Paisagem e livro didático: perspectivas filosóficas no ensino de geografia no 6º ano do colégio estadual Marechal Artur da Costa e Silva, Porto Nacional – Tocantins.

Autores

  • Emerson Martins da Silva
  • Ana Carolina de Oliveira Marques
  • Rosane Balsan

Palavras-chave:

Ensino de Geografia. Paisagem. Livro didático. Perspectivas Filosóficas.

Resumo

Este artigo traz ponderações acerca das perspectivas filosóficas identificadas no ensino de geografia no 6º ano do Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva, em Porto Nacional (TO). Desvendá-las significa esclarecer elementos fundamentais no processo ensino-aprendizagem. De acordo com a concepção de educação predominante nesse estabelecimento, qual a finalidade da disciplina geográfica no ensino fundamental? O que o conceito de paisagem nos informa dessas escolhas? Metodologicamente, partiu-se da análise do conceito de paisagem no livro didático adotado pela escola. Com informações obtidas a partir da tabulação e interpretação de dados primários e secundários possibilitou-se a visualização de elementos-chave que apontam o predomínio, em estabelecimentos como o investigado neste artigo, de abordagens positivistas. Diante disso, no plano filosófico, foram identificadas marcas das escolas realismo e análise, deixando a desejar quanto ao estímulo nos alunos de posicionamentos críticos e da articulação do conteúdo com a realidade local.

Downloads

Como Citar

Silva, E. M. da, Marques, A. C. de O., & Balsan, R. (2014). Paisagem e livro didático: perspectivas filosóficas no ensino de geografia no 6º ano do colégio estadual Marechal Artur da Costa e Silva, Porto Nacional – Tocantins. Revista Interface (Porto Nacional), (07). Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/691

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)