Movimento migratório e história de vida dos idosos de Porto Nacional, TO
Palavras-chave:
Migração. Imigrantes. Porto Nacional-TO. História de vida.Resumo
Este artigo trata sobre a migração a partir da história de vida de dez idosos imigrantes moradores na cidade de Porto Nacional – TO, mostrando esse fenômeno social relacionado a questões econômicas que os impelem a mudar, a procura de outros locais que ofereçam recursos ou apenas condições para sobrevivência da família. Nota-se ainda que, de acordo com os entrevistados, nem sempre essas mudanças foram impulsionadas apenas por fatores econômicos, mas a combinação dos fatores econômicos e psicológicos. A metodologia utilizada na análise considera alguns os autores no artigo, tais como: Becker (1982), Beaujeu-Garnier (1980), Carvalho; Castro (1963) e, Santos e Silveira (2006) que apontaram análises sobre o Norte de Goiás ou sobre migração.
Referências
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005.
BEAUJEU-CARNIER, Jacqueline. Geografia da população. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1980.
BECKER, Bertha K. Geopolitica da Amazônia: A nova fronteira de recursos. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
CARVALHO, Delgado de; CASTRO, Therezinha de. Geografia humana: política e economia. Rio de Janeiro: IBGE, 1963.
CASTRO, Josué de. Ensaios de geografia humana. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1966.
FREITAS, Sonia Maria de. História Oral: possibilidades e procedimentos. 2. ed. São Paulo: Humanitas, 2006.
MARAFON, Claucio José (Org.). Pesquisa qualitativa em geografia: reflexões teórico-conceituais e aplicadas. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2013. 542 p.
MEIHY, Jose Carlos Sebe Bom. Manual de história oral: 4. ed. São Paulo: Loyola., 2002.
PESSOA, Vera Lúcia Salazar, RAMIRES, Julio Cesar de Lima. Amostragem em pesquisa qualitativa; subsídios para a pesquisa geográfica. In: MARAFON, Gláucio José et al. (Orgs.) Geografia e Pesquisa Qualitativa: nas trilhas da investigação. Uberlândia: Assis, 2009. P.117-1345.
SANTOS, Milton Santos e SILVEIRA, Maria L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 10. ed. Rio de Janeiro: Record. 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).