Paisagem e livro didático: perspectivas filosóficas no ensino de geografia no 6º ano do colégio estadual Marechal Artur da Costa e Silva, Porto Nacional – Tocantins.
Palavras-chave:
Ensino de Geografia. Paisagem. Livro didático. Perspectivas Filosóficas.Resumo
Este artigo traz ponderações acerca das perspectivas filosóficas identificadas no ensino de geografia no 6º ano do Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, em Porto Nacional (TO). Desvendá-las significa esclarecer elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem. De acordo com a concepção de educação predominante nesse estabelecimento, qual a finalidade da disciplina geográfica no ensino fundamental? O que o conceito de paisagem nos informa dessas escolhas? Metodologicamente, partiu-se da análise do conceito de paisagem no livro didático adotado pela escola. Com informações obtidas a partir da tabulação e interpretação de dados primários e secundários possibilitou-se a visualização de elementos-chave que apontam o predomínio, em estabelecimentos como o investigado neste artigo, de abordagens positivistas. Diante disso, no plano filosófico, foram identificadas marcas das escolas realismo e análise, deixando a desejar quanto ao estímulo nos alunos de posicionamentos críticos e da articulação do conteúdo com a realidade local.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).