e nas relações entre diferentes práticas culturais. Nestes termos, o conceito de massa está completamente superado. Já deveria ter sido superado pouco depois de ter sido inventado. Logo após as primeiras pesquisas de Lasswell sobre as intenções de voto dos norte-americanos, descobriu-se uma teia complexa de fatores, em que eles votavam influenciados por inúmeras variáveis e, portanto, não eram uma massa homogênea, sem identidade, sem rosto. O fato é que, do ponto de vista científico, o conceito de massa, em termos analíticos, é completamente inoperável, é um muro opaco que esconde atributos fundamentais do público receptor das mensagens midiáticas e impede a compreensão dos complexos processos interativos que ocorrem entre eles.

 

 

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Biografia do Autor

Lavina Madeira Ribeiro, Universidade de Brasília

Graduação em Comunicação pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Comunicação e Política pela Universidade de Brasília (1989) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Pós-Doutorado em Comunicação e Cultura pela Eco/UFRJ (2005). Atualmente é professora Associada II da Universidade de Brasília. Formação em Comunicação e Ciências Sociais, com especialização em Cultura e Política. Leciona na área teórica e metodológica dos estudos de Comunicação e Sociologia da Comunicação e da Cultura, com ênfase nos temas: teorias e metodologias da comunicação e cultura, teoria do espaço público, estudos culturais, estrutura e processo, cidadania, cultura, identidade e sociedade. Pesquisas realizadas sobre a institucionalização da imprensa no Brasil, conceito contemporâneo de informação, mídia e cultura contemporânea, formações identitárias na televisão aberta e fechada brasileira. Artigos, ensaios e 5 livros publicados nestes temas. Atualmente dedicada à pesquisa teórica, no âmbito epistemológico da teoria da ação, sobre a teoria social realista, o realismo crítico, reflexividade, no intuito de atualizar conceitos tradicionais da área de Comunicação. Pesquisa sobre análise conceitual da Comunicação.E-mail: lavinamadeira@yahoo.com.br

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Publicado

2016-10-30

Como Citar

RIBEIRO, Lavina Madeira. O CONCEITO DE MASSA NÃO EXISTE. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 4, p. 46–60, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2Especial2p46. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/1774. Acesso em: 20 abr. 2024.